Medicamentos para o câncer e vários procedimentos médicos para tratá-lo

O câncer é uma doença não transmissível e mortal na Indonésia, seguindo a posição de cardiopatia que ocupa o topo do ranking. A principal causa do câncer são as mutações no DNA das células, cujo risco é aumentado por vários fatores. Então, quais são as formas de tratar o câncer? É apenas tomando medicamentos anticâncer? Venha, descubra mais na análise a seguir.

Escolha de medicamentos contra o câncer e procedimentos médicos

As células que crescem não morrem e as células existentes continuam a se dividir de forma incontrolável são as marcas registradas das células cancerosas. Essas células anormais então formam tumores em certos tipos de câncer. Sem tratamento, as células cancerosas podem se espalhar (metástase) e danificar a função dos tecidos circundantes.

Bem, agora existem várias maneiras de tratar o câncer, incluindo:

1. Quimioterapia

A quimioterapia ou quimioterapia é o tratamento do câncer com medicamentos que podem matar as células anormais do corpo. Esses medicamentos são agrupados de acordo com seu modo de ação, estrutura química e interações com outros medicamentos.

Diferentes tipos de medicamentos são usados ​​na quimioterapia, incluindo:

  • Agente alquilante

Essas drogas evitam que as células se dividam ao danificar seu DNA. Normalmente, é usado para tratar câncer de pulmão, câncer de mama e leucemia. Os agentes alquilantes, por exemplo, são busulfan, temozolomida, mecloretamina, altretamina, lomustina e clorambucil.

  • Antimetabólito

Essas drogas interferem com a divisão do DNA e do RNA nas células. Normalmente usado para tratar câncer de cólon, câncer de ovário e câncer de mama. Por exemplo, drogas anticâncer desse tipo são azacitidina, fludarabina, pralatrexato e cladribina.

  • Antibióticos antitumorais

Esses medicamentos não são como os antibióticos para tratar infecções bacterianas, mas alteram o DNA das células cancerosas para que não cresçam e se dividam. Exemplos desta classe de drogas são as antraciclinas (daunorrubicina, epirrubicina) ou não antraciclinas (bleomicina, dactinomicina).

  • Inibidor da topoisomerase

Este medicamento pode interferir com as enzimas topoisomerase que causam reações químicas nas células vivas. Geralmente é usado para tratar câncer de pâncreas, câncer de pulmão e câncer colorretal. Exemplos desse tipo de droga são camptotecinas (topotecano, irinotecano) e epipodofilotoxinas (teniposídeo).

  • Inibidor de mitose

Este medicamento para tumores malignos impede a divisão das células. Geralmente é usado para tratar linfoma e câncer no sangue. Exemplos desses tipos de drogas são docetaxel, vinorelbina e paclitaxel.

  • Corticosteróides

Este medicamento é útil para prevenir os efeitos colaterais da quimioterapia, como náuseas e vômitos. Os medicamentos usados ​​como exemplos são prednisona, metilprednisolona e dexametasona.

A quimioterapia não apenas mata as células cancerosas, mas também as células saudáveis ​​ao seu redor. No entanto, a maioria das células normais pode se recuperar após a realização da terapia.

2. Radioterapia

Como tratar o câncer também pode ser feito com radioterapia. Esta terapia do câncer não usa drogas, mas raios de radiação. Portanto, esse tratamento também é conhecido como radioterapia.

Ao contrário dos exames de imagem com radiação, esse tratamento utiliza altas doses de radiação. Dessa forma, os tumores podem encolher e as células cancerosas podem morrer. Essas células anormais são então decompostas e eliminadas de seu corpo.

No entanto, esta terapia não pode matar diretamente as células cancerosas com um único tratamento. São necessários vários tratamentos para danificar o DNA das células cancerosas e morrer.

O tratamento alternativo do câncer, além da quimioterapia, é dividido em dois tipos, a saber, radiação externa e radiação interna (braquiterapia). Determinar o tipo de terapia certa para você dependerá do tipo de câncer, do tamanho e da localização do tumor e de sua saúde geral.

3. Terapia biológica

A próxima forma de tratar o câncer é a terapia biológica. Essa terapia envolve o uso de substâncias produzidas em laboratório que atuam contra as células cancerosas. A terapia do câncer é dividida em vários tipos, incluindo:

Imunoterapia

A próxima forma de tratar o câncer que ainda é baseado em medicamentos é a imunoterapia. A imunoterapia é uma forma de tratamento do câncer que usa o sistema imunológico humano para lutar.

A forma como funciona é estimular o seu próprio sistema imunológico para interromper o crescimento e a proliferação de células cancerosas no corpo. Em seguida, dê substâncias especiais feitas pelo homem que tenham funções e propriedades semelhantes às do sistema imunológico, como proteínas do sistema imunológico.

Este tratamento é uma alternativa quando o câncer não responde bem à radiação ou quimioterapia. Métodos de imunoterapia como forma de lidar com o câncer, incluindo:

  • Inibidores do ponto de verificação imunológico. Administrar medicamentos especiais para que as células imunológicas respondam mais fortemente ao câncer. Isso é feito reduzindo a influência dos pontos de controle imunológicos no corpo, que é a parte do sistema imunológico que regula o sistema imunológico para que ele não seja muito forte.
  • Terapia de transferência de células T. Tratamento para aumentar a capacidade natural das células T de combater o câncer. Inicialmente, as células do sistema imunológico ao redor do tumor são retiradas, selecionadas as mais ativas contra o câncer e projetadas em laboratório para funcionar melhor. Em seguida, as células são colocadas de volta no corpo por injeção em uma veia.
  • Anticorpos monoclonais. Essa forma de tratamento do câncer também é conhecida como anticorpos terapêuticos. Esse tratamento usa uma proteína do sistema imunológico criada em um laboratório projetada para marcar e se ligar às células cancerosas para que o sistema imunológico possa reconhecê-las e destruí-las com mais facilidade.
  • Vacina contra o câncer. Este tratamento é na forma de uma vacina que atua para aumentar a resposta do sistema imunológico às células cancerosas. No entanto, deve-se observar que as vacinas na imunoterapia são diferentes das vacinas geralmente usadas para prevenir doenças.
  • Moduladores do sistema imunológico. Esta forma de tratar o câncer aumenta a resposta do sistema imunológico do corpo, mais especificamente, cujo trabalho é combater as células cancerosas.

Assim como outros tratamentos, a imunoterapia também causa efeitos colaterais como fadiga corporal, problemas de pele, febre e dores no corpo.

Terapia alvo

A terapia direcionada é um tratamento direcionado para bloquear o crescimento e a disseminação das células cancerosas com medicamentos. Este tratamento é diferente da quimioterapia porque pode destruir especificamente as células cancerosas por meio de drogas. Ao contrário da quimioterapia, esse tratamento contra o câncer não afeta as células saudáveis ​​ao redor do câncer.

Embora tenha como objetivo matar células anormais e seja considerado capaz de tratar o câncer, esse método ainda apresenta pontos fracos. Fraquezas, como as células cancerosas, tornam-se resistentes a certos medicamentos, são eficazes apenas contra tumores com mutações genéticas específicas e causam diarreia, problemas no fígado e coágulos sanguíneos.

4. Terapia hormonal

A terapia hormonal é um tratamento contra o câncer que retarda ou interrompe o crescimento do câncer usando hormônios. A terapia hormonal também é conhecida como terapia endócrina. Normalmente, esta terapia é usada como uma forma de tratar o câncer de mama e câncer de próstata.

O objetivo deste tratamento é reduzir o tumor antes que a radioterapia seja realizada. Então, ele também é usado como um tratamento adicional do câncer para que o câncer não volte.

Os tratamentos da terapia do câncer são muito diversos, incluindo o uso de medicamentos que contêm hormônios, a injeção de hormônios no corpo e a remoção cirúrgica de órgãos, como ovários ou testículos. Infelizmente, este tratamento só funciona em cânceres que requerem os hormônios do corpo e causam efeitos colaterais como diminuição do desejo sexual, impotência, secura vaginal e fadiga.

5. Cirurgia de câncer

Como tratar o câncer, que é muito comum, além de tomar remédios, é a cirurgia. Este procedimento médico é realizado para remover as células cancerosas de se espalharem para o tecido saudável circundante.

Existem vários tipos de cirurgia para o câncer, incluindo:

  • Criocirurgia

A operação usa energia fria na forma de nitrogênio líquido para congelar as células cancerosas e destruí-las. Normalmente feito para tratar o câncer cervical.

  • Eletrocirurgia

Cirurgia que usa correntes elétricas de alta frequência para matar células cancerosas na pele ou na boca.

  • Cirurgia a laser

A operação conta com a ajuda de raios de luz de alta intensidade para comprimir tumores malignos e remover células cancerosas.

  • Cirurgia de Mohs

Cirurgia em áreas sensíveis da pele, como câncer de pálpebra. A cirurgia de Mohs é realizada removendo as células cancerosas na forma de camadas com um bisturi.

  • Cirurgia laparoscópica

Um procedimento cirúrgico que consiste em fazer pequenas incisões e inserir uma ferramenta especial equipada com uma câmera e um cortador para remover as células cancerosas.

6. Terapia radionuclear

A terapia radionuclear é um procedimento médico que envolve o calor da energia nuclear que pode ser usado para tratar doenças, uma das quais é o câncer.

Antes de começar, você passará por imagens do corpo para mapear a localização das células cancerosas e suas possíveis metástases. A equipe médica irá então preparar o tipo e a dose dos medicamentos radioisótopos (contendo compostos radioativos) de acordo com a sua condição física.

Depois disso, a droga é injetada diretamente na veia. Em minutos, o medicamento irá viajar para o local da célula cancerosa visada. Além disso, você deve ser isolado em uma sala especial e tratado em um hospital para não poluir o ambiente circundante até que o nível de material radioativo esteja abaixo do limite razoável (não perigoso).

Durante o tratamento, pode ser necessário usar uma máscara ou outro equipamento de proteção que impeça a radiação de afetar outras partes do corpo. Os efeitos colaterais da terapia radionuclear são náuseas, vômitos, alterações de humor e desconforto corporal.

7. Terapia de ultrassom

No início de 2020, o Instituto Americano de Física revelou que o uso do ultrassom (USG) com a frequência correta pode destruir células cancerosas. A terapia de ultrassom da Caltech depende da exposição à energia térmica do ultrassom de baixa intensidade para matar as células cancerosas sem danificar as células saudáveis ​​circundantes.

Mais tarde, a terapia de ultrassom também foi conhecida como HIFU ou ultrassom focalizado de alta intensidade. Essa terapia usa uma forma de trabalho inversamente proporcional à terapia de ultrassom da Caltech, que usa altas frequências.

O HIFU não consegue penetrar nos ossos sólidos ou no ar, portanto, só pode ser usado em certos tipos de câncer, um dos quais é o câncer de próstata. No entanto, até agora, os pesquisadores ainda estão fazendo observações mais profundas sobre sua eficácia, bem como os efeitos colaterais. O uso desse tratamento na Indonésia ainda não é comum.

8. Cirurgia de biópsia

A biópsia é conhecida como um dos testes de diagnóstico do câncer. No entanto, a biópsia também é um tratamento para o câncer, porque o processo de remoção do tumor pode ser feito ao mesmo tempo em que o exame de câncer é feito.

Um procedimento cirúrgico de biópsia é usado para remover parte de uma área de células anormais (biópsia incisional) ou remover uma área inteira de células anormais (biópsia excisional). Normalmente, o médico irá aplicar-lhe anestesia local ou geral e pedir-lhe para ficar no hospital alguns dias.

Além dos medicamentos contra o câncer, há também os cuidados paliativos

Os cuidados paliativos são tratamentos que não têm como objetivo a cura da doença. No entanto, ajudar os pacientes a reduzir os sintomas ou reduzir outros fatores que agravam os sintomas para que sua qualidade de vida melhore. Exemplos de cuidados paliativos que os pacientes com câncer geralmente seguem são:

1. Arte e musicoterapia

O próximo tratamento de câncer, não usa drogas e sim com atividades artísticas. Embora não cure diretamente as células cancerosas, esse tratamento ajuda os pacientes a controlar suas emoções, como tristeza, raiva, medo e ansiedade.

Gerenciando melhor as emoções, a saúde mental do paciente também melhorará e terá um impacto no sistema imunológico para que possa melhorar a qualidade de vida do paciente para melhor.

Nesta terapia, os pacientes serão preenchidos com várias atividades, como ouvir música, cantar, tocar instrumentos musicais, derramar suas emoções em letras e canções, desenhar, pintar, esculpir ou fazer vários artesanatos.

2. Terapia animal (terapia animal)

A terapia veterinária também não usa medicamentos para tratar o câncer. Parece, a diminuição do estresse quando terapia de estimação causada pela produção de endorfinas.

Esse hormônio pode aliviar a dor e deixar a pessoa mais confortável e feliz. Se for concluído, terapia de estimação pode ajudar pacientes com câncer de várias maneiras, a saber:

  • Reduz a dor, permitindo que os pacientes reduzam o uso de analgésicos
  • Reduzindo o estresse devido à doença que você tem e também ao tratamento que você faz
  • Reduz os sintomas de fadiga que geralmente atacam pacientes com câncer

Tratamento de câncer para idosos (idosos)

Ao contrário dos adultos mais jovens, os idosos não têm muitos tratamentos contra o câncer. Isso ocorre porque geralmente os idosos também têm outras doenças crônicas, como diabetes e doenças cardíacas. Como resultado, os efeitos colaterais que podem surgir do tratamento para os idosos são muito mais graves.

O tratamento do câncer que pode ser feito pelo idoso é o uso de medicamentos por meio da quimioterapia, seguida da radioterapia e da remoção cirúrgica das células cancerosas. No entanto, os efeitos colaterais que aparecem serão mais graves, portanto, médicos e familiares devem considerar as opções de tratamento com cuidado.

Vários efeitos colaterais que surgem durante o tratamento do câncer em idosos incluem:

  • Coração, rim e função pulmonar prejudicados.
  • Diminuição do número de glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
  • A digestão é perturbada e o sistema nervoso danificado.