A doação de sangue não é benéfica apenas para os receptores de sangue, mas também para os doadores. A doação de sangue pode trazer benefícios para a saúde do doador, incluindo redução do risco de doenças cardíacas, risco de câncer e ajuda na perda de peso. Se você está interessado em se tornar um doador, existem vários requisitos de doador de sangue que você deve cumprir antes de dar seu sangue. Nada?
Quais são os requisitos para doação de sangue?
Aqui estão as condições que você deve atender se quiser doar sangue:
- O requisito mais importante para a doação de sangue é que sua condição física seja saudável.
- Idade entre 17-60 anos. Adolescentes com 17 anos podem se tornar doadores de sangue se obtiverem permissão por escrito de seus pais.
- Têm peso mínimo de 45 quilos.
- Com boa saúde ao doar sangue.
- A temperatura corporal varia de 36,6-37,5 graus Celsius.
- Tenha uma pressão arterial de 100-160 para sistólica e 70-100 para diastólica.
- Tenha um pulso de cerca de 50-100 batimentos por minuto no exame.
- O nível de hemoglobina deve ser de pelo menos 12 g / dl para mulheres e pelo menos 12,5 g / dl para homens.
Você pode doar sangue até cinco vezes por ano por um período de pelo menos três meses. Os doadores em potencial podem pegar e assinar o formulário de registro, depois passar por um exame preliminar, como condição de peso, HB, tipo sanguíneo e, em seguida, fazer um exame médico.
Além de sua condição física, existem vários outros requisitos de doador de sangue que você também deve cumprir:
- Se você está sob prescrição de antibióticos, precisará preencher a prescrição antes de doar sangue.
- Quando você estiver menstruando, espere até que sua menstruação termine antes de poder doar sangue. Isso evita o risco de anemia.
- Você tem permissão para doar sangue durante o jejum. No entanto, deve-se observar que a doação de sangue em jejum pode colocar você em risco de desmaio. Isso ocorre porque durante o jejum, o corpo experimenta várias condições que podem afetar a saúde.
- Se você fez uma tatuagem recentemente, pode ser necessário esperar até um ano para se tornar um doador.
- Se estiver resfriado ou com tosse, você precisará se recuperar antes de doar sangue. Embora não seja uma doença grave, essa condição faz com que o corpo não esteja em forma e fresco.
- Se você sofre de doenças crônicas, como diabetes ou doenças cardíacas, ainda pode doar sangue, desde que sua condição seja estável o suficiente e atenda a todos os requisitos.
- Se você teve uma doença sexualmente transmissível, como sífilis ou gonorreia, nos últimos 12 meses, precisará esperar 12 meses após o término completo do tratamento antes de doar sangue.
Quem não pode doar sangue?
Não apenas a idade e o estado geral de saúde são vistos quando você deseja doar sangue. O histórico médico e vários outros hábitos também são uma exigência para os doadores.
A seguir estão as condições que o tornam não recomendado ou não pode doar seu sangue:
1. Tem pressão alta
Um dos requisitos importantes para a doação de sangue é a pressão arterial. A pressão arterial normal varia de 120 / 80-129 / 89 mmHg; se mais do que este número, você corre o risco de desenvolver pressão alta.
De acordo com a agência mundial de saúde (OMS), é melhor adiar a doação de sangue se você tiver tomado medicamentos anti-hipertensivos recentemente e só puder doar sangue após 28 dias de uso quando a pressão arterial estiver estabilizada.
2. Peso inferior a 45 kg
O peso corporal também é um requisito importante para a doação de sangue. A quantidade de sangue de uma pessoa geralmente está de acordo com a proporção de seu peso e altura.
Pessoas com peso muito baixo são consideradas como tendo uma pequena quantidade de sangue, então teme-se que elas não possam tolerar tomar a quantidade de sangue necessária no processo de doação de sangue.
Além disso, alguém com baixo peso corporal também corre o risco de ter anemia ou pressão arterial baixa, que é caracterizada por tonturas ou fraqueza. Essa condição pode piorar após a doação de sangue.
3. Fumar antes de doar sangue
Você está proibido de fumar antes de doar sangue. A razão é porque fumar pode provocar um aumento na pressão arterial, o que, na verdade, faz com que sua pressão arterial suba drasticamente quando você quer doar. Você também não atende aos requisitos para doar sangue.
4. Ter hepatite B e C
De uma lista de pessoas que não podem doar sangue, uma delas mencionada pela Cruz Vermelha da Indonésia (PMI) é uma pessoa que já teve hepatite B. Não apenas hepatite B, pessoas com histórico de hepatite C também têm não tem permissão para doar sangue.
Mesmo tendo sido declarada curada das hepatites B e C, a pessoa ainda não pode doar sangue.
5. Grávida
A doação de sangue durante a gravidez não é recomendada. Isso é feito para proteger a saúde da mãe e evitar estresse no feto devido à redução da circulação sanguínea no útero.
Após o parto, se você quiser doar sangue, também terá que esperar nove meses a partir do momento do parto (incluindo o período pós-parto). Isso ocorre para que seu corpo tenha níveis de ferro suficientes para manter a saúde nutricional de seu bebê e de você durante a amamentação.
Por que as mulheres grávidas realmente precisam de ferro
As gestantes não precisam doar sangue, pois as gestantes tendem a ser anêmicas e precisam de sangue para elas e seus fetos. As mães que estão desesperadas para doar sangue durante a gravidez aumentam o risco de desenvolver anemia.
Além dos mencionados acima, você também não tem permissão para doar sangue se tiver uma doença contagiosa, como HIV positivo e tiver usado drogas e drogas ilegais. Para saber se você tem essa condição, é melhor consultar seu médico antes de doar sangue.