Existem muitas formas e tipos de açúcar no mercado, um dos quais é o açúcar de rocha. Diz-se que esse tipo de açúcar é mais saudável do que o açúcar normalmente consumido, porque tende a ser menos doce.
Mesmo assim, o açúcar não é basicamente a mesma coisa? É verdade que o açúcar de rocha é mais saudável do que o açúcar granulado que você usa todos os dias? Confira a resposta na análise abaixo.
O que é açúcar de rocha?
O açúcar rock ou açúcar cristal é um produto de confeitaria de textura dura feita pela cristalização de uma solução líquida de açúcar. O material usado para formar esse açúcar é uma solução líquida saturada de açúcar (não é mais solúvel em água).
Você pode fazer açúcar cristal a partir de qualquer tipo de açúcar, incluindo açúcar de cana, açúcar branco granulado e açúcar mascavo. A solução açucarada que constitui a matéria-prima passa por um processo de cristalização para produzir um açúcar sólido como a pedra.
Uma colher de chá de açúcar cristal pesando 4 gramas contém 25 kcal de energia e 6,5 gramas de carboidratos provenientes do próprio teor de açúcar. Além disso, este adoçante não contém proteínas, gorduras ou fibras.
O açúcar cristal é geralmente um adoçante no chá, café, sobremesas e alguns tipos de alimentos salgados. Como a matéria-prima é uma mistura de açúcar e água, o sabor doce do açúcar cristal geralmente não é tão forte quanto o açúcar granulado ou outros tipos de açúcar.
O sabor doce suave é considerado ideal para acompanhar até pratos salgados. Na verdade, pelo mesmo motivo, muitos acreditam que o açúcar de rocha é mais saudável do que o açúcar granulado em geral.
A diferença entre açúcar em rocha e açúcar granulado
Cristalização é o processo de mudar o estado de uma substância de um líquido para um sólido. Munido desse princípio, deve-se notar que a cristalização do açúcar apenas muda sua forma, mas não seu conteúdo nutricional.
O açúcar de rocha e o açúcar granulado são feitos de sacarose. A única diferença é que o açúcar cristal contém mais água. Mesmo que haja uma diferença de conteúdo entre os dois, a diferença pode ser de apenas 0,21%.
A título de ilustração, em 100 gramas de açúcar existem 99,98 gramas de carboidratos. Enquanto isso, a mesma quantidade de açúcar cristal contém até 99,70 gramas de carboidratos.
Olhando para os números que não são muito diferentes, é evidente que o açúcar de rocha não é mais saudável do que o açúcar granulado. O consumo de açúcar cristal e açúcar granulado, principalmente em grandes quantidades, é igualmente prejudicial à saúde.
Conforme recomendado pelo Ministério da Saúde da Indonésia, o limite máximo de ingestão de açúcar seguro para a saúde é de 50 gramas por dia ou o equivalente a quatro colheres de sopa. Seria ainda melhor se você pudesse limitar a 25 gramas por dia.
Se você quiser comparar qual açúcar é bom para diabetes (diabéticos), o açúcar em pó e o açúcar granulado ainda apresentam o mesmo risco de danos. Os especialistas ainda precisam fazer mais pesquisas para descobrir os resultados.
Vantagens e desvantagens do açúcar cristal
Cada adoçante tem suas próprias vantagens e desvantagens, assim como o açúcar cristal. Abaixo estão algumas coisas que você pode considerar.
1. Fornece energia rapidamente
Açúcar mineral, açúcar granulado e mel puro são carboidratos simples. O sistema digestivo pode quebrar carboidratos simples em glicose em um curto espaço de tempo. Dessa forma, seu corpo também obterá energia rapidamente.
2. O sabor doce não é tão acentuado
Lembre-se de que a matéria-prima do açúcar cristal é uma mistura de água e açúcar. As moléculas de açúcar se dissolvem na água, de modo que o resultado final do processo de cristalização é um açúcar com um sabor não muito doce.
3. Pode causar cáries
O açúcar cristal não é diferente do açúcar granulado, que pode grudar nos dentes. As bactérias adoram esse açúcar e tiram dele alimentos. Ao mesmo tempo, as bactérias também produzem ácidos que podem corroer os dentes e causar cáries.
4. Aumentar o risco de problemas de saúde
Qualquer tipo de açúcar consumido em excesso pode fazer mal ao organismo. Muitos estudos demonstraram que o consumo de açúcar acima do limite de ingestão está associado ao risco de obesidade, doenças cardíacas e diabetes tipo 2.
O açúcar puro é basicamente um açúcar granulado que foi dissolvido e transformado em cristais. Portanto, o conteúdo nutricional e os riscos à saúde não são diferentes do açúcar granulado em geral.
Não há nada de errado em usar açúcar cristal como adoçante ao beber chá ou café. Porém, ainda limite a ingestão para que não seja muito, pois pode causar problemas de saúde que você não deseja.