Está comprovado que a doação de sangue de acordo com o tipo de sangue traz muitos benefícios à saúde. Infelizmente, os benefícios de doar sangue podem não se aplicar mais se você fizer isso com muita frequência. Quais são os efeitos colaterais da doação de sangue frequente?
Quais são os possíveis efeitos colaterais da doação de sangue?
Ficar sem sangue não é um efeito colateral da doação de sangue que você deva temer, porque os glóbulos vermelhos têm uma capacidade extraordinária de reprodução. A cada segundo, milhões de glóbulos vermelhos são perdidos ou morrem e são imediatamente substituídos por novos. Mesmo assim, muitas vezes doar sangue também não é bom para a saúde.
Doar com muita frequência pode colocá-lo em risco de deficiência de ferro. O motivo é que, embora os glóbulos vermelhos possam ser rapidamente substituídos por novos, esse não é o caso com as preparações de ferro no corpo.
A deficiência de ferro é um impacto negativo da doação de sangue. A condição pode fazer uma pessoa sentir sintomas, tais como:
- Tonto
- Fraco
- Lerdo
- nenhum poder
Os sintomas acima podem até apontar para uma diminuição da hemoglobina e o risco de anemia. Se essa condição não for tratada, pode levar à anemia por deficiência de ferro.
Infelizmente, esse efeito colateral da doação de sangue às vezes raramente é percebido. A maioria das pessoas presume que a anemia por deficiência de ferro ocorre quando seu corpo não tem sangue, não ingere alimentos que contenham ferro em quantidade suficiente ou porque você tem um histórico de distúrbios digestivos. Na verdade, doadores de sangue muito frequentes também podem desencadear essa condição.
É por isso que é importante prestar atenção à frequência com que você doará sangue. Não se esqueça de prestar atenção ao seu estado de saúde antes e depois de doar sangue. Não deixe que a doação de sangue realmente piore sua saúde.
Como lidar com os efeitos colaterais da doação de sangue?
Você precisa consumir uma fonte de ferro para evitar os efeitos colaterais da doação de sangue de acordo com seu tipo de sangue. Os itens a seguir são boas fontes de ferro para o seu corpo:
- Fígado (frango, cordeiro)
- Sardinhas
- Carne bovina
- Carne de ovelha
- Ovos de galinha)
- Pato
- Salmão
- Saber muito
- Tempe
- Sementes de abóbora (pepitas) e sementes de girassol
- Nozes, especialmente castanha de caju e amêndoas
- Cereais integrais, como aveia ou muesli, pão integral, arroz integral, espinafre e quinua
- Legumes como couve, brócolis, espinafre e feijão verde
Além disso, citado na Mayo Clinic, você precisa seguir as etapas abaixo para evitar os efeitos colaterais da doação de sangue:
- Beba mais líquidos até o dia seguinte após doar sangue
- Se sentir tonturas, deite-se com os pés para cima até se sentir melhor
- Mantenha a bandagem no braço e espere cinco horas
- Se você sentir sangramento após remover o curativo, pressione a área e levante o braço até que o sangramento pare
- Se ocorrer sangramento ou hematoma sob a pele, aplique uma compressa fria na área periodicamente por 24 horas
- Se seu braço doer, tome um analgésico, como paracetamol
- Evite tomar aspirina ou ibuprofeno nas primeiras 24 a 48 horas após doar sangue
Entre imediatamente em contato com o profissional de saúde que o trata se você se esquecer de contar sobre sua condição de saúde ou se tiver problemas após a doação.
Então, quantas vezes, idealmente, devo doar sangue?
A pessoa média pode doar sangue a cada 3-4 meses e máximo 5 vezes em 2 anos . A Cruz Vermelha Indonésia (PMI) também concordou e disse que a doação de sangue deveria ser feita regularmente pelo menos uma vez a cada três meses.
Três meses é tempo suficiente para um doador produzir novos glóbulos vermelhos. Portanto, todos podem doar sangue pelo menos 4-5 vezes por ano para evitar os efeitos negativos.
Mesmo assim, nem todos podem doar sangue com a frequência recomendada. O motivo é que a frequência com que uma pessoa pode doar sangue depende de seu estado geral de saúde no momento da doação. Você só pode doar sangue se atender aos requisitos especificados para doação de sangue.