Siwak, a escova de dentes da era do profeta, que também tem uma miríade de outros benefícios

O prestígio de Siwak até agora pode soar mais familiar aos ouvidos muçulmanos. Como não, o nome do tronco da árvore da Arábia é frequentemente cruzado nas histórias dos profetas antigos como uma escova de dente natural. Curioso para saber quais são os benefícios do miswak para a saúde além de dentes e gengivas saudáveis?

Siwak existe desde as primeiras civilizações do mundo

Siwak ou miswak (em árabe) é um galho ou tronco de uma árvore Salvadora Persica que também é comumente chamada de “árvore da escova de dentes”. Geralmente, os caules do Miswak são pequenos, como galhos, e de cor marrom claro.

Acredita-se que os galhos de Miswak tenham sido usados ​​para limpar e cuidar dos dentes e da boca desde as primeiras civilizações da Arábia, Grécia e Roma Antiga.

Embora a planta venha de terras áridas desérticas como na África, no Oriente Médio ou nos países da península arábica, o miswak também pode ser encontrado em outras áreas. Geralmente, esta árvore miswak ainda pode ser encontrada na Tanzânia, em planícies arenosas que têm nascentes no meio (oásis) e em prados de savana.

A tradição de mascar siwak ainda é bastante comum em alguns países da península Arábica nos tempos modernos. No Paquistão e na Arábia Saudita, por exemplo, descobriu-se que quase mais de 50% das pessoas tinham mais probabilidade de siwak do que escovar os dentes. As pessoas na Nigéria e na Índia também tendem a silvar com mais frequência do que escovar os dentes com pasta de dente.

Quais são os benefícios do miswak?

Não apenas ancestrais que preservam o miswak. Até a OMS ou a Organização Mundial de Saúde também recomendam que a comunidade mundial use este tronco de árvore para manter a saúde bucal e dentária desde 1987.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) continua promovendo a escovação dentária com miswak como uma forma alternativa de manter a saúde bucal e dentária em países de baixa renda.

Aqui estão alguns dos benefícios que podem ser obtidos com a limpeza regular dos dentes usando o tronco da árvore miswak:

  • Mata as bactérias que causam doenças gengivais ou gengivite.
  • Previne o aparecimento de placa bacteriana.
  • Manter a cor branca natural dos dentes não é fácil de desaparecer.
  • Reduz o risco de cáries e outras cáries dentárias
  • Elimine o mau hálito; faça seu hálito cheirar natural.
  • Também funciona como fio dental porque as fibras da madeira também limpam entre os dentes.
  • Aumenta a produção de saliva e previne boca seca.

Não só a haste é útil para manter os dentes saudáveis. As folhas desta planta também podem ser usadas como enxaguatório bucal e feridas nas gengivas. Isso ocorre porque as folhas de miswak contêm antibióticos que suprimem o crescimento de bactérias e a formação de placa dentária.

É melhor usar um siwak ou uma escova de dentes?

Uma pesquisa da Suécia procurou uma vez uma comparação entre os dois examinando 15 homens da Arábia Saudita com idades entre 21 e 36 anos. Após o exame dentário inicial, esses homens apresentaram placas bastante severas nos dentes. Eles foram então solicitados a continuar a fazer as limpezas dentais padrão no dentista.

Depois disso, os pesquisadores dividiram os participantes em vários grupos: havia aqueles que eram solicitados a escovar os dentes regularmente usando apenas um bastão de miswak e aqueles que usavam uma escova de dentes e pasta de dente do fabricante. Como resultado, os pesquisadores concluíram que o siwak é mais eficaz para manter a saúde bucal do que escovas de dente normais. A quantidade e a gravidade da placa dentária no grupo de homens que escovavam regularmente os dentes com miswak foram significativamente reduzidas em comparação com os homens que escovavam os dentes normalmente.

Essa descoberta está de acordo com os comunicados à mídia da OMS, que afirmam que mastigar ou chupar o tronco da árvore do miswak é tão eficaz para a manutenção da higiene bucal quanto usar escova e pasta de dente.

Como você usa o miswak para escovar os dentes?

Como usar o miswak para escovar os dentes é fácil. Você só precisa usá-lo como se estivesse escovando os dentes com uma escova de dentes comum.

Corte, descasque ou descasque a extremidade do miswak cerca de 1 cm. Em seguida, mastigue as pontas descascadas até que as fibras do caule se abram e formem penas. Use as cerdas como escovar os dentes regularmente. Não há necessidade de adicionar pasta de dente.

Veja como escovar os dentes corretamente:

  1. Coloque as cerdas na superfície dos dentes mais próximos às gengivas em um ângulo de 45 graus. Pincele suavemente em movimentos circulares de cima para baixo.
  2. Escove começando pela fileira de dentes na parte posterior de um lado da boca e, em seguida, siga em frente ainda em movimentos circulares. Por exemplo, dos molares superiores direitos para o lado frontal direito.
  3. Ao escovar os dentes da primeira fileira, segure a haste do miswak verticalmente e escove em movimentos circulares da borda da gengiva até o topo dos dentes.
  4. Escove os dentes por cerca de 2 a 3 minutos para garantir que todas as superfícies dos dentes sejam bem escovadas para remover qualquer placa ou resíduo de comida que esteja grudado.

Guarde esta “escova de dentes natural” em local limpo e seco. Se você quiser amaciar o cabelo, mergulhe-o brevemente em água de rosas e seque-o antes de escovar novamente.

Quando os pelos dos caules do miswak começarem a se quebrar e parecerem uma vassoura, corte-os e remova qualquer fiapo restante. Se você quiser continuar usando o miswak, descasque a pele do miswak novamente e mastigue a nova ponta para formar uma nova "escova" de cerdas.

Os benefícios do miswak, além da saúde bucal e dentária

Além das folhas e caules, a raiz de siwak pode ser usada para tratar dores nas costas, no peito e no estômago. Esta árvore da península Arábica também pode ser usada como uma pomada para alívio da dor de cabeça, se esfregada na testa.

Enquanto isso, as sementes de miswak que são processadas em óleos essenciais ajudam a aliviar a dor reumática porque contêm várias substâncias ativas, como ácido láurico, ácido mirístico e ácido palmítico.

Não se esqueça, de acordo com alguns pesquisadores, esta árvore de escova de dentes é útil como um medicamento antibacteriano para ajudar a combater os sintomas da tuberculose pulmonar. TB ou tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma infecção bacteriana.

Esta árvore nativa da Arábia também é usada na fabricação de sabonetes de banho e velas de aromaterapia por causa de seu aroma perfumado. Enquanto isso, o conteúdo de látex da pele siwak é útil para o tratamento de feridas.