Os bebês, especialmente os recém-nascidos, são muito suscetíveis a problemas de pele porque sua pele ainda é muito sensível. Então, quais são as doenças de pele mais comuns em bebês e como lidar com elas? Como pai, é muito importante entender isso para que a condição da pele do bebê não piore. Confira a seguinte revisão.
Doenças de pele comuns em bebês
Na verdade, as doenças de pele em bebês geralmente são inofensivas e fáceis de tratar em casa. Aqui estão alguns dos problemas de pele mais comuns em bebês.
1. Assaduras
A assadura é uma das doenças de pele mais comuns em bebês. Esta condição é caracterizada por irritação na pele de um vermelho brilhante e coceira na área das nádegas cobertas pela fralda.
A causa da assadura em bebês deve-se às condições das fraldas molhadas e à intensidade das trocas de fraldas, que são muito raras. Isso cria atrito entre a pele do bebê e a fralda de pano, o que pode causar erupções na pele.
A assadura não é uma doença séria, mas não a deixe ir porque pode evoluir para uma infecção por fungos ou uma infecção bacteriana.
Como corrigi-lo:
Use um creme hidratante para bebês que contenha zinco óxido e lanolina para acalmar erupções cutâneas e prevenir o agravamento da irritação. Este creme também ajuda a hidratar e suavizar a pele do bebê.
Certifique-se de manter a área inferior do bebê seca para evitar o reaparecimento de assaduras. Deixe seu bebê por um tempo sem usar fralda ao acordar.
Além disso, certifique-se de que a fralda do bebê não seja muito apertada, mas que se ajuste ao bumbum do bebê. Certifique-se de trocar a fralda de seu filho regularmente. Quando há linhas vermelhas na pele do bebê, é um sinal de que a fralda do bebê está muito apertada.
2. Acne
fonte: NHSAs espinhas em bebês geralmente aparecem nas bochechas, nariz ou testa um mês após o nascimento do bebê. A acne do bebê desaparece por conta própria, geralmente três a quatro meses após o seu aparecimento.
Portanto, você não precisa se preocupar porque a acne só aparece temporariamente. Esta é uma das doenças de pele mais comuns e inofensivas em bebês.
Como corrigi-lo:
Lave o rosto do seu bebê com água e aplique um hidratante especial para tratar a acne em bebês. Evite medicamentos contra acne usados por crianças ou adultos.
Além disso, como a acne adulta, não tente beliscar ou estourar a espinha do bebê, pois isso piorará a acne.
Se a acne continuar a crescer ou não desaparecer após três meses, consulte o médico imediatamente para obter cuidados adequados com a pele do bebê.
3. Eczema
Eczema ou dermatite atópica é uma das doenças de pele mais comuns em crianças. O eczema faz com que a pele do bebê fique seca, vermelha e com coceira. Normalmente, o eczema aparece no rosto, cotovelos, tórax ou braços do bebê.
Esses problemas de pele do bebê são comuns devido a reações alérgicas a sabonetes, loções ou mesmo detergentes para lavar as roupas do bebê.
Como corrigi-lo:
Não há cura para o eczema em bebês. No entanto, geralmente é bem controlado e geralmente desaparece após alguns meses ou anos.
O tratamento mais eficaz é evitar que a pele fique seca e com coceira, bem como evitar os gatilhos que fazem com que a condição se repita.
Use um hidratante de pele para bebês para reduzir a pele seca causada por eczema em bebês e manter a pele do bebê hidratada.
4. Pele seca
A pele seca a escamosa de bebês é uma doença ou problema bastante comum em bebês. Algumas crianças até apresentam pele seca que descasca.
Há muitas coisas que podem causar ressecamento na pele do bebê. Por exemplo, a temperatura do ambiente é seca, quente ou muito fria, fazendo com que a pele perca líquidos.
A causa mais comum de pele seca em bebês é tomar banho ou brincar na água por muito tempo. O sabonete de banho usado também pode causar ressecamento na pele do bebê.
Como corrigi-lo:
Não dê banho no bebê por muito tempo. Após o banho do bebê, você deve criar o hábito de aplicar hidratante para o bebê para que a umidade da pele seja mantida. Além disso, certifique-se de que seu filho receba líquidos suficientes.
Normalmente, a pele seca em bebês desaparece após alguns dias. No entanto, se essa condição incomodar ou deixar o bebê desconfortável, converse imediatamente com um médico. O médico fornecerá o tratamento adequado para essa condição.
5. Hemangiomas
De acordo com a Clínica Mayo, os hemangiomas são marcas de nascença vermelhas brilhantes que aparecem ao nascer. No entanto, esse sinal também pode aparecer nas duas primeiras semanas de vida do bebê.
Os hemangiomas parecem caroços que se formam a partir do excesso de vasos sanguíneos na pele. forma circular ou oval e até 10 cm de tamanho.
Como corrigi-lo:
Os hemangiomas podem desaparecer por conta própria com a idade da criança, mas, em alguns casos, podem causar coceira na pele e fazer o bebê coçar.
Você pode realizar vários tratamentos, como:
- Mantenha longe da luz solar.
- Mantenha a pele do bebê seca.
- Evite usar sabonete se a pele do bebê estiver ferida.
Evite dar banho em seu filho esfregando-o, apenas esfregue suavemente com água morna.
6. Tampa do berço
fonte: NHSCitado do NHS, tampão de berço é um problema de pele em bebês caracterizado por uma erupção vermelha no couro cabeludo que gradualmente se transforma em uma crosta seca, amarela, escamosa e oleosa.
Essa condição também é conhecida como dermatite seborréica e é comum nos primeiros três meses de vida do bebê. O gorro de berço ou dermatite seborréica também pode ocorrer no rosto, orelhas e pescoço.
Esta condição é classificada como segura, não causa coceira e não é contagiosa. No entanto, a presença de crostas na cabeça do bebê às vezes dificulta o crescimento do cabelo.
Como corrigi-lo:
Tampão de berço Ele irá embora por conta própria em algumas semanas ou meses. Você pode lavar o cabelo e couro cabeludo delicadamente com um shampoo especial para bebês.
Use um shampoo especial para bebês que tem uma fórmula especial para peles sensíveis e use uma pomada que pode hidratar a pele do bebê.
7. Urticária
fonte: NHSA urticária é a causa da coceira na pele, caracterizada pelo aparecimento de caroços vermelhos que se alargam, se projetam e se espalham pela pele.
Na linguagem médica, as urticárias são chamadas de urticária. Esta doença de pele em bebês pode atacar o rosto, o corpo, os braços ou as pernas.
Urticária em bebês geralmente ocorre como uma reação alérgica a alimentos, geralmente ovos e leite. Também pode ser devido ao suor esfregar contra a pele.
Urticária não é prejudicial, mas pode fazer o bebê se sentir desconfortável durante o sono ou durante o dia.
Como corrigi-lo:
Se o seu bebê tiver urticária crônica, consulte imediatamente um médico para tratamento adicional. Seu médico pode recomendar um anti-histamínico de prescrição para reduzir os sintomas.
8. Milia
fonte: NHSCerca de metade de todos os recém-nascidos desenvolve pequenas manchas brancas na face chamadas milia.
Embora incluído no problema ou doença de pele em bebês, isso não precisa ser tratado porque passa por conta própria após alguns meses.
Citando o Medlineplus, a milia ocorre quando as células mortas da pele ficam presas em pequenas bolsas na superfície da pele e da boca.
Se o problema de pele do seu bebê não passar e persistir por muito tempo, isso te preocupa, vá ao médico imediatamente.
O médico pode descobrir qual é a causa exata e encontrar o tratamento certo para milia de acordo com a condição do seu filho.
Como corrigi-lo:
Esta doença de pele é bastante comum em bebês e irá realmente desaparecer em duas semanas. No entanto, se ficar desconfortável, você pode usar uma compressa quente na área onde ocorre a mília.
Se feito regularmente, é provável que as manchas brancas do bebê sequem e descasquem por conta própria.
9. Impetigo
Essas condições incluem doenças infecciosas de pele comuns em bebês. Geralmente se espalha em partes do corpo ou rosto, como nariz, bochechas e sob os olhos.
O impetigo é causado por um dos dois tipos de bactéria que entram no corpo do bebê por meio de um corte na pele.
O impetigo ocorre em duas formas:
- Bolhoso em forma de bolhas cheias de líquido que deixa uma crosta fina.
- Os não-bolhos são úlceras amarelas de pele espessa rodeadas por uma pele avermelhada.
Como superar
Alguns casos de impetigo em bebês desaparecem por conta própria em duas a três semanas, sem a necessidade de tratamento.
No entanto, se você quiser consultar um médico, geralmente ele prescreverá antibióticos para acelerar a cicatrização em 7 a 10 dias.
Este método também pode reduzir o risco de transmissão para bebês e outras crianças nas proximidades. O tipo de antibiótico administrado pode ser na forma tópica ou potável.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!