Com o aumento dos casos de hipertensão e obesidade, muitos especialistas têm lembrado a importância de prestar atenção aos hábitos alimentares. Uma das sugestões que eles costumam dar é evitar alimentos que contenham gorduras trans.
O que são gorduras trans?
As gorduras trans são gorduras que se formam quando o óleo se transforma em gordura sólida. Gordura também conhecida como gordura trans Existem dois tipos de ácidos graxos trans: ácidos graxos naturais e ácidos graxos artificiais.
Gordura trans naturalmente formado no intestino de animais ruminantes, como bovinos, caprinos e ovinos. A gordura é formada quando as bactérias do intestino dos animais digerem a grama. É por isso que a carne e os laticínios contêm tão pouco gordura trans .
Enquanto isso, gordura trans fabricado a partir de processos industriais. Os fabricantes fazem essa gordura adicionando hidrogênio ao óleo vegetal, o que faz com que o óleo se transforme em um sólido à temperatura ambiente.
Gordura trans Os óleos artificiais também são conhecidos como óleos parcialmente hidrogenados. Este óleo não se estraga facilmente, por isso a comida feita com ele dura mais tempo.
Os restaurantes também costumam usar óleo parcialmente hidrogenado para fritar, porque ele não precisa ser trocado com a mesma frequência que os outros tipos de óleo.
Perigo gordura trans para saúde
Consumo gordura trans pode aumentar o risco de acidente vascular cerebral, doença cardíaca, diabetes tipo 2 e várias outras doenças crônicas. Aqui estão várias descobertas sobre os efeitos dessas gorduras no corpo.
1. Aumentar o colesterol ruim
A maior parte da gordura que você ingere pode, de fato, aumentar o colesterol ruim, chamado lipoproteína de baixa densidade (LDL). No entanto, essas gorduras também aumentam os níveis de lipoproteína de alta densidade (HDL) que é o colesterol bom.
Enquanto isso, as gorduras trans apenas aumentam os níveis de LDL, sem compensá-los com HDL. Isso certamente é prejudicial, porque altos níveis de LDL podem causar a formação de placas nos vasos sanguíneos.
Normalmente, o HDL é o responsável por prevenir a formação dessas placas. Sem HDL para compensar, o acúmulo de placa pode piorar, aumentando o risco de derrame, doenças cardíacas e insuficiência cardíaca.
2. Aumentar o risco de diabetes
ingestão gordura trans a longo prazo pode aumentar o risco de diabetes tipo 2. Referindo-se a um estudo no Brasil em 2012, isso pode estar relacionado à interrupção da função do hormônio insulina no controle do açúcar no sangue.
Os pesquisadores descobriram que gordura trans pode causar resistência à insulina, que é uma condição na qual o corpo não responde ao hormônio insulina. Como resultado, o açúcar no sangue não diminui, embora o pâncreas tenha liberado muita insulina na corrente sanguínea.
Os resultados de outros estudos em animais revelaram que a ingestão de gordura trans pode aumentar a gordura da barriga e frutosamina, que é um marcador de níveis elevados de açúcar no sangue. Esses dois fatores e a resistência à insulina são os precursores do diabetes tipo 2.
3. Possivelmente agravando a inflamação
As reações inflamatórias são realmente úteis para proteger o corpo de ataques de germes, como bactérias, vírus e parasitas. No entanto, a inflamação de longo prazo pode levar a doenças crônicas como artrite, doenças cardíacas e diabetes.
Pesquisas sobre o impacto de comer uma dieta rica em gorduras trans na inflamação deram resultados mistos. Vários estudos anteriores nem mesmo encontraram uma ligação entre os dois.
Mesmo assim, a ingestão gordura trans demonstrou aumentar vários sinais de inflamação no corpo. Embora não seja uma causa direta da inflamação, a ingestão de gordura saturada ainda tem um impacto negativo na saúde.
Alimentos diários que contêm gorduras trans
Gordura trans Está presente em muitos produtos alimentares de uso diário e não se limita aos alimentos fritos. Abaixo estão alguns exemplos de produtos que contêm gordura trans que você costuma consumir sem perceber.
- Comida assada. A maioria dos bolos, doces, tortas e biscoitos contém Encurtando feito de óleo parcialmente hidrogenado.
- Bolo com geada. Geada e o creme pronto para comer também é uma fonte de gordura trans.
- Lanche. Chips geralmente contêm gordura trans . Embora você possa comer pipoca de forma saudável, muitos tipos de pipoca embalada contêm essa gordura.
- Comida frita . Comida frita com técnica fritar como batatas fritas, donuts e frango frito são geralmente elevados gordura trans .
- Massa resfriada. Biscoitos enlatados, pizza congelada e rolos de canela embalagem geralmente contém gordura trans .
- Creme de leite e margarina. O creme e a margarina também podem conter óleo vegetal parcialmente hidrogenado.
Carne e laticínios também podem conter gorduras trans. No entanto, o teor de gordura trans Esses produtos tendem a não ser prejudiciais à saúde, desde que sejam consumidos em quantidades razoáveis.
Como reduzir a ingestão de gordura trans
Abaixo estão algumas etapas que você pode seguir para reduzir o consumo gordura trans de comida diária.
- Coma mais frutas, vegetais, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura, aves, peixes e nozes.
- Limite o consumo de carnes vermelhas, alimentos e bebidas que contenham muito açúcar.
- Use óleos vegetais não hidrogenados, como óleo de canola, óleo de soja, azeite de oliva e óleo de milho.
- Escolha alimentos processados feitos de óleos não hidrogenados.
- Use margarina em vez de manteiga e escolha margarina macia em vez de margarina na forma de bastões que são mais duros.
- Sempre leia os rótulos de informações nutricionais com atenção. Escolha um produto com a descrição “0 grama (g / gr) gordura trans ”.
- Limite os lanches ricos em gorduras trans, como donuts, doces, biscoitos , bolo e assim por diante.
- Limite de uso Encurtando ou óleo vegetal parcialmente hidrogenado.
O consumo de gorduras trans demonstrou aumentar o risco de vários problemas de saúde. Evitar totalmente essa ingestão de gordura não é fácil, mas você pode começar observando a ingestão que se ingere todos os dias.