Raio-X odontológico: benefícios, processo e resultados •

Em certos problemas dentários, o médico geralmente irá encaminhá-lo para um exame de raio-X ou raio-X. Como ocorre esse procedimento e quais são suas funções em um exame odontológico?

O que é um raio-X odontológico?

Raio-X odontológico ou raio x dentário é um procedimento médico para tirar fotos do interior da boca por meio de um feixe de radiação.

Esse procedimento geralmente é realizado por dentistas e cirurgiões orais para determinar a condição de seus dentes, ossos e tecidos delicados que constituem os dentes e que não são visíveis ao exame físico.

Os raios X podem mostrar cáries nos dentes, estruturas dentais ocultas (como os dentes do siso) e perda óssea.

Este procedimento também pode ajudar os médicos em:

  • encontrar cistos, tumores ou abscessos na boca,
  • examinar a localização de potenciais dentes permanentes que crescem na mandíbula em crianças que ainda têm dentes de leite, e
  • planejamento de terapia para corrigir dentes desalinhados (ortodontia).

Quando devo fazer um raio-X dentário?

A necessidade de raios-X dentais para cada pessoa é diferente, dependendo da condição de cada dente. Algumas pessoas precisam desse exame a cada seis meses, mas também há pessoas que só precisam de raios-X a cada poucos anos.

Geralmente, as pessoas que deveriam fazer radiografias dentárias com mais frequência são aquelas que apresentam sintomas de certas doenças bucais ou têm histórico de doença gengival (gengivite) e cárie dentária.

A idade também pode afetar a frequência com que uma pessoa deve fazer radiografias. Por exemplo, as crianças podem precisar dele com mais frequência do que os adultos porque seus dentes e maxilar ainda não estão totalmente desenvolvidos.

Por outro lado, as crianças também são mais propensas a ter problemas com os dentes e a boca do que os adultos porque tendem a gostar de comer alimentos doces e raramente escovar os dentes.

Fazendo raios-X, o médico pode monitorar o crescimento dos dentes permanentes da criança posteriormente. Se for sabido que os dentes permanentes em potencial da criança se acumulam com outros dentes, o médico pode planejar um procedimento de extração do dente.

Quais são os tipos de raios-X dentários?

Os raios X são divididos em duas categorias principais, ou seja, intraoral e extraoral. O intraoral é um exame de imagem feito dentro da boca, enquanto o extraoral é feito fora da boca.

Raio X intraoral

O raio-X intraoral é o tipo de raio-X mais usado em odontologia. Existem vários tipos de raios-X intraorais, incluindo:

1. Raio-X Bitewing

Este tipo de raio-X é usado para determinar a condição dos dentes da mandíbula superior e inferior em uma área. Durante o exame, o médico pedirá que você morda um pedaço de papel especial.

Normalmente os médicos realizam este procedimento para verificar se há cáries entre os dentes posteriores, tanto acima quanto abaixo.

O médico também realizará esse procedimento para verificar se os dentes superiores e inferiores são planos. As varreduras podem mostrar perda óssea devido a uma doença gengival grave ou infecção dentária.

2. Raio-X periapical

Um raio-X periapical é semelhante a um raio-X cortante. No entanto, esse procedimento é mais para mostrar o comprimento de cada um dos dentes da coroa à raiz. Este procedimento também mostrará os ossos que sustentam os dentes.

Os médicos geralmente realizam esse procedimento para localizar problemas dentários sob a superfície das gengivas ou na mandíbula. Por exemplo, colisão de dentes, abscessos, cistos, tumores e alterações ósseas causadas por certas doenças.

3. Raio-X oclusal

Este procedimento pode mostrar o palato e o assoalho da boca. Os resultados dos raios-X podem mostrar quase toda a arcada dentária na mandíbula superior ou inferior.

O raio-X oclusal é usado para procurar dentes extras, dentes que não cresceram fora das gengivas, mandíbulas quebradas, rachaduras no céu da boca (fenda palatina)cistos, abcessos ou outros problemas.

Este procedimento também pode ser usado para detectar a presença de objetos estranhos na boca.

Raio X Extraoral

Os raios X extraorais são usados ​​para detectar problemas dentários na mandíbula e no crânio. Este procedimento também é de vários tipos diferentes.

1. Raio-X panorâmico

Este procedimento pode mostrar o estado de toda a sua boca. Começando pelos dentes, seios da face, área nasal e articulações da mandíbula (articulações temporomandibulares).

Os médicos realizam este procedimento para procurar distúrbios na boca. Por exemplo, dentes empilhados, maxilares anormais, cistos, tumores, infecções e fraturas. Este procedimento também pode ser usado para planejar o tratamento de dentaduras, aparelhos, extrações de dentes e implantes dentários.

Durante o exame, o médico pedirá que você morda algo. Enquanto isso, um dispositivo conectado à máquina de raios-X manterá sua cabeça e mandíbula no lugar. Depois disso, em questão de segundos, a máquina irá girar em torno de sua cabeça e capturar imagens de sua mandíbula e dentes.

2. As projeções cefalométricas são raios-X

Este teste de imagem é feito de todo o lado da cabeça. Os médicos geralmente realizam esse teste de imagem para ver a estrutura dos dentes que estão intimamente relacionados ao osso da mandíbula ou às características faciais das pessoas.

Com esta radiografia, o médico pode determinar o melhor tipo de tratamento ortodôntico de acordo com sua condição. Este tratamento ortodôntico inclui aparelho ortodôntico, implantes dentários, dentaduras e muito mais.

3. Sialografia

A sialografia é um exame de imagem para ver o estado das glândulas salivares. Este teste usa um corante que é injetado nas glândulas salivares, de modo que o tecido mole ao redor das glândulas moles problemáticas possa ser visto em um raio-X.

Normalmente, a sialografia é feita para procurar problemas nas glândulas salivares, como obstrução ou síndrome de Sjögren, uma condição que pode causar cáries.

4. Radiografia digital

A radiografia digital é uma das mais novas técnicas de raio-x. Os filmes de raios-X padrão são substituídos por painéis eletrônicos planos ou sensores.

Após a radiografia ser direcionada ao objeto, a imagem será inserida diretamente no computador e exibida na tela.

Portanto, você não precisa esperar muito para ver os resultados dos raios-X. Isso também permite que os resultados do raio-X sejam salvos ou impressos no local.

O que devo saber antes de fazer uma radiografia dentária?

Assim como os procedimentos gerais de raios-X, a radiografia dentária também traz riscos de radiação. No entanto, o risco de exposição à radiação dos raios X é baixo, por isso é seguro para crianças e adultos.

Normalmente, o médico pedirá que você use um avental especial feito de chumbo. Este avental pode cobrir o tórax, abdômen e pelve para que essas partes do corpo não sejam expostas à radiação.

No entanto, este exame de imagem pode não ser seguro para mulheres grávidas e mulheres que planejam engravidar. Embora os níveis de radiação sejam baixos, teme-se que a exposição interfira no desenvolvimento do feto no útero.

É por isso que antes de fazer um raio-x, diga ao seu dentista se você está grávida ou se planeja engravidar.

Verificar seus dentes em um novo médico? Não se esqueça de tirar uma cópia do seu antigo raio-X dental e mostrá-lo ao dentista que você está visitando. Dessa forma, você não precisará mais de um raio-X em seu novo dentista.

O que se preparar antes de uma radiografia odontológica?

Na verdade, não há nenhuma preparação especial que você deva fazer antes de fazer este teste. Você pode ser fotografado imediatamente ao chegar ao consultório médico.

No entanto, para que os resultados do raio-X sejam ideais, é uma boa ideia remover todos os acessórios presos ao corpo. Começando com joias, relógios, óculos e outras ferramentas que contêm metal no corpo.

Se você tiver obturações de amálgama, dentaduras, retentores ou aparelho ortodôntico, informe imediatamente o seu médico. Os metais podem bloquear a penetração dos raios X no corpo, o que pode tornar os raios X pouco claros.

Nem todas as clínicas e hospitais fornecem roupas especiais para os pacientes. Portanto, certifique-se de usar roupas confortáveis ​​e folgadas ao fazer este exame de imagem. Roupas confortáveis ​​permitem que você se mova livremente.

Além disso, pode ser necessário escovar os dentes. Dessa forma, sua cavidade oral ficará mais limpa.

Embora não seja um procedimento médico sério, algumas pessoas podem sentir ansiedade excessiva. Se você se sentir nervoso, é melhor conversar com seu médico. Seu médico pode lhe dar um sedativo para que você possa fazer um exame mais relaxado.

Como é o processo de raio-x odontológico?

O procedimento será realizado em sala especial. O tempo necessário para este teste é relativamente curto. Você pode precisar de apenas cerca de 10-15 minutos para fazê-lo.

O médico pedirá que você se sente direito. Em seguida, o médico ou auxiliar de enfermagem cobrirá seu corpo com um avental de chumbo.

Este avental protegerá seu corpo dos raios de radiação. A enfermeira também cobrirá seu pescoço com uma gola de avental (chamada escudo da tireóide) para proteger a glândula tireóide da radiação.

Depois disso, a enfermeira pedirá que você morda o pedaço de papelão ou plástico que contém o filme de raios-X. Seu médico pode pedir que você faça isso várias vezes para obter uma imagem completa do dente.

Algumas máquinas de raio-X têm uma câmera que circula sua cabeça e tira fotos de seus dentes quando você está sentado ou em pé. Você pode ser solicitado a enxaguar a boca antes e depois do procedimento de raio-X. Os resultados do exame serão verificados pelo seu dentista.

O que devo fazer depois de fazer uma radiografia dentária?

Após a divulgação do resultado do exame, o médico irá convidá-lo para uma discussão. Os resultados do seu teste são considerados normais se não houver cáries, danos ao osso que sustenta os dentes, mandíbula fraturada, tumor ou dentes crescendo fora da linha.

No entanto, a história é diferente se o médico encontrar problemas nos dentes ou na boca. Ligue quando o médico encontrar cáries, dentes rachados ou impactação. Seu médico pode recomendar vários tratamentos apropriados para sua condição.

Se necessário, o médico também pode realizar outros testes para confirmar o diagnóstico.