Existem algumas pessoas que não se sentem amadas pelo parceiro apenas porque raramente ouvem palavras "Eu te amo". Existem também aqueles que não têm certeza se seu parceiro os ama de verdade só porque eles não passam muito tempo juntos. Antes de pensar assim, você deve entender que todo mundo tem uma linguagem do amor, ou seja, uma forma diferente de expressar e interpretar o amor.
Se seu parceiro raramente expressa seus sentimentos, isso não significa que você não seja amado. Talvez a linguagem do amor de você e de seu parceiro não seja a mesma. Então, quais são as linguagens do amor que uma pessoa pode ter? É importante que todos comuniquem sua linguagem do amor ao parceiro?
A importância de comunicar a linguagem do amor com seu parceiro
Claro que você sabe, a comunicação é uma base importante na construção de um relacionamento saudável. Portanto, comunicar todas as suas necessidades e desejos ao seu parceiro é muito importante. Uma dessas necessidades e desejos é a linguagem do amor que eles possuem. Por que é que?
Como mencionado anteriormente, a linguagem do amor de cada pessoa pode ser diferente. Um conselheiro matrimonial dos Estados Unidos (EUA), Gary Chapman, Ph.D., disse que a linguagem do amor pode ser influenciada por fatores parentais e familiares. A maneira como seus pais expressaram amor quando bebê pode influenciar a maneira como você expressa e interpreta o amor por seu parceiro quando adulto.
Como resultado dessa diferença, a linguagem do amor realmente precisa ser comunicada a um parceiro. Ao comunicar isso, você e seu parceiro se sentirão mais amados e valorizados no relacionamento, pois sua família e seus pais os amam. Não só isso, você e seu parceiro acharão mais fácil encontrar e aumentar a felicidade.
Por outro lado, sentir-se menos amado e apreciado pode, na verdade, prejudicar os relacionamentos. Para os casados, isso costuma ser uma fonte de estresse no casamento. Na verdade, não raramente, não comunicar as necessidades e desejos seus e de seu parceiro também pode levar ao divórcio ou à separação.
Cinco linguagens do amor que você precisa saber
Além disso, Gary Chapman escreveu um livro intitulado “As cinco linguagens do amor”Ao descrever como as pessoas expressam e recebem amor. Gary diz que a linguagem do amor que você comunica a uma pessoa pode não ser recebida da mesma forma por outra.
Para descobrir qual linguagem você ou seu parceiro usam para expressar e receber amor, considere as cinco linguagens do amor de acordo com Gary Chapman abaixo.
1. Palavras de afirmação (palavras e elogios)
Palavras como “Eu te amo” ou “Você está tão linda nesse vestido” parecem simples. No entanto, para aqueles de vocês que expressam amor dessa forma, o poder dessas palavras é imenso. Por outro lado, palavras insultuosas ou rudes também terão um grande impacto sobre você.
Newberg e Waldman, em seu livro intitulado Palavras podem mudar seu cérebro: 12 estratégias de conversação para construir confiança, resolver conflitos e aumentar a intimidade, menciona que palavras positivas não servem apenas para expressar amor, mas podem melhorar o funcionamento do cérebro. Na verdade, falar e ouvir palavras positivas com mais frequência do que negativas pode ativar o centro motivacional do cérebro, que pode encorajá-lo a realizar ações positivas com mais frequência.
Se você tem essa linguagem do amor, talvez não espere receber presentes com frequência de seu parceiro ou ser pego quando viaja. Isso ocorre porque você realmente prefere ouvir palavras doces de seu parceiro.
2. toque físico (toque físico)
O toque físico é a primeira linguagem que os humanos usam para se comunicar. Este método também tem um papel importante no desenvolvimento social e no comportamento humano. Na verdade, estudos descobriram que crianças sem contato físico e emocional correm maior risco de problemas comportamentais, emocionais e sociais à medida que amadurecem.
Um estudo realizado por Gulledge e Shahmann também descobriu que o contato físico com um parceiro é benéfico para criar e fortalecer relacionamentos românticos. Também com o toque físico, acredita-se que os conflitos que ocorrem nos casais sejam mais facilmente resolvidos.
Portanto, não é de admirar que muitas pessoas expressem seu amor por meio do toque. Se você tem essa linguagem do amor, acariciar sua cabeça, dar as mãos, esfregar suas costas, beijar ou abraçar seu parceiro pode ser sua maneira de demonstrar seu amor. Por outro lado, você pode se sentir magoado se seu parceiro se afastar ou ignorá-lo quando você tentar tocá-lo.
3. Atos de serviço (açao)
Outra maneira pela qual uma pessoa pode se sentir amada e expressar amor é por meio de uma ação real, ou seja, fazendo algo pelo bem de um parceiro. Geralmente é propriedade de alguém que tem dificuldade em expressar amor em palavras. Você pode preferir levar seu parceiro para fazer compras durante horas, em vez de dizer: "Eu te amo".
Para as pessoas cuja linguagem do amor é na forma de ações, ser ajudado por um parceiro é muito mais importante do que ser elogiado ou motivado com palavras. Por exemplo, você está sendo perseguido prazo final profissão. Nesse momento, você precisa de um parceiro para ajudá-lo a comprar comida, em vez de encorajá-lo por meio de palavras.
Vice-versa, você pode frequentemente ajudar seu parceiro a limpar a casa como uma forma de amor por ele. Nesse tipo de pessoa, a pessoa se sentirá muito amada e apreciada quando seu parceiro fizer algo, e magoada se seu parceiro for preguiçoso.
4. Dando presentes (dando presentes)
Muitas vezes, os presentes são símbolos de expressão de amor. Muitas pessoas estão até dispostas a dar presentes, independentemente do custo do item. Na verdade, para as pessoas que expressam e interpretam o amor por meio de presentes, não é o preço ou o valor dos bens que importa. O importante a lembrar é o seu esforço para pensar em um presente único e pessoal Faça.
Por exemplo, você está saindo da cidade. Trazer presentes de sua comida favorita sozinho faz o casal feliz. Para ele, é um sinal de que você se lembra dele e faz com que seu parceiro se sinta especial. Por outro lado, se você se esquecer de comemorar seu aniversário com seu parceiro ou escolher o presente errado, isso realmente fará com que seu parceiro fique magoado e não seja apreciado.
Dr. Jeral Kirwan, psicólogo da Universidade Ashford, nos Estados Unidos, sugerem que há uma vantagem psicológica ou emocional entre quem dá e quem recebe o presente. Dr. Jeral também menciona que dar presentes pode aumentar a sensação de satisfação, fortalecendo o relacionamento.
5. Tempo de qualidade (Passar tempo juntos)
A ocupação muitas vezes faz com que os casais raramente se vejam. Essa condição geralmente faz com que os casais se separem por não poderem passar um tempo de qualidade juntos. Se a principal linguagem do amor do seu parceiro é um tempo de qualidade, então ele só quer que vocês passem algum tempo juntos, como sentados no sofá juntos e conversando um sobre o outro.
Esse tempo de qualidade pode ser um sinal de que você dá total atenção ao seu parceiro. Na verdade, conforme relatado pela página Campus Global da Universidade do Arizona, os benefícios de um tempo de qualidade também podem ser obtidos em relacionamentos não românticos, como com amigos.
Pessoas que priorizam tempo de qualidade realmente não precisam de presentes ou elogios. Eles também podem não dar muita importância a ações como ser pego. O que importa é o seu esforço para estar presente com ele.