A catarata é uma das doenças oculares degenerativas (devido à idade) mais comuns. Na idade de aproximadamente 60 anos, geralmente a catarata começa a se formar naturalmente devido ao processo de envelhecimento. No entanto, você sabia que a catarata também pode ser causada por outras coisas? A catarata devido a certas causas pode até atacar crianças. Com mais detalhes, vamos examinar as cinco causas da catarata nos olhos a seguir.
Como a catarata é formada?
A catarata aparece na lente do olho, uma estrutura transparente e cristalina que fica logo atrás da pupila. Essa parte do olho funciona como uma lente de câmera, focalizando a luz na retina na parte de trás do olho, onde a imagem é gravada. A lente também ajusta o foco do olho, o que nos permite ver as coisas claramente, tanto de perto quanto de longe.
As lentes são feitas de água e proteína. Essas proteínas são organizadas de tal forma que tornam as lentes do olho coloridas para permitir a passagem da luz.
No entanto, algumas proteínas podem se agrupar e começar a formar uma nuvem turva que cobre o cristalino. Isso evita que a luz entre no olho e reduz a nitidez da imagem que vemos.
Com o tempo, a névoa de proteína pode se expandir para cobrir a maior parte do cristalino, dando-nos uma visão turva ou turva. Isso é chamado de catarata. A causa da formação de catarata geralmente é a idade.
A catarata geralmente leva anos para se desenvolver. No início, você pode não sentir nenhum sintoma. Somente quando a condição piorar, você começará a sentir os sintomas da catarata, como:
- Visão diminuída à noite
- Visão turva se a luz ao seu redor for muito brilhante
- As cores que você vê parecem mais claras do que o normal
- Círculos de luz branca brilhante (halo) aparecem à sua vista
- Não aguento o brilho
- Sua visão fica amarelada ou marrom
O que causa catarata?
Em muitos casos, a causa da catarata é o processo de envelhecimento. Essa condição pode começar quando você tem 40-50 anos e pode piorar por volta dos 60 anos.
No entanto, na verdade, a catarata também pode ocorrer em uma idade jovem, por volta dos 30 anos. O fenômeno da catarata em uma idade jovem também é conhecido como catarata de início precoce.
Ou seja, existem outras causas que podem fazer com que você tenha catarata. A seguir estão algumas das condições que causam catarata:
1. Diabetes
Pessoas com diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, devem ter muito cuidado ao controlar o açúcar no sangue. O açúcar elevado no sangue não controlado pode levar a várias complicações, incluindo catarata no olho.
Citado pela American Optometric Association, as pessoas com diabetes têm um risco maior de catarata do que as pessoas em geral.
O açúcar elevado no sangue não controlado pode causar estresse oxidativo (muitos radicais livres) no corpo, incluindo os olhos. Isso pode danificar o cristalino do olho, levando à catarata.
Além disso, no cristalino há também uma enzima que converte o açúcar em sorbitol. O sorbitol que se acumula pode causar alterações nas proteínas, fazendo com que o cristalino fique turvo e apareçam cataratas.
2. Trauma
Outra causa da catarata é o trauma físico. O trauma em si pode ocorrer se você sofrer uma lesão devido a impacto, punção ou pressão excessiva na área da cabeça e dos olhos.
Trauma ocular por impacto, punção ou pressão pode causar danos ao tecido do cristalino dentro do olho. Esse dano pode aumentar o risco de desenvolver catarata.
3. Congênita (catarata congênita)
Como o nome indica, as cataratas congênitas são cataratas que aparecem desde o nascimento. No entanto, a catarata em crianças também pode se formar durante a infância ou adolescência. Isso é chamado catarata infantil .
A catarata congênita pode ocorrer devido a doenças genéticas ou à presença de doenças infecciosas durante a gravidez. Vários tipos de infecções foram registrados para afetar o cristalino do olho do feto, incluindo o vírus da rubéola, o parasita do toxoplasma, o citomegalovírus, o vírus varicela-zóster que causa a varicela e o vírus herpes simplex.
4. Galactosemia
A galactosemia é uma doença hereditária que torna o corpo do bebê incapaz de converter a galactose, um composto especial dos carboidratos, em glicose. Como resultado, a galactose se acumula no sangue.
A galactose será convertida em galactitol, onde ambos se acumularão no cristalino do olho. O acúmulo dos dois atrairá água para a lente do olho. Se não for tratada imediatamente, a lente do olho ficará turva e causará catarata.
Entre os bebês com galactosemia, cerca de 75% desenvolverão catarata em ambos os olhos, mesmo nas primeiras semanas desde o nascimento.
5. Toxocaríase
A toxocaríase é uma infecção de lombriga do tipo Toxocara que é transmitida de animais para humanos. Essas lombrigas geralmente vêm de cães ou gatos. Embora rara, a toxocaríase também pode ocorrer porque você come carne animal mal cozida, especialmente cordeiro ou coelho.
Esses vermes perigosos podem se mover e colocar ovos no corpo humano. Depois disso, esses vermes se espalham para vários órgãos do corpo humano, incluindo os olhos, e causam catarata.
Você precisa saber as causas da catarata acima para determinar o tratamento correto da catarata. Você também pode tomar medidas para prevenir a catarata, de acordo com a causa.