7 benefícios do óleo de eucalipto branco para a saúde: usos, efeitos colaterais, interações |

O eucalipto é uma planta da Austrália que agora é amplamente cultivada em vários países. O resultado da destilação produzirá óleo de eucalipto, que traz uma miríade de benefícios para a saúde humana. Quais são os benefícios?

Benefícios do óleo de eucalipto para a saúde

Esta árvore, de folhas ovais, é usada há muito tempo como medicamento tradicional para tratar infecções e feridas na pele. Seu uso também é bastante complicado porque depois de extraído por destilação, é preciso diluí-lo antes de usá-lo como medicamento.

Aqui estão alguns dos benefícios do óleo de eucalipto para a saúde.

1. Alivia problemas respiratórios

Um dos benefícios do óleo de eucalipto que a maioria das pessoas sente é que ele pode aliviar problemas respiratórios. Começando com tosses, resfriados, dores de garganta e sinusite, o óleo de eucalipto pode ser superado.

O óleo de eucalipto tem potencial antibacteriano, antifúngico, antimicrobiano, antiviral, antiinflamatório e descongestionante, sendo um bom e necessário ingrediente na fabricação de medicamentos relacionados aos problemas respiratórios.

Um estudo publicado por Laringoscópio 2004 mostrou que o eucalipto destilado em óleo pode tratar a sinusite não bacteriana.

Pacientes que sofrem de sinusite não bacteriana podem se recuperar mais rapidamente quando recebem medicamentos contendo este extrato de árvore.

A inalação de vapores de óleo de eucalipto ou a aplicação no tórax e na garganta podem aliviar resfriados e congestão nasal.

Isso ocorre porque o conteúdo antibacteriano do óleo de eucalipto pode eliminar bactérias no trato respiratório.

Além disso, o vapor de óleo de eucalipto também é um descongestionante que pode ajudar a reduzir a congestão nasal e os sintomas de bronquite.

Na verdade, por causa desses benefícios, você também pode encontrar eucalipto em pastilhas para tosse e em inaladores.

Para pessoas com asma, a aplicação de óleo de eucalipto no peito pode ter um efeito calmante na garganta, podendo alargar o trato respiratório.

Isso permite que mais oxigênio flua para os pulmões para que a respiração possa prosseguir normalmente. As propriedades antiinflamatórias do eucalipto também desempenham um papel no alívio dos sintomas da asma.

Fazer gargarejos com óleo de eucalipto misturado com água morna de forma consistente também é capaz de tratar dores de garganta.

Por causa dos benefícios que pode produzir, não é de admirar que muitos medicamentos, como remédios para tosse e resfriado, contenham óleo.

2. Aliviar a dor nas articulações

A pesquisa mostra que o óleo de eucalipto pode ajudar a aliviar a dor nas articulações. Na verdade, alguns cremes ou pomadas que atuam no alívio da dor da osteoartrite e da artrite reumatóide contêm eucalipto.

O eucalipto possui propriedades analgésicas e antiinflamatórias. O uso de óleo de eucalipto é recomendado para aqueles que sofrem de reumatismo, dores nas costas, entorses, rigidez muscular, dores e dores nos nervos.

Aplicar óleo de eucalipto nas articulações ou músculos doloridos e massagear suavemente pode ajudar a reduzir a pressão e a dor nessas articulações e músculos.

Isso ocorre porque o óleo de eucalipto tem um efeito relaxante no sistema nervoso e nos músculos. O óleo de eucalipto pode aumentar o fluxo sanguíneo para a área dolorida, reduzindo assim a inflamação.

3. Protege você de insetos e pulgas

O cheiro forte de óleo de eucalipto pode desencorajar os insetos de se aproximarem dele. Você pode aplicá-lo na pele e os insetos, incluindo os mosquitos, ficarão longe de você.

Isso pode prevenir doenças causadas por picadas de mosquitos, como a dengue.

Além de repelir insetos, o óleo de eucalipto também é útil para repelir os piolhos do cabelo. Aplicar algumas gotas de óleo de eucalipto no cabelo com piolhos pode ser uma solução melhor.

4. Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

O óleo de eucalipto pode ser um remédio para diabéticos porque pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue.

No entanto, não foi comprovado cientificamente como este óleo de eucalipto pode controlar ou reduzir os níveis de açúcar no sangue em diabéticos.

Algumas suposições afirmam que o óleo de eucalipto pode funcionar como um vasodilatador que pode melhorar a circulação sanguínea no corpo, portanto, isso é benéfico para pacientes diabéticos que geralmente têm má circulação sanguínea.

5. Atendimento odontológico

O óleo de eucalipto pode ser usado para tratar os dentes. O óleo de eucalipto pode aliviar cáries, placas nos dentes, gengivite (inflamação das gengivas) e outras infecções dentais causadas por germes.

Isso ocorre porque o óleo de eucalipto é um antimicrobiano que pode proteger os dentes do crescimento microbiano. Portanto, o óleo de eucalipto também é freqüentemente encontrado em enxaguatórios bucais, pastas de dente e outros produtos de saúde bucal.

Pesquisa publicada por Journal of Periodontology mostraram que o óleo de eucalipto não apenas mata bactérias nocivas na boca, mas também reduz a quantidade de placa bacteriana nos dentes. O óleo de eucalipto também pode reduzir o mau hálito e o sangramento nas gengivas.

6. Cicatrização de feridas

O óleo de eucalipto contém ingredientes ativos como citronelol, citronelal e 1,8-cineol, que o tornam um antibacteriano.

Aplicar óleo de eucalipto na área ao redor da ferida pode proteger feridas abertas ou áreas irritadas de infecções causadas por micróbios e exposição ao ar.

Com esse conteúdo, o óleo de eucalipto costuma ser adicionado a alguns produtos de gesso para tratar infecções ou feridas na pele.

Além disso, muitos cremes para curar feridas contêm eucalipto.

7. Reduz as bactérias intestinais

Usado não apenas como cicatrizante de feridas, os benefícios do óleo de eucalipto também são úteis para os órgãos digestivos humanos, especialmente os intestinos.

O óleo de eucalipto é um dos vermífugo, que é um antiparasitário que pode matar vermes no intestino sem danificar o órgão.

Isso é evidenciado por um estudo de 2010 da Índia, que mostrou que beber óleo de eucalipto pode reduzir as bactérias.

Mesmo assim, mais pesquisas ainda são necessárias para saber se há efeitos colaterais do consumo desse óleo de eucalipto.