Terapia complementar, terapia de apoio ao tratamento médico

A doença pode afetar qualquer pessoa, incluindo você e seus entes queridos. Normalmente, ao experimentar certos distúrbios de saúde, várias maneiras serão feitas. Não só tratamento médico com médicos, mas também em medicina complementar (terapia complementar). Porém, você conhece esta terapia?

O que é terapia complementar?

A terapia complementar é a terapia para tratar os sintomas de uma doença que não faz parte do tratamento médico padrão. Esta terapia é geralmente submetida ao paciente em conjunto com o tratamento do médico como um tratamento adicional, complementar ou de suporte. A combinação desta terapia com o tratamento médico é conhecida como medicina integrativa.

Embora ambos tenham como objetivo o alívio de certos sintomas de uma doença, a medicina complementar não deve ser usada como substituto do tratamento médico do médico, que inclui cirurgia, quimioterapia ou tratamento hormonal. E daí?

A medicina complementar, de acordo com as observações de especialistas em saúde, ainda apresenta várias deficiências. Um deles são as habilidades limitadas dos profissionais que administram o tratamento. A maioria dos médicos não tem as especialidades que os médicos geralmente têm.

Isso os torna mais limitados na interpretação da condição do paciente. Além disso, a eficácia do tratamento também não foi totalmente comprovada como eficaz e segura devido à falta de pesquisas de apoio.

Quais são os tipos de terapias complementares?

Este tratamento inclui técnicas de medicina alternativa e o uso de medicamentos fitoterápicos. De acordo com o site da Johns Hopkins Medicine, a divisão de terapias complementares inclui:

1. Medicina alternativa tradicional

Este campo da medicina é praticado há centenas de anos em várias partes do mundo. Este tipo de medicina alternativa tradicional, entre outros:

acupuntura

A acupuntura é uma medicina tradicional chinesa que usa a inserção de agulhas finas na pele em pontos específicos do corpo.

Este medicamento é mais frequentemente usado para reduzir a dor porque estimula os analgésicos naturais do corpo. Por exemplo, dor de quimioterapia, dores de cabeça, dores nas costas e no pescoço e durante a menstruação.

O médico aquece a ponta da agulha ou passa uma corrente elétrica para a agulha e insere a agulha de acupuntura nas pontas do corpo através da pele. O processo pode ser indolor, mas também pode causar uma leve sensação de dor quando a agulha penetra mais profundamente na pele.

Depois disso, o médico permitirá que a agulha perfure a pele do paciente por 10 a 20 minutos e depois a removerá.

Ayurveda

Ayurveda é o conceito de medicina natural da Índia que se consegue mantendo o corpo, a mente e o meio ambiente em equilíbrio.

O objetivo desta terapia complementar é ajudar uma pessoa a reduzir os sintomas e a ansiedade, aumentar a harmonia na vida e aumentar a resistência da pessoa às doenças. Neste medicamento, ervas, especiarias e extratos de óleo são usados ​​extensivamente.

Homeopatia

A homeopatia é um medicamento que apareceu pela primeira vez no final dos anos 1700 na Alemanha, cujo conceito era promover a recuperação natural do corpo de doenças.

Neste tratamento, o médico usará um comprimido ou solução que contenha uma pequena quantidade do ingrediente ativo (geralmente uma planta ou extrato mineral) para tratar a doença.

Os tratamentos homeopáticos visam manter a saúde e ajudar a tratar doenças de longo prazo, como alergias, eczema e reumatismo. Também pode ser usado para tratar ferimentos leves, como entorses ou tensão muscular.

A medicina complementar não é adequada como tratamento complementar para condições de emergência, como doenças cardíacas, câncer ou infecções graves.

Naturopatia

De acordo com a American Association of Naturopathic Physicians (AANP), a naturopatia é um sistema de saúde que inclui a prática de diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças. O conceito deste medicamento desenvolveu-se no século 19 na Europa.

As técnicas de tratamento usam métodos modernos e tradicionais, que podem incluir mudanças no estilo de vida, redução do estresse, psicoterapia e aconselhamento, o uso de remédios e suplementos fitoterápicos, incluindo homeopatia.

2. Tratamento baseado no toque e técnicas corporais

Além de depender de plantas à base de ervas, as pessoas há muito usam o toque (massagem) e as técnicas corporais como tratamento. A base desse tratamento é a ideia de que uma doença ou lesão que ocorre em uma área do corpo pode afetar outras partes do corpo.

Em outras palavras, melhorar a saúde de certas partes do corpo também pode ajudar a curar áreas problemáticas do corpo. Além da massagem e dos movimentos corporais, o tratamento geralmente também é combinado com a tranquilidade.

Exemplos de medicina complementar baseada em massagens e técnicas corporais são:

Quiropraxia e osteopatia

A Quiropraxia é um método de tratamento para doenças que afetam o sistema musculoesquelético e o sistema nervoso, bem como dores no corpo por meio da manipulação manual com as mãos. O tratamento quiroprático pode ajudar a aliviar as dores musculares ou articulares que interferem em suas atividades.

Enquanto a osteopatia é um ramo da medicina que lida com distúrbios médicos por massagem ou manipulação de ossos, articulações e músculos. Normalmente, essa terapia complementar é feita para melhorar a mobilidade, aliviar a tensão muscular e aumentar o suprimento de sangue aos tecidos.

Massagem

Este tratamento é muito comum na Indonésia, pois sua aplicação existe desde tempos remotos. Este tratamento usa técnicas de manipulação de tecidos moles, como massagem das mãos para reduzir a dor e a ansiedade, ajudar a melhorar a circulação sanguínea e relaxar os músculos tensos.

Taichi e ioga

O próximo tratamento complementar é na forma de exercício físico, nomeadamente ioga e taichi. Ambos são bastante populares como tratamentos de suporte para problemas de saúde que afetam ossos e articulações, como osteoartrite e reumatismo.

De acordo com um estudo de 2012 em Reumatologia clínica mostraram que o taichi e a ioga podem ajudar a reduzir a dor, melhorar a função física e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. Isso ocorre porque esse exercício físico ajuda a reduzir o estresse, melhorar o equilíbrio e aumentar a mobilidade corporal.

3. Dieta e tratamento à base de ervas

O processo de recuperação do corpo de uma doença pode ser feito atendendo às necessidades nutricionais. Essa abordagem é o foco principal desta terapia complementar.

Os pacientes precisam adicionar certos tipos de alimentos ricos em vitaminas, minerais, fibras ou óleos saudáveis. Além da alimentação, as necessidades nutricionais do paciente também podem ser atendidas com suplementos.

Durante o uso de fitoterápicos, os pacientes podem tomá-lo porque acredita-se que o medicamento tenha ativos antiinflamatórios, antioxidantes ou antimicrobianos que podem ajudar a curar doenças, por exemplo, fitoterápicos.

4. Tratamento com energia externa e sentidos corporais

O uso de energia externa (energia de fora do corpo) pode afetar diretamente a saúde. Da mesma forma, os tratamentos que envolvem agudeza dos sentidos, visão, audição e olfato também podem ter uma influência positiva na saúde.

Alguns exemplos de terapias complementares baseadas em energia externa e sentidos, incluindo: são terapia eletromagnética,

  • Reiki: medicina alternativa japonesa com terapia de relaxamento e fluxo de energia cura (energia de cura).
  • Qigong: Uma terapia da China na forma de atividade física que integra o movimento do corpo, a mente e o controle da respiração.
  • Terapia eletromagnética: a terapia usa campos magnéticos de baixa frequência para tratar a dor.
  • Terapia sensorial: tratamentos que incluem terapia de visualização, musicoterapia ou terapia de arte que geralmente são úteis para ajudar a aliviar o estresse ou ansiedade.

5. Tratamento baseado no controle da mente

As condições emocionais podem estar relacionadas à saúde do corpo. Por exemplo, pessoas com doenças crônicas que passam por estresse apresentarão sintomas mais graves. Bem, as terapias complementares baseadas no controle da mente que podem ajudar na eficácia do tratamento principal dos médicos, geralmente incluem:

  • Hipnose: uma prática psicológica que envolve sugestão e indução para ajudar a relaxar a mente.
  • Biofeedback: um conjunto de técnicas para controlar as respostas incontroláveis ​​do corpo com o auxílio de um aparelho de leitura da temperatura corporal, um detector de atividade das ondas cerebrais e um leitor de tensão muscular.
  • Meditação: pratique o enfoque da mente para que o cérebro fique mais claro e a mente mais calma.

Risco de efeitos colaterais da terapia complementar

Embora ofereça benefícios para lidar com certos problemas de saúde, esses remédios alternativos e à base de ervas ainda têm efeitos colaterais. Por exemplo, as pessoas que se submetem à acupuntura podem sentir efeitos colaterais na forma de sangramento ou hematomas na pele.

Durante a terapia homeopática, o uso de medicamentos pode causar interações com outros medicamentos que também são tomados pelo paciente.

O risco desses efeitos colaterais pode acontecer a qualquer pessoa. No entanto, é maior em pessoas com marca-passos, que estão grávidas, têm doenças do sangue ou outros problemas de saúde. Portanto, você precisa considerar os benefícios e também a segurança das terapias complementares antes de experimentá-las.

Portanto, você pode seguir a terapia complementar como um tratamento adicional. No entanto, primeiro consulte o médico que trata sua condição. Depois, peça também ao médico uma recomendação de uma clínica ou local de tratamento para não fazer a escolha errada.