Você pode pensar que medir a cintura é apenas para comprar uma camisa ou calça nova. Na verdade, o tamanho da circunferência da cintura pode ser uma medida das condições de saúde. Confira uma maneira simples de medir a circunferência da cintura em casa.
A importância de saber o tamanho da circunferência da cintura
Medir a circunferência da cintura é uma forma de descobrir se o corpo tem excesso de gordura abdominal ou não.
O tamanho da cintura também é um indicador do acúmulo de gordura que reveste o coração, os rins e a digestão. Ou seja, você também pode descobrir se o corpo está obeso ou não dessa forma.
Independentemente de sua altura e peso, ou índice de massa corporal (IMC), a medida normal da circunferência da cintura geralmente está abaixo da figura a seguir.
- Homens: 90cm
- Mulheres: 80cm
Você também pode estar em risco de saúde e precisar consultar um médico quando sua circunferência da cintura atingir um número abaixo.
- Homens: 102 cm ou mais
- Mulheres: 88 cm ou mais
A relação entre circunferência da cintura e saúde
A circunferência da cintura que excede o limite normal pode afetar o armazenamento de gordura e o peso. Quando ocorre o acúmulo de gordura no abdômen, você pode correr o risco de contrair várias doenças, como:
- doença cardíaca,
- Diabetes tipo 2,
- Câncer,
- AVC, e
- obesidade.
Por isso, é recomendável medir regularmente o tamanho da cintura para saber se precisa ou não de perder peso. Na verdade, a circunferência da cintura pode ser uma forma de ver se uma pessoa é centralmente obesa ou não.
A obesidade central é o excesso de gordura no abdômen, geralmente caracterizado por um estômago distendido. Essa condição tende a ser mais perigosa do que a obesidade em geral.
No entanto, como medir a circunferência da cintura em casa só pode ser usado como uma ferramenta de triagem, não como resultado de um diagnóstico definitivo de problemas de obesidade.
Como medir a circunferência da cintura
Depois de saber a importância de medir a circunferência da cintura, primeiro identifique como medir a circunferência da cintura com facilidade. O objetivo é entender se é necessário reduzir o tamanho do corte para evitar o acúmulo de gordura.
Abaixo estão os itens a serem considerados ao medir a circunferência da cintura, relata o CDC.
- Tente não usar roupas que cubram a cintura ou a barriga.
- Pegue uma fita métrica e fique de frente para o espelho.
- Coloque a fita métrica em volta da cintura (parte inferior da barriga), logo acima dos ossos do quadril.
- Respire normalmente.
- Tente manter a faixa apertada na cintura, mas sem pressionar contra a pele.
- Meça sua cintura logo após expirar.
Como reduzir a circunferência da cintura
Se a circunferência da cintura estiver acima da faixa normal, pode ser necessário reduzir a circunferência. Dessa forma, você pode reduzir o risco de várias doenças crônicas, como obesidade e doenças cardíacas.
A chave principal para reduzir a cintura é ter um estilo de vida saudável. Várias maneiras de reduzir a circunferência da cintura não são muito diferentes das dicas para queima de gordura em geral.
1. Reduza a ingestão de calorias
Uma maneira de diminuir a cintura é fazer uma dieta de baixa caloria. Você também precisa queimar mais calorias que entraram no corpo. Algumas dicas para reduzir a ingestão de calorias incluem:
- comece a contar as calorias dos alimentos,
- escolha uma refeição de baixa caloria que satisfaça, e
- não se esqueça de fazer exercícios.
Essas etapas pelo menos ajudam a evitar que você coma demais, o que certamente pode atrapalhar sua circunferência da cintura.
2. Aumente a ingestão de proteínas e fibras
Aplicar o método de medição da circunferência da cintura não é suficiente para prevenir o risco de várias doenças. Você precisa equilibrar isso com uma dieta saudável, como aumentar a ingestão de proteínas e fibras.
Proteínas e fibras fazem você comer menos porque você se sente mais satisfeito ao longo do dia. Existem também várias maneiras saudáveis de adicionar proteínas e fibras à sua dieta, a saber:
- café da manhã com uma fonte rica em proteínas
- limitar o leite e produtos lácteos, e
- Escolha fontes de proteínas e carboidratos que sejam boas para a saúde.
3. Evite certos alimentos
Evitar certos alimentos acabou sendo uma chave importante para aumentar a gordura na cintura e no abdômen. Alguns alimentos a evitar porque podem ter um impacto na circunferência da cintura incluem:
- carboidratos refinados, como pão branco,
- alimentos e bebidas doces,
- refrigerantes e
- bebidas alcoólicas.
Se sentir fome e não for hora de comer, experimente beber uma garrafa d'água para controlar a fome.
4. Pratique exercícios regularmente
Uma alimentação saudável não conseguirá reduzir o tamanho da cintura se não for acompanhada de atividade física. Existem também vários tipos de exercícios que são bons para a queima de gordura em geral, incluindo:
- ginástica rítmica com bambolê,
- Movimentos de Pilates também
- participe de exercícios aeróbicos que envolvam torcer a cintura.
5. Durma o suficiente
O tempo de sono às vezes é subestimado por algumas pessoas. Na verdade, dormir o suficiente é importante para queimar a gordura corporal geral, que tem impacto na circunferência da cintura.
Dormir de 7 a 8 horas à noite ajuda a reduzir a produção de hormônios que controlam o apetite. Além disso, a gordura será queimada e o corpo construirá músculos enquanto você dorme.
Saber medir a circunferência da cintura é tão importante quanto o índice de massa corporal.
Se o tamanho da cintura ultrapassar o limite razoável, converse com seu médico para entender qual é a solução certa para superar isso.