Nova pandemia normal de COVID-19 e seus efeitos |

Leia todos os artigos de notícias sobre o coronavírus (COVID-19) aqui.

Nos últimos meses, nossa vida diária mudou muito. Desde COVID-19 foi declarada uma pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos novos hábitos que vivemos e lentamente se tornam normais, ou chamados novo normal.

Novo normal é um momento em que você está disposto a se adaptar e viver a nova ordem por muito tempo. Depois que o PSBB for retirado, a vida voltará ao normal? Ou vamos nos acostumar com as mudanças e seguir em frente novo normal ?

Estado novo normal devido à pandemia COVID-19

Desde março de 2020, o governo indonésio implementou restrições sociais em grande escala (PSBB) como um esforço para nivelar a curva do número de casos de infecção por COVID-19.

O aplicativo causou muitos efeitos psicológicos devido às mudanças forçadas na vida social devido à pandemia COVID-19. Muitas pessoas começam a viver em um período de transição, onde a maioria tem dificuldade em acompanhar essas mudanças rápidas.

Os trabalhadores precisam se adaptar ao trabalho em casa. Os vendedores mudam as barracas da loja para a plataforma conectados. Os jovens que passam muito tempo em cafés devem ficar em casa.

Muitos casais cancelaram seus casamentos em um esforço para evitar a propagação do vírus corona. Casar-se sem uma festa que antes era incomum parece normal.

Da mesma forma, outras coisas que parecem pequenas estão lentamente se tornando um hábito, como lavar as mãos com sabonete, usar uma máscara ou trocar de roupa imediatamente e tomar um banho ao chegar em casa depois de viajar.

Se acostumar com a vida novo normal isso pode ser chamado de necessidade. Isso também leva em consideração que o antídoto para a vacina COVID-19 ainda não foi encontrado.

Mesmo que o PSBB seja levantado ou relaxado, ainda temos que tomar precauções para evitar a propagação do coronavírus. Todos parecem ter que viver uma nova vida segura para interagir, trabalhar e realizar as rotinas diárias.

Psicólogo clínico que também é o autor do livro A psicologia da pandemia Steven Taylor menciona que podemos realmente não voltar à normalidade.

Segundo ele, psicologicamente vamos nos acostumar a nos proteger do risco de infecções e nos sentir seguros com esse novo estilo de vida.

Talvez alguns de nós ainda sejam difíceis de aceitar e se adaptar à situação. Outros ainda buscam formas de realizar suas atividades de forma otimizada, implementando o distanciamento físico recomendado.

Não precisa se preocupar se você não se adaptou a novo normal Isso ocorre porque ainda estamos no meio de uma guerra contra a pandemia COVID-19.

“A maneira como você se adapta vai melhorar com o tempo. A maioria das pessoas encontrará uma maneira de lidar com isso e seguir em frente ", disse o presidente da associação psiquiátrica americana, Joshua Morganstein.

Estágios psicológicos aos quais nos acostumamos novo normal

Como nos adaptamos lentamente às circunstâncias novo normal devido à pandemia COVID-19?

A psiquiatra americana Elizabeth Kubler-Ross descreve essa condição como semelhante ao luto. Aqui estão os cinco estágios psicológicos.

  1. Rejeição da situação. Este estágio envolverá evasão, confusão, choque ou medo.
  2. Zangado com o que aconteceu. Este estágio envolverá sentimentos de frustração, irritação e ansiedade.
  3. Barganhar ou lutar para descobrir o significado do que está acontecendo. Nesta fase, é necessário chegar a um acordo para resolver quaisquer sentimentos de arrependimento ou culpa.
  4. Depressão. Esse estágio pode levar a sentimentos de opressão, desamparo ou isolamento.
  5. Recepção. Nesta fase, a pessoa alcançará um sentimento de calma e aceitação da situação. Além disso, a aceitação da situação também faz com que a mente comece a trabalhar e a descobrir o que fazer a seguir para se adaptar à situação.

Cansado do distanciamento social e da quarentena em casa? Experimente estas 6 atividades, vamos lá!

Quando uma pessoa atinge o estágio de aceitação nas novas condições da pandemia COVID-19, ela estará mais disposta a aceitar novo normal na vida dele.

O futuro desta pandemia é imprevisível. A ansiedade e o estresse aumentam, mas o altruísmo ou a generosidade também são comuns.

Muitos indivíduos e grupos oferecem assistência mútua, o que torna a aceitação das condições novo normal Devido à pandemia de COVID-19, está ficando mais fácil.