Lidando com a vertigem por recaída: o que você deve fazer primeiro?

Você ou alguém próximo a você tem vertigem? Freqüentemente, a tontura decorrente da vertigem é difícil de distinguir da tontura causada por outras causas. Portanto, a maioria das pessoas considera a tontura por vertigem normal, porque não sabem que é vertigem. Isso faz com que a vertigem seja tratada com menos rapidez. Então, o que deve ser feito primeiro para tratar a vertigem quando ela recidiva?

O que é vertigem?

A vertigem é a sensação de que o mundo ao seu redor está girando, mesmo quando a pessoa que está sentindo ainda está. Isso é influenciado pelo ouvido interno, onde essa parte do ouvido é responsável pelo equilíbrio que você sente e também pela sensação de sua posição em um local.

Distúrbios do ouvido interno fazem com que você se sinta desequilibrado e experimente sintomas de vertigem, como tonturas, náuseas e vômitos.

O que deve ser feito primeiro para tratar a vertigem quando ela voltar?

A vertigem geralmente surge repentinamente. Muitas pessoas pensam que a vertigem recorrente é causada por uma mudança repentina de posição, mas não é. A causa exata da vertigem recorrente não é conhecida. Quando a vertigem voltar, você se sentirá tonto, o ambiente ao seu redor girará, você se sentirá desequilibrado, terá náuseas e vômitos.

Neste ponto, é melhor deixar todas as suas atividades e inclinar-se para trás lentamente para superar a vertigem rapidamente. Encontre um lugar que não seja muito claro para descansar um pouco. Um quarto escuro ou deitado com os olhos fechados pode ajudar a reduzir os sintomas de náusea e a sensação de tontura quando a vertigem aumenta.

Faça uma pausa e evite pensar demais ou situações estressantes. O estresse pode piorar os sintomas de vertigem. Você pode precisar tomar a medicação conforme indicado pelo seu médico quando a vertigem aumentar.

Enquanto isso, para vertigem causada pela VPPB, você é aconselhado a realizar a manobra de Epley ou procedimento de reposicionamento canalicular. Esse movimento visa redefinir o órgão de equilíbrio do ouvido para que ele possa reduzir os sintomas que surgem quando a vertigem reaparece.

Citado do MedicineNet, a manobra de Epley causa o movimento de cristais soltos (canaliths) dentro do ouvido interno. Ao reposicionar esses cristais, a irritação no ouvido interno pode ocorrer menos, de modo que os sintomas de vertigem podem ser reduzidos. É melhor realizar a manobra de Epley sob a orientação do seu médico.

Além disso, você também pode fazer terapia de reabilitação vestibular. Esta é uma série de movimentos dos olhos e da cabeça que causam diminuição da sensibilidade do nervo no ouvido interno, de forma que os sintomas subsequentes de vertigem podem ser reduzidos. Esses exercícios são projetados para permitir que o cérebro se adapte e compense o que quer que esteja causando a vertigem. No entanto, você deve fazer esses exercícios sob a orientação de um médico. Em vez disso, consulte um médico diretamente para descobrir a terapia certa que você está fazendo para que a vertigem não volte com frequência.

Existe uma maneira de prevenir a recorrência da vertigem?

O estresse pode causar vertigem. Para que a vertigem não volte a ocorrer, você deve reduzir o estresse, por exemplo, praticando técnicas de respiração profunda, fazendo ioga ou tai chi. Saber apenas o que está estressando você pode ajudar muito a desenvolver estratégias para lidar com isso.

A desidratação também pode causar vertigem. Você pode beber mais água, reduzir o sal para não urinar com frequência e evitar o álcool. O álcool pode desidratar você. Além disso, de acordo com a Vestibular Disorders Association, o álcool pode alterar a composição do fluido do ouvido interno, o que pode desencadear vertigens.

Não menos importante, você também deve se certificar de que dorme o suficiente. A falta de sono pode causar vertigem. Se você achar que é impossível ter uma boa noite de sono, pode tirar cochilos curtos até várias vezes durante o dia. Por exemplo, tire uma soneca de 2 horas uma vez ao dia ou tire uma soneca de 15 minutos várias vezes ao dia.