A tilápia é um dos peixes de água doce mais consumido pela comunidade. Além do sabor que não é muito peixe, o preço relativamente acessível da tilápia também a torna popular na Indonésia. Mesmo assim, muitos não percebem os benefícios de consumir tilápia. Vamos lá, vamos ver uma revisão do conteúdo nutricional da tilápia que traz benefícios para a saúde corporal!
Teor de nutrientes em peixes tilápia
Os peixes tilápia estavam originalmente nas águas da África do Sul. Mas agora, os peixes tilápia são amplamente cultivados na Indonésia como peixes de água salobra.
Mujair também é um tipo versátil de peixe. Você pode processá-lo fervendo, fritando ou servindo como Pepes para torná-lo mais saboroso.
Por trás de sua utilidade como ingrediente alimentar, a tilápia contém nutrientes que podem ajudar a atender às necessidades de ingestão nutricional diária, proporcionando benefícios para a saúde.
De acordo com os dados de composição de alimentos da Indonésia, o conteúdo nutricional contido em 100 gramas (g) de tilápia frita é:
- Energia: 416 calorias (Cal)
- Proteína: 46,9 g
- Gordura: 23,9 g
- Cálcio: 346 miligramas (mg)
- Fósforo: 654 mg
- Sódio: 54 mg
- Potássio: 278,9 mg
- Retinol (vitamina A): 12 microgramas (mcg)
Pelo conteúdo nutricional, a tilápia é uma fonte de proteína e gordura que é dotada de diversos minerais e vitaminas. Na tilápia, também há ácidos graxos ômega-3 e ômega-6.
Outro tipo de mineral que também complementa a nutrição da tilápia é o selênio, útil para apoiar várias funções dos órgãos do corpo.
Os benefícios da tilápia para a saúde corporal
Todos são incentivados a comer peixe por causa de seus muitos benefícios. O mesmo acontece com a tilápia, que além de ser fácil de processar, tem um sabor delicioso e contém muitos nutrientes.
Depois de saber qual é o conteúdo nutricional da tilápia, saiba mais sobre os benefícios que ela oferece:
1. Construir e fortalecer a massa muscular
Um dos conteúdos nutricionais mais úteis em peixes tilápia é a proteína.
A proteína é necessária ao corpo como combustível para aumentar a massa muscular e óssea, reparar tecidos, facilitar o fluxo de oxigênio por todo o corpo e outros.
Além disso, o alto teor de cálcio nos peixes que vivem em água doce pode fortalecer os ossos. O cálcio também ajuda no processo de contração muscular.
Portanto, comer tilápia ajuda a aumentar a quantidade de proteínas e músculos no corpo para que ele possa funcionar de maneira ideal nas atividades.
2. Manter os níveis de colesterol
Além de ser uma fonte de proteína, outro benefício da tilápia é que ela contém ácidos graxos ômega-3.
Não é segredo que o ômega-3 é um ácido graxo insaturado útil para o corpo.
Omega-3 funciona para aumentar o HDL (colesterol bom). Esses ácidos graxos também podem diminuir os níveis elevados de triglicerídeos no sangue e ajudar a reduzir a inflamação.
No entanto, os ácidos graxos ômega-3 não são produzidos naturalmente pelo corpo. É por isso que é importante obter ômega-3 dos alimentos.
Embora o teor de ômega-3 na tilápia não seja tão alto quanto nos peixes marinhos, comer esse tipo de peixe de água doce ainda é nutritivo para ajudar a manter os níveis de colesterol.
3. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
Com base na Harvard Health Publishing, descobriu-se que o conteúdo de ômega-3 no peixe tilápia é menor do que o ômega-6, que também está contido nele.
Essa descoberta é bastante duvidosa para muitas pessoas se as propriedades da tilápia são boas para o corpo, considerando que o ômega-6 é conhecido como 'gordura ruim'.
Mesmo assim, o ômega-6 ainda pode ser consumido, desde que não seja excessivo. Os ácidos graxos da tilápia também apresentam benefícios importantes para a produção de energia.
Em pessoas com diabetes, o ômega-6 pode ajudar a aumentar a resposta das células musculares à insulina, o hormônio que converte o açúcar do sangue em energia.
4. Fortalecer o sistema imunológico
Um dos conteúdos minerais do peixe tilápia é o selênio.
O selênio é um mineral que pode ajudar o sistema imunológico a funcionar. Existem pelo menos 47 microgramas (mcg) de selênio na tilápia.
O mineral selênio é necessário para que a glândula tireoide funcione de maneira otimizada. Isso é útil para ajudar a absorver os nutrientes dos alimentos e acelerar o metabolismo do corpo.
Além disso, o selênio desempenha um papel na saúde reprodutiva.
É por isso que, quando o corpo ingere o suficiente de selênio, você pode reduzir o risco de câncer de próstata.
5. Seguro para crianças e mulheres grávidas
O baixo teor de mercúrio na tilápia também é um dos benefícios que você pode obter.
Como você provavelmente já sabe, o mercúrio é um metal perigoso.
Comer alimentos que contêm mercúrio corre o risco de causar danos, doenças do trato digestivo e urinário.
A boa notícia é que os peixes tilápia são peixes de água doce que geralmente são criados em aquários ou tanques fechados.
Esse método evita que os peixes sejam expostos a muita poluição, portanto, tendem a ser mais seguros para comer.
Portanto, o peixe tilápia é muito bom comido por crianças e mulheres grávidas porque acredita-se que tenha um teor de mercúrio bastante baixo.
Para que você possa usufruir de todos os benefícios da tilápia, escolha peixes frescos, com textura úmida e cor uniforme em todo o corpo.
Depois disso, guarde-o na geladeira e congelador até que você esteja pronto para cozinhá-lo.
É importante lembrar que você ainda precisa comer tilápia em limites razoáveis para obter os benefícios.