Tratar o pescoço inchado não pode usar de qualquer maneira. O motivo é que essa condição geralmente é causada por uma variedade de coisas diferentes. Aqui estão várias opções de tratamento de acordo com a causa.
Escolha de como tratar um pescoço inchado
A seguir estão vários tratamentos para o pescoço inchado, de acordo com a causa.
Pescoço inchado devido a gânglios linfáticos inchados
Os gânglios linfáticos inchados podem fazer o pescoço inchar. Essa condição geralmente surge devido a várias condições, como infecções bacterianas ou virais, doenças autoimunes e câncer
Este problema de saúde é geralmente caracterizado por um caroço macio, do tamanho de um feijão vermelho ou de uma uva. O caroço geralmente é doloroso de segurar. Isso indica um processo inflamatório.
Os gânglios linfáticos inchados também costumam ser seguidos por outros sintomas, como febre, dor de cabeça, dor de garganta e tosse.
Normalmente, esse inchaço desaparece por si mesmo, sem a necessidade de tratamento especial. Além disso, existem várias maneiras de tratar o pescoço inchado devido aos gânglios linfáticos que são recomendadas, tais como:
- Antibióticos, se o inchaço for causado por uma infecção bacteriana
- Antiinflamatórios, se houver inchaço do tecido
- Paracetamol ou ibuprofeno para aliviar a dor
- Comprimir quente para a área inchada
- Bebida muitos fluidos
- Descanso para restaurar a condição corporal
Edema do pescoço devido a nódulos da tireoide
Os nódulos da tireoide são crescimentos anormais de células da tireoide que formam protuberâncias dentro da glândula. Ninguém sabe exatamente o que causa os nódulos da tireoide.
Essa condição é muito comum e geralmente aparece em pessoas com mais de 60 anos. Além disso, em alguns casos, os nódulos da tireoide produzem o hormônio tiroxina, um hormônio produzido pela glândula tireoide.
A maioria dos nódulos da tireoide geralmente não causa sintomas, a não ser o inchaço do pescoço. No entanto, essa condição pode ser acompanhada por sintomas de hipertireoidismo, como perda de peso inexplicável, tremores, palpitações.
Existem várias maneiras de tratar um pescoço inchado devido a nódulos da tireoide, incluindo:
Iodo Radioativo
Este medicamento é usado se o nódulo produz hormônio da tireoide, o que resulta em superprodução no corpo (hipertireoidismo).
O iodo radioativo geralmente é administrado em cápsulas ou líquido para reduzir o nódulo. Quando ele encolhe, os sinais e sintomas do hipertireoidismo diminuem.
Drogas anti-tireoidianas
Os medicamentos antitireoidianos geralmente são prescritos para reduzir os sintomas de hipertireoidismo. O medicamento administrado é o metimazol (Tapazole).
Cirurgia
Se o nódulo tiver células cancerosas ou for muito prejudicial à atividade, o principal tratamento é a remoção cirúrgica do nódulo.
No entanto, se o tamanho for muito pequeno para ser removido, o médico fará um exame de ultrassom a cada 6 a 12 meses.
Pescoço inchado devido ao bócio
O inchaço no pescoço pode ser causado por bócio. A própria doença do bócio surge devido à falta de iodo na dieta consumida diariamente (hipotireoidismo).
Embora indolor, o bócio geralmente torna difícil para a pessoa engolir ou respirar. O tratamento em si geralmente depende do tamanho, dos sintomas e da causa.
Bócios pequenos geralmente desaparecem por conta própria, sem a necessidade de tratamento especial. No entanto, para bócio grande que deixa o pescoço inchado, aqui estão as opções para o tratamento dessa condição:
Drogas
Se você tem hipotireoidismo, seu médico irá prescrever medicamentos como a levotiroxina (Levoxyl, Synthroid, Tyrosint).
Esses medicamentos ajudam a tratar os sintomas de hipotireoidismo, diminuindo o hormônio estimulador da tireoide. Normalmente, isso pode ajudar a reduzir o inchaço.
Operação
A cirurgia geralmente é uma opção para ajudar a remover toda ou parte da glândula tireoide.
Normalmente, esse método é feito se o inchaço for tão grande que torna difícil para você respirar ou engolir.
O motivo é que, quando o inchaço no pescoço é muito grande, é difícil tratar essa condição de outras maneiras (por exemplo, medicamentos). Por esse motivo, a cirurgia ou cirurgia é uma alternativa geralmente recomendada.
Consumindo iodo suficiente
O bócio é mais comumente causado quando uma pessoa tem deficiência de iodo. Portanto, certifique-se de comer sal iodado, camarão, marisco ou outras gramíneas como as melhores fontes de iodo.
Pescoço inchado devido à caxumba
A caxumba é um dos problemas de saúde que também pode deixar o pescoço inchado. Relatório da Clínica Mayo, esta doença é causada por uma infecção viral que ataca as glândulas produtoras de saliva perto da orelha.
A caxumba faz as glândulas salivares incharem, aumentando as bochechas e a mandíbula. Como resultado, o pescoço parece um inchaço.
Essa condição geralmente desaparece dentro de algumas semanas com repouso. Além disso, outras opções para o tratamento do pescoço inchado devido à caxumba, a saber:
- Tome analgésicos, como paracetamol ou ibuprofeno para aliviar os sintomas
- Compressas frias ou quentes para aliviar a dor
- Coma alimentos macios para não doer ao mastigar
- Beba muitos líquidos
- Evite alimentos ácidos que estimulam a produção de saliva
Além disso, também é aconselhável limitar o contato com outras pessoas por pelo menos cinco dias após o aparecimento dos sintomas. Isso é feito com o objetivo de prevenir a transmissão do vírus.
Pescoço inchado devido a cisto de fenda branquial
Este cisto é um tipo de defeito de nascença que faz com que apareça um caroço em um ou nos dois lados do pescoço da criança ou sob a clavícula.
Esse defeito de nascença ocorre no início do desenvolvimento fetal porque o arco faríngeo não se desenvolve. Este arco faríngeo faz parte da estrutura principal do pescoço.
Esta seção contém posteriormente tecido para formar cartilagem, osso, vasos sanguíneos e músculos. Além de caroços, outros sinais visíveis, nomeadamente a presença de fluido a sair do pescoço da criança.
O inchaço também pode ser doloroso quando pressionado, o que geralmente ocorre devido a uma infecção.
Para tratar um pescoço inchado devido a um cisto de fenda branquial, o médico geralmente drena o líquido do cisto para reduzir o inchaço.
Se o cisto infeccionar, o médico prescreverá antibióticos. Além disso, para evitar possíveis infecções futuras, os médicos geralmente recomendam que você remova o cisto.