Lipitor é uma droga para baixar o colesterol com o risco desses efeitos colaterais

O colesterol alto não deve ser subestimado. Além de mudanças no estilo de vida mais saudável, algumas pessoas também podem receber prescrições médicas de lipitor para reduzir o colesterol. O Lipitor atua bloqueando a enzima HMG-CoA, que transmite sinais ao fígado para a produção de colesterol. Os medicamentos Lipitor também são freqüentemente usados ​​para prevenir doenças cardíacas.

Mesmo assim, assim como outras drogas, as drogas lipitoras também apresentam um risco de efeitos colaterais, dos quais você precisa estar ciente.

Lipitor é um medicamento para baixar o colesterol com alguns dos efeitos colaterais abaixo

1. Cãibras e dores musculares

Cãibras musculares e dores são os efeitos colaterais mais comuns do uso de lipitores. A sensação pode ser sentida apenas em um lado do corpo ou mesmo em ambos. A dor geralmente ocorre nos músculos dos braços, pernas, costas e ombros.

2. Problemas de função hepática

Lipitor é uma estatina que pode causar problemas de função hepática. Mesmo assim, o risco de efeitos colaterais neste é raro.

Problemas de função hepática devido ao uso de lipitor podem ser detectados por meio de testes de função hepática. Se o resultado mostrar aumento acima do normal, o médico substituirá o lipitor por outro tipo de estatina.

Pessoas com doença hepática estão particularmente sob risco de desenvolver problemas de função hepática. Portanto, o médico fará um exame intensivo antes de prescrever o lipitor para você.

3. Desencadeia o risco de diabetes

Um estudo do British Medical Journal em 2014 descobriu que os medicamentos com estatina lipitor têm o potencial de desencadear diabetes após observar 137.000 pacientes com colesterol alto. O estudo relatou que o risco de diabetes é mais provável de ocorrer nos primeiros 4 meses após a ingestão do medicamento.

Lipitor é um medicamento estatina que pode aumentar os níveis de açúcar no sangue, aumentando o risco de desenvolver diabetes. Este risco é relativamente pequeno, mas ainda assim deve ser observado.

O que precisa ser entendido, o médico prescreve o lipitor para você porque eles entendem que os benefícios superam o risco de um pequeno aumento no açúcar no sangue. Se ainda estiver preocupado, você deve discutir mais com o médico que o trata.

4. Tão fácil de esquecer

Em 2014, o FDA, a agência reguladora de alimentos e medicamentos na América equivalente ao BPOM, relatou que as drogas lipitoras podem causar efeitos colaterais de perda temporária de memória, também conhecida como esquecimento.

No entanto, um estudo de 2013 realizado por uma equipe de pesquisadores da Johns Hopkins Medicine em 23.000 homens e mulheres não mostrou nenhuma ligação entre o uso de estatinas e perda de memória ou demência. Pelo contrário, o uso de estatinas pode ajudar a prevenir a demência. Isso pode ocorrer porque um tipo de demência ocorre devido a bloqueios nos vasos sanguíneos do cérebro. As estatinas ajudam a prevenir esse bloqueio.