Vários distúrbios e doenças que afetam os testículos •

Os testículos (testículos) fazem parte do sistema reprodutor masculino, que são dois órgãos ovais do tamanho de uma azeitona grande. Eles estão no escroto, o saco de pele solto que fica atrás do pênis. Os testículos são responsáveis ​​pela produção de hormônios masculinos, incluindo a testosterona, bem como pela produção de espermatozoides e células reprodutivas masculinas. Distúrbios dos testículos podem levar a complicações sérias, incluindo desequilíbrio hormonal, disfunção erétil e infertilidade. Para descobrir quais distúrbios e doenças atacam os testículos, vamos dar uma olhada mais de perto abaixo!

Desordens e doenças que afetam os testículos

Alguns dos distúrbios e doenças mais comuns que afetam os testículos são os seguintes:

1. Trauma testicular

Como os testículos estão no escroto, pendurados para fora do corpo, eles não têm proteção muscular e óssea. Isso torna mais fácil bater, bater, chutar ou bater nos testículos, especialmente se você estiver se exercitando. Trauma nos testículos pode causar dor intensa, hematomas ou inchaço. Na maioria dos casos, os testículos podem absorver o trauma de uma lesão sem danos graves. Um tipo raro de trauma testicular é a ruptura testicular, que pode ocorrer quando os testículos recebem um golpe direto ou são pressionados contra a superfície pélvica dura. Essa lesão faz com que o sangue vaze para o escroto.

2. Câncer testicular

Assim como outros cânceres, o câncer testicular ocorre quando as células dos testículos sofrem mutações celulares que fazem com que se multipliquem indiscriminadamente e invadam áreas nas quais não deveriam entrar. No câncer testicular, esse processo geralmente cria um nódulo de crescimento lento ou tensão em um dos testículos. Na maioria dos casos, as pessoas ficam sabendo disso desde o início; portanto, se um homem recebe atenção médica o mais cedo possível, o câncer testicular quase sempre tem cura.

3. Torção testicular

Dentro do escroto, os testículos são protegidos por uma estrutura conhecida como corda sistemática. Nesse caso, o cordão se torce e interrompe o suprimento de sangue aos testículos. Os sintomas de torção testicular incluem dor súbita e insuportável, aumento da parte afetada do testículo, dor e inchaço. Esse distúrbio é mais comum em meninos de 12 a 18 anos devido a lesões nos testículos ou atividades extenuantes, mas às vezes pode ocorrer sem motivo aparente.

4. Epididimite

A epididimite é a inflamação do epidídimo, que é o tubo circular localizado atrás de cada testículo. Ele atua no transporte, armazenamento e maturação dos espermatozoides produzidos nos testículos. O epidídimo conecta os testículos ao vas deferente (tubo que transporta esperma). A epididimite costuma ser causada por infecção ou pela doença venérea clamídia. Os sintomas da epididimite incluem dor e inchaço no escroto. Em casos graves, a infecção pode se espalhar para outros testículos próximos e causar febre e abscesso (acúmulo de pus).

5. Varicocele

A varicocele é uma propagação e alargamento das veias acima dos testículos e geralmente é inofensiva. No entanto, às vezes uma varicocele pode prejudicar a fertilidade ou causar dor leve a moderada. Se você tiver uma protuberância acima dos testículos, especialmente quando estiver em pé ou fazendo atividades por muito tempo, consulte seu médico.

6. Hidrocele

Uma hidrocele se refere a uma coleção de líquido que envolve os testículos e geralmente é benigna. Mas se ficar maior, vai causar dor ou pressão. Embora alguns homens desenvolvam uma hidrocele após uma lesão, outros apresentam uma hidrocele sem nenhum trauma ou causa óbvia.

7. Hipogonadismo

Uma das funções dos testículos é secretar o hormônio testosterona. Esse hormônio desempenha um papel importante no desenvolvimento e manutenção das características físicas masculinas. Isso inclui massa e força muscular, distribuição de gordura, massa óssea, produção de esperma e desejo sexual.

O hipogonadismo em homens é um distúrbio que ocorre quando os testículos (gônadas) não produzem testosterona suficiente. O hipogonadismo primário ocorre quando há problemas ou anormalidades nos próprios testículos. O hipogonadismo secundário ocorre quando há um problema com a glândula pituitária no cérebro, que envia mensagens químicas aos testículos para produzir testosterona.

LEIA TAMBÉM:

  • 10 fatos sobre testículos que você provavelmente não sabia
  • Várias causas de baixa libido em homens
  • 9 maneiras de superar a baixa libido nas mulheres