Comer muito, mas ficar magro, por que sim? |

Você pode ter visto alguém que gosta de comer muito, mas ainda é magro. Isso pode indicar que eles têm um metabolismo rápido. No entanto, também existem certas condições médicas que fazem com que você não ganhe peso, embora tenha comido muito.

A causa de um corpo magro, embora você tenha comido muito

Pessoas que comem muito, mas permanecem magras, podem ter certos hábitos alimentares, hábitos ou condições médicas que afetam seu peso. Abaixo estão alguns dos fatores que podem ser a causa.

1. Escolha errada de comida

O principal princípio para ganhar peso é aumentar a ingestão de energia (calorias) que entra no corpo. Portanto, preste atenção ao tipo de alimento consumido diariamente. Pode ser que o número de calorias não seja suficiente para engordar.

Para ganhar peso de maneira saudável, escolha alimentos ricos em carboidratos complexos, proteínas e gorduras saudáveis. Evite alimentos com alto teor calórico e pobres em nutrientes, como junk food e comida instantânea.

2. Porções irregulares e horários das refeições

Menos porções de comida e hábitos alimentares irregulares também afetam o peso corporal. Na verdade, essa é uma das principais razões pelas quais muitas pessoas comeram muito e ainda assim permaneceram magras.

Tente comer uma porção equilibrada de nutrição em horários regulares. Se você não está acostumado a comer três grandes refeições por dia, tente mudar o horário das refeições para 4-5 vezes ao dia com porções menores.

3. Exercitar-se excessivamente

O exercício queima as calorias que você obtém dos alimentos. Em um nível razoável, o exercício equilibrará as calorias recebidas. No entanto, rotinas de exercícios excessivos podem, na verdade, esgotar as reservas de calorias do corpo.

Se o número de calorias queimadas for maior do que as calorias que você obtém com os alimentos, isso pode realmente levar à perda de peso. Portanto, se você comeu muito, mas ainda está magro, o excesso de exercícios pode ser a causa.

4. Estresse

Tem gente que comeu muito, mas é magrinha e tem estômago dilatado. Uma das causas são os níveis elevados do hormônio cortisol no sangue. O cortisol é um hormônio liberado pelas glândulas supra-renais quando o corpo está sob estresse.

O cortisol afeta os níveis de açúcar no sangue, o metabolismo e outros mecanismos do corpo que alertam sobre ameaças. Infelizmente, esse hormônio também estimula o amadurecimento das células de gordura ruins que desencadeiam o acúmulo de gordura da barriga.

5. Desnutrição

Algumas pessoas que comem muito, mas permanecem magras, podem estar desnutridas. Esta é uma condição em que uma pessoa é deficiente em um nutriente. O tipo de nutriente que está faltando pode estar na forma de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas ou minerais.

Uma pessoa pode sofrer de desnutrição como resultado de uma dieta pouco saudável, indigestão ou como resultado de uma operação. Além de causar um corpo magro, as complicações da desnutrição também podem afetar os músculos, o sistema imunológico, os rins e outros.

6. Distúrbios da glândula tireóide

A glândula tireóide produz o hormônio tiroxina, importante no metabolismo e na regulação do peso. Essa função pode ser interrompida se você tiver problemas com a glândula tireoide, especialmente se você tiver uma glândula tireoide hiperativa, também conhecida como hipertireoidismo.

O hipertireoidismo causa uma produção excessiva de hormônio tireoidiano, de modo que a taxa metabólica do corpo é interrompida. O impacto mais visível é que as pessoas com hipertireoidismo podem ter comido bastante, mas seus corpos ainda são magros.

7. Depressão

Não são apenas os problemas físicos que fazem você perder peso e permanecer nesse número. Os distúrbios de saúde mental, como depressão e ansiedade, também podem dificultar o ganho de peso.

Quando você está deprimido, seu corpo passa por muitas mudanças. Por exemplo, há mudanças hormonais que fazem você ficar sem apetite. A taxa metabólica também pode mudar para que você não ganhe peso.

8. Doença crônica

Em alguns casos, pessoas que comem muito, mas permanecem magras, podem ter uma doença crônica. Abaixo estão alguns problemas de saúde que podem ser a causa.

  • Tumor ou câncer.
  • Dificuldade em engolir (disfagia).
  • Diabetes mellitus.
  • Doença hepática, cardíaca, renal ou pulmonar.
  • Condições inflamatórias de longo prazo, como artrite reumatóide ou lúpus.
  • Problemas com dentes e boca.
  • Distúrbios digestivos, como úlceras pépticas, doença celíaca e doença inflamatória do intestino.
  • Infecções virais, bacterianas ou parasitárias, como HIV e AIDS, tuberculose e diarreia.
  • A demência torna difícil para os pacientes transmitirem suas necessidades alimentares.

Como ganhar peso de forma saudável

Como a obesidade, estar abaixo do peso pode aumentar o risco de uma série de problemas de saúde. Para prevenir doenças devido ao baixo peso, aqui estão algumas dicas que você pode fazer.

1. Coma regularmente

Se você tem comido muito, mas ainda está magro, deve mudar sua estratégia para ganhar peso. Em vez de comer grandes quantidades de alimentos, tente comer regularmente para atender às suas necessidades calóricas diárias.

2. Escolha alimentos ricos em nutrientes

Encontrar alimentos com alto teor calórico é fácil, mas esses alimentos têm os nutrientes de que seu corpo precisa? Para ganhar peso, dê cor ao seu cardápio diário com fontes alimentares de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais.

3. Prepare lanches saudáveis

Lanches saudáveis ​​contribuirão com calorias extras para ajudá-lo a ganhar peso. Exemplos de lanches saudáveis ​​que você pode consumir entre as refeições incluem bananas, abacates, manteiga de amendoim, nozes, queijo e frutas secas.

4. Beba smoothies

Pessoas que comem muito, mas permanecem magras, precisam de mais calorias. Evite fontes de açúcar com alto teor calórico, como refrigerantes ou bebidas açucaradas. Experimente alternativas mais saudáveis, como smoothies feitos de frutas, vegetais e grãos inteiros.

5. Esportes

Você ainda precisa fazer exercícios para ganhar peso. No entanto, escolha esportes que possam aumentar a massa muscular. O tipo de esporte adequado para esta finalidade é o exercício de resistência muscular ( treinamento de resistência ) como levantar pesos.

Dieta, hábitos e condições médicas podem afetar o peso de uma pessoa. Alguns desses fatores podem até tornar o corpo magro, mesmo que você coma muito com frequência. Depois de saber a causa, você pode encontrar a melhor solução para corrigi-la.