Sinais e sintomas da malária que você não deve ignorar

A malária não é uma doença que pode ser subestimada. Porque estima-se que a doença causada por picadas de mosquito mata cerca de 400.000 pessoas todos os anos. A malária não pode ser subestimada porque se desenvolve muito rapidamente quando começa a infectar o corpo humano, mesmo se não for tratada imediatamente pode ser fatal. Portanto, é importante que você compreenda bem quais são os sinais e sintomas da malária que deve estar atento.

O que causa a malária?

A malária é uma doença mortal que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais, onde o clima é quente o suficiente para facilitar o desenvolvimento do parasita da malária.

A causa da malária é uma infecção parasitária Plasmodium de picadas de mosquito Anopheles mulher infectada.

Quando um mosquito pica um ser humano, o parasita é transmitido e entra na corrente sanguínea, onde eventualmente se reproduz.

Uma vez maduro, o parasita entra na corrente sanguínea e começa a infectar os glóbulos vermelhos humanos. O número de parasitas nas células vermelhas do sangue continuará a aumentar em um intervalo de 48-72 horas.

Após ser infectado por uma picada de mosquito, os sintomas aparecerão (período de incubação) cerca de 7 a 30 dias depois. Período de incubação de cada tipo plasmódio pode ser diferente.

Na verdade, existem muitos tipos Plasmodium que pode causar malária. No entanto, em áreas do Sudeste Asiático, Malásia e Filipinas, este tipo de Plasmodium Os mais encontrados são Plasmodium knowlesi.

O rápido desenvolvimento do parasita faz com que esse tipo de malária possa causar deficiência de órgãos e até a morte.

A malária não pode ser transmitida de pessoa para pessoa, embora em alguns casos possa ser transmitida sem mosquitos.

Por exemplo, o vírus é transferido de mulheres grávidas para o feto, devido a procedimentos inadequados de transfusão de sangue e ao uso de agulhas compartilhadas.

Quais são os sinais e sintomas da malária?

O principal sintoma da malária é uma febre alta que causa calafrios e tem sintomas semelhantes aos da gripe.

Os sintomas da malária podem ser agrupados em 2 categorias, a saber:

1. Malária não complicada (malária leve)

A malária leve geralmente causa sintomas leves, mas não prejudica a função dos órgãos.

No entanto, esses sintomas podem se transformar em malária grave se não for tratada imediatamente ou se você tiver um sistema imunológico comprometido.

De acordo com o site do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC), os sintomas da malária não complicada geralmente duram de 6 a 10 horas.

No entanto, às vezes os sintomas duram mais e podem ser ainda mais complicados.

A razão é que às vezes os sintomas que ocorrem são muito semelhantes aos da gripe, de modo que pode levar a um diagnóstico incorreto da doença.

Se você tiver malária leve, os seguintes sintomas irão se desenvolver:

  • O corpo sente uma sensação de frio e arrepios
  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Nausea e vomito
  • Convulsões, geralmente ocorrem em jovens com malária
  • Suores corporais acompanhados de fadiga
  • Dor no corpo

2. Malária severa

Os sintomas da malária grave são geralmente evidenciados por resultados clínicos ou laboratoriais que mostram sinais de função de órgão vital prejudicada e vários outros sintomas, tais como:

  • Febre alta acompanhada de calafrios fortes
  • Tendo a consciência prejudicada
  • Tendo uma convulsão
  • Tem problemas respiratórios
  • O aparecimento de anemia grave
  • Experimentando disfunção de órgão vital
  • Falência renal
  • Colapso cardiovascular
  • Níveis baixos de açúcar no sangue (geralmente ocorre em mulheres grávidas)

Quando devo consultar um médico?

Como você já sabe, essa malária pode se desenvolver muito rapidamente.

Recomendamos que, se você ou um membro de sua família apresentar algum dos sinais de doença mencionados acima, procure atendimento médico imediato o mais rápido possível.

Especialmente se esses sintomas aparecerem em bebês, crianças pequenas e mulheres grávidas, porque os sintomas da malária se tornarão muito graves nos três grupos.

Sem exceção para aqueles que vivem em áreas com poucos casos de malária, mas viajaram de áreas com risco de malária.

Se depois de retornar da área você tiver febre alta, apesar de tomar medidas de prevenção da malária e de tomar medicamentos antimaláricos regularmente, você ainda deve consultar seu médico.

Como diagnosticar os sintomas da malária?

O processo de verificação da malária não é fácil. O motivo é que essa doença costuma apresentar sintomas semelhantes a outras doenças infecciosas, como a gripe.

Portanto, é importante que o médico conheça o histórico médico, o histórico de viagens, os sintomas experimentados e os resultados do exame físico do paciente.

Para obter um diagnóstico mais preciso, o paciente também deve passar por vários testes laboratoriais adicionais.

Os exames laboratoriais geralmente exigem uma amostra do seu sangue para ver se os parasitas estão presentes Plasmodium.

A seguir estão os tipos de exames de sangue recomendados para investigações de malária:

  • Teste de diagnóstico rápido (teste de diagnóstico rápido): para ver se há proteínas ou antígenos no sangue. Esses antígenos indicam a presença de parasitas no sangue.
  • Teste de sangue microscópico: Com este teste, os médicos podem ver que tipo de parasita da malária está infectando o corpo.
  • Verificação geral (hemograma completo): visa verificar se existem doenças ou infecções adicionais, como a anemia. Quem sofre de malária está sujeito à anemia porque essa infecção pode danificar os glóbulos vermelhos.

Além dos tipos de exames de sangue acima, seu médico também pode recomendar exames de função renal ou hepática.

O objetivo é verificar se essa doença está crescendo e interfere no funcionamento de outros órgãos do corpo.

O diagnóstico adequado dos sintomas da malária pode ajudar a prevenir o agravamento da doença.

Além disso, os resultados do diagnóstico também podem ajudar o médico a determinar que tipo de tratamento da malária é apropriado para sua condição.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌