Hemorróidas ou hemorróidas são veias inchadas no ânus. Todos podem ter hemorróidas, incluindo mulheres grávidas. As hemorróidas durante a gravidez ocorrem frequentemente no final do segundo trimestre até durante o terceiro trimestre da gravidez. Por que ocorre essa condição que é uma queixa da gestante e como superá-la?
O que causa hemorróidas em mulheres grávidas?
Citando o site Women's Health, a gravidez aumenta o volume sanguíneo e dilata os vasos sanguíneos. A condição do útero em crescimento também pressiona os vasos sanguíneos do reto (a última pequena parte do intestino grosso antes do ânus).
Além disso, o aumento do hormônio progesterona durante a gravidez faz com que as paredes dos vasos sanguíneos relaxem, o que faz com que eles inchem com mais facilidade. A progesterona também afeta a prisão de ventre, diminuindo o funcionamento do trato intestinal.
Ainda citado pela Women's Health, pelo menos 50% das mulheres grávidas têm hemorróidas (hemorróidas) e melhoram após o parto.
Quais são os sinais e sintomas de hemorróidas em mulheres grávidas?
Alguns dos sinais e sintomas de hemorróidas sentidos por mulheres grávidas são:
- Sensação de coceira ou queimação anal.
- Sangue vermelho vivo após a defecação.
- Dor aguda e penetrante perto do ânus.
- Uma protuberância ou camada extra de pele ao redor do ânus.
- Dor ou desconforto durante ou após a evacuação.
- Pressão desconfortável.
Normalmente, as mulheres grávidas podem sentir o caroço. As hemorróidas desaparecem espontaneamente após o parto.
No entanto, se as mulheres grávidas apresentarem sangramento intenso, é importante visitar imediatamente o médico mais próximo para determinar o tratamento necessário.
Como tratar hemorróidas em mulheres grávidas?
Hemorróidas ou hemorróidas durante a gravidez geralmente ocorrem no segundo e terceiro trimestres da gravidez, quando o estômago fica maior. Essa condição certamente o torna desconfortável, especialmente ao sentar e defecar.
Aqui estão algumas maneiras simples de lidar com hemorróidas em mulheres grávidas:
Coma muita fibra
Comer muitas fibras pode evitar a prisão de ventre, o que torna as fezes duras. O esforço quando a constipação é expelida aumentará a pressão nos vasos sanguíneos, fazendo-os inchar e avermelhar de irritação.
Além disso, ao defecar, evite forçar ou empurrar com muita força. Isso piora as hemorróidas.
Exercício Kegel
Os exercícios de Kegel não só ajudam a fortalecer a parede perineal para o processo de parto, como também melhoram o fluxo sanguíneo, que pode aliviar e prevenir hemorróidas.
Você pode fazer exercícios de Kegel três vezes ao dia, todas as manhãs, tardes e noites. Para começar, faça 5 vezes e aumente para 20-3 vezes cada exercício.
Usar um travesseiro ao sentar
É muito desconfortável sentar-se em uma cadeira com uma base plana e não acolchoada. Você pode usar um travesseiro com um orifício no meio, para reduzir a dor.
Evite ficar sentado muito tempo
A posição sentada coloca mais pressão nas veias do ânus e do reto. Se o trabalho exige ficar sentada por muito tempo, as mulheres grávidas podem ficar de pé a cada hora e caminhar sem pressa por 10 minutos.
Movimentar-se com a maior frequência possível pode reduzir a pressão nas nádegas e no ânus e evitar hemorróidas em mulheres grávidas.
Uso de remédios para hemorróidas sem receita
Use medicamentos para hemorróidas não controlados para reduzir hemorróidas em mulheres grávidas . Converse com seu médico sobre pomadas ou cremes para hemorróidas, ou lenços umedecidos adequados para sua condição.
No entanto, cremes ou pomadas para hemorróidas não funcionam para curar hemorróidas. O conteúdo medicinal de pomadas ou cremes para hemorróidas serve apenas para aliviar dores causadas por hemorróidas.
Limpe o ânus
Limpe as nádegas e a área do ânus com um lenço úmido não perfumado após cada evacuação. Ao limpar suas nádegas, use um movimento de tapinha, não um movimento de esfregar. Isso evita irritações que tornam as nádegas mais desconfortáveis.
A cirurgia de hemorróidas é necessária para mulheres grávidas?
Citando o Los Angeles Colon and Rectal Surgical Associate, a cirurgia de hemorróidas, também conhecida como hemorroidectomia, não é o principal tratamento para hemorróidas durante a gravidez.
No entanto, a cirurgia é possível e menos comum durante a gravidez ou imediatamente após o parto.
Muitas mulheres têm hemorróidas durante a gravidez ou o parto. Algumas mulheres podem necessitar de cuidados mais intensivos do que outras devido à condição mais grave.
Na verdade, mulheres grávidas e não grávidas requerem menos cirurgia. Normalmente, o médico fornecerá primeiro uma forma de tratamento ou outro tratamento para prevenir o agravamento dos sintomas.
Seu médico irá prescrever amaciantes de fezes para prevenir constipação e cremes tópicos que podem ajudar a aliviar os sintomas. O médico também irá sugerir fazer o tratamento junto com mudanças na dieta e atividades diárias.
Em última análise, os médicos tentarão evitar a cirurgia, tentando reduzir o tecido inflamado com tratamentos não invasivos ou controlando os sintomas até que o parto seja possível.
A cirurgia é o último tratamento para hemorróidas na gravidez
A cirurgia de hemorróidas às vezes é necessária em certos casos. A cirurgia de hemorróidas pode ser realizada durante a gravidez ou imediatamente após o parto.
As mulheres grávidas podem precisar de cirurgia de hemorróida se outros tratamentos não forem eficazes e forem muito doloridos ou se os sintomas piorarem. Se as hemorróidas em mulheres grávidas causarem sangramento descontrolado ou hemorróidas internas, é necessária uma cirurgia para hemorróidas.
Geralmente, as hemorróidas durante a gravidez costumam piorar durante o terceiro trimestre.
No entanto, se a condição não piorar ou outros problemas não surgirem até depois da 27ª ou 28ª semana de gravidez, o médico determinará se a cirurgia é necessária imediatamente ou se deve aguardar após o parto. Essa decisão depende da condição da mulher grávida.
Opções de cirurgia de hemorróidas para mulheres grávidas
Se uma mulher grávida precisar fazer uma cirurgia de hemorróida, um anestésico local será dado durante a operação. Existem 3 opções de operação, a saber:
1. Procedimento para prolapso e hemorróidas (PPH)
Este procedimento oferece uma alternativa eficaz à cirurgia de hemorróidas durante a gravidez. Este procedimento é eficaz no tratamento de hemorróidas internas e proporciona pouca dor pós-operatória.
2. Deserialização hemorroidária transanal (THD)
Esse procedimento é realizado por meio da identificação de vasos sanguíneos por meio do sistema Doppler e não requer a remoção de tecido hemorroidário em mulheres grávidas.
Uma vez identificado, o feixe hemorroidário é ligado. Como nenhum tecido é removido, o tempo de recuperação pode ser mais rápido do que com a hemorroidectomia tradicional.
3. Hemorroidectomia tradicional
Em alguns casos, a hemorroidectomia tradicional é a melhor opção para remover a hemorróida interna e interromper os sintomas.
Esse procedimento é realizado interrompendo o fluxo sanguíneo para o tecido e, em seguida, cortando-o com um bisturi. Este procedimento pode exigir pontos e pode haver sangramento devido ao procedimento.
As mulheres grávidas podem precisar ficar uma ou duas noites no hospital após a cirurgia.
A dor da cirurgia de hemorróida em mulheres grávidas geralmente dura várias semanas e pode levar 6 semanas ou mais para cicatrizar completamente.