PH ideal do corpo e as consequências se for muito ácido ou alcalino

Os rins e os pulmões desempenham um papel em manter o nível de pH do corpo equilibrado, para que todas as funções do corpo possam funcionar corretamente. Quando seu corpo é muito alcalino, por exemplo, você experimenta alcalose. Por outro lado, a acidose pode ocorrer quando o pH do corpo aumenta e se torna muito ácido. A interrupção do valor do pH no corpo pode representar muitos riscos para problemas de saúde. Na verdade, qual é o pH corporal ideal?

Qual é o pH corporal ideal?

O valor do pH (hidrogênio potencial) é uma medida do equilíbrio dos níveis de ácido e alcalino no sangue. Relatórios do Medicine Net, o pH do corpo em circunstâncias normais deve idealmente estar na faixa alcalina de tendência neutra, que é cerca de 7,35 a 7,45. Um nível de pH inferior a 7 é considerado ácido e, se for superior a 7, é classificado como alcalino.

O corpo mantém seu nível de pH com a ajuda dos rins e pulmões para regular os níveis de bicarbonato. O bicarbonato é usado como proteção se o pH mudar repentinamente.

Os rins são responsáveis ​​por alterar a quantidade de ácido e base presentes no corpo, enquanto o centro respiratório no cérebro regula os pulmões para controlar a quantidade de dióxido de carbono que você exala ao respirar. A interrupção de um ou dos três fatores que equilibram o pH do corpo tornará o sangue muito ácido ou muito alcalino.

Você pode testar seu nível de pH regularmente usando um pedaço de papel de tornassol, pingando sua saliva ou urina pela manhã, antes de comer ou beber qualquer coisa. A cor do papel mudará dependendo do nível de pH. Por exemplo, uma cor vermelha indica um pH de 2; Roxo indica pH 4; Violeta indica um pH de 6; Azul indica pH 8; Azul esverdeado indica um pH de 10; Verde-amarelo indica um pH de 12.

Quais são as consequências se os níveis de pH do corpo não estiverem equilibrados?

O nível de pH do corpo deve estar sempre na faixa ideal. Se a condição dos fluidos corporais for muito ácida ou muito alcalina, isso terá um impacto na função dos órgãos do corpo e no funcionamento do metabolismo do corpo. Porque, seus órgãos só podem funcionar em certas condições de pH.

Se os fluidos corporais forem muito ácidos

Se seus fluidos corporais forem muito ácidos como resultado de armazenar e produzir muito ácido, ou se você não tiver fluidos alcalinos suficientes para equilibrar esses ácidos, você entrará em uma fase de acidose. Os sintomas comuns são:

  • Nausea e vomito
  • Confusão
  • Dor de cabeça
  • Dificuldade em respirar (respiração curta e rápida)
  • Cansado muito facilmente
  • Icterícia (amarelecimento da pele e da parte branca dos olhos)
  • Aumento da frequência cardíaca
  • Apetite diminuído
  • A respiração tem um odor frutado característico, indicando a ocorrência de cetoacidose
  • Facilmente sonolento

Vários fatores podem aumentar o risco de desenvolver acidose, incluindo:

  • Consumo de alto teor de gordura e muito pouco consumo de carboidratos
  • Ter insuficiência renal
  • Experimentando obesidade
  • Experimentando desidratação
  • Experimentando envenenamento com compostos de álcool metanol e aspirina
  • Tendo diabetes

A maioria dos casos de acidose é inofensiva. No entanto, em certos casos, essa condição pode ser fatal. Especialmente se o corpo entrou na fase de cetoacidose.

Se o nível de fluidos corporais for muito alcalino

O valor do pH do corpo aumenta ligeiramente em relação ao limite ideal, a natureza do sangue tende a ser mais alcalina. Isso interromperá o equilíbrio dos minerais de potássio no corpo e do cálcio no sangue. A condição de aumento dos níveis alcalinos é conhecida como alcalose.

Os sintomas de alcalose podem variar. A curto prazo, os fluidos corporais que são muito alcalinos podem causar náuseas, cãibras e dores musculares, espasmos musculares, tremores nas mãos, desmaios e sensações de dormência ao redor do rosto, mãos e pés.

Se não for tratada ou puder piorar, a alcalose pode causar tontura, batimento cardíaco irregular (arritmia), dificuldade para respirar, sensação de confusão, dificuldade para processar informações (estupor), até mesmo vírgulas.

As causas da alcalose também variam. Geralmente, um aumento no nível alcalino do corpo é causado por vários problemas de saúde, como febre, hiperventilação, falta de oxigênio, doenças pulmonares e hepáticas, diarréia, vômito ou suor excessivo, doença renal ou distúrbios da glândula adrenal. A alcalose também pode surgir como um efeito colateral de certas drogas, como laxantes, intoxicação por salicilato, drogas diuréticas, aos efeitos colaterais do consumo excessivo de álcool.

Como os médicos diagnosticam os níveis desequilibrados de pH do corpo?

Se você sentir os sintomas acima e suspeitar que o pH do seu corpo está desequilibrado, consulte o seu médico imediatamente.

O valor do pH do corpo pode ser verificado por meio de uma série de exames de sangue. O tipo de acidose respiratória pode ser verificado por meio de uma radiografia de tórax ou testes de função pulmonar. Enquanto isso, se você suspeitar que tem acidose metabólica, o médico fará um teste de urina.

Para confirmar o diagnóstico de alcalose, o médico geralmente realiza um teste de urina, um painel metabólico básico e uma gasometria arterial.

Como evitar que o pH do corpo seja alterado?

A principal prevenção de uma condição de valor de pH corporal desequilibrado é manter a saúde dos pulmões e rins, por meio de:

  • Reduza o consumo de álcool.
  • Use a droga de acordo com as regras.
  • Evite / pare de fumar.
  • Mantenha o peso corporal ideal.
  • Necessidades de fluidos suficientes.
  • Mantenha uma dieta saudável, aumentando as fontes alimentares de frutas e vegetais como cenoura, leite, banana, nozes e vegetais verdes.

Se você tem diabetes, fique de olho nos seus níveis de açúcar no sangue para não cair nas complicações da cetoacidose, que pode ser fatal.