6 maneiras de aumentar o EQ (inteligência emocional) •

Inteligência emocional (QE) é a forma como você expressa emoções e lida com elas de maneira positiva. Pessoas com QE alto geralmente são capazes de se comunicar com eficácia, ter empatia com os outros, superar dificuldades e resolver conflitos. É por isso que ter um EQ alto é tão importante. Vamos lá, descubra como aumentar o EQ!

IQ e EQ, qual é a diferença?

Ao contrário da inteligência intelectual ou do que é conhecido como QI, QE é uma habilidade que pode ser aprendida, não algo com que você nasceu. No entanto, estudar a inteligência emocional não tem sentido se você não aplicar esse conhecimento à sua vida.

Só porque você sabe que tem que fazer algo, não significa que o fará - especialmente quando está estressado, o que pode atrapalhar suas boas intenções.

Como se sabe, ser a pessoa mais inteligente e bem-sucedida não garante que você seja a pessoa mais próspera da vida. Você pode conhecer pessoas que são academicamente brilhantes, mas socialmente incompetentes, e que não estão se saindo bem no trabalho ou nos relacionamentos pessoais. A inteligência intelectual (QI) não é suficiente para ter sucesso automaticamente na vida.

Sim, seu QI pode ajudá-lo a entrar na faculdade, mas é a inteligência emocional, também conhecida como QE, que o ajudará a lidar com o estresse e as emoções de seus exames finais. IQ e EQ existem juntos e são mais eficazes quando se complementam. Portanto, aumentar o EQ não é menos importante do que o IQ.

Quatro coisas em sua vida que podem desmoronar sem EQ

Algumas coisas que podem causar problemas sem EQ incluem:

1. Seu desempenho na escola ou no trabalho

A inteligência emocional pode ajudá-lo a superar problemas sociais no trabalho, liderar e motivar outras pessoas e se destacar em sua carreira. Na verdade, quando se trata de avaliar funcionários em potencial, muitas empresas agora consideram a inteligência emocional tão importante quanto a capacidade técnica e usam testes de QE antes de contratá-los.

2. Saúde física

Se você não consegue lidar com suas emoções, é provável que também não consiga lidar com o estresse. Isso pode causar sérios problemas de saúde.

O estresse descontrolado pode aumentar a pressão arterial, suprimir o sistema imunológico, aumentar o risco de ataque cardíaco e derrame, contribuir para a infertilidade e acelerar o processo de envelhecimento. O primeiro passo para aumentar a inteligência emocional é aprender como aliviar o estresse.

3. Saúde mental

Emoções descontroladas e estresse também podem afetar sua saúde mental, tornando-o vulnerável à ansiedade e à depressão. Se você não consegue entender suas emoções, não se sente confortável com elas e não consegue controlar suas emoções, corre o risco de não ser capaz de construir relacionamentos fortes, o que pode fazer com que se sinta solitário e isolado.

4. Relacionamentos com outras pessoas

Ao compreender suas emoções e saber como lidar com elas, você poderá expressar melhor como se sente e compreender os sentimentos dos outros. Isso permite que você se comunique com mais eficácia e construa relacionamentos mais fortes, tanto no trabalho quanto em sua vida pessoal.

Seis chaves para aumentar o EQ

Pelo menos há uma boa maneira de aumentar o EQ que você pode fazer:

1. Reduza as emoções negativas

Talvez este seja o aspecto mais importante do EQ, a saber, a capacidade de lidar com suas próprias emoções de forma eficaz, de modo que não sobrecarreguem sua mente e não afetem sua capacidade de tomar decisões.

Para mudar seus sentimentos negativos sobre uma situação, você deve primeiro mudar a maneira como pensa a respeito. Por exemplo, tente não ser facilmente preconceituoso contra as ações das pessoas. Lembre-se de que pode haver boas intenções por trás de suas ações.

2. Pratique manter a calma e lidar com o estresse

A maioria das pessoas deve ter passado por estresse na vida. A maneira como você lida com essas situações estressantes afetará seu QE. Por exemplo, você está sendo assertivo ou reativo? Ficar calmo ou ficar confuso?

Quando estiver sob pressão, o mais importante a lembrar é manter a calma. Por exemplo, lavando o rosto com água fria ou iniciando exercícios aeróbicos para reduzir o estresse.

3. Pratique expressar emoções que não são fáceis

Há momentos na vida em que você precisa estabelecer limites para que os outros saibam onde você está. Isso pode incluir:

  • ouse discordar dos outros (sem ser rude)
  • diga "não" sem se sentir culpado
  • definir prioridades pessoais
  • tentando obter o que você merece
  • proteja-se do estresse e distrações.

4. Seja proativo, não reativo, ao lidar com pessoas que acionam suas emoções

A maioria das pessoas deve ter se deparado com pessoas que incomodam ou complicam sua vida. Você pode estar “preso” a essa pessoa no trabalho ou mesmo em casa. É fácil permitir que pessoas como essas influenciem você e estraguem o seu dia.

Você pode tentar se acalmar antes de falar com pessoas que muitas vezes desencadeiam emoções negativas em você, especialmente quando está com raiva. Você também pode tentar ver a situação do ponto de vista da pessoa.

No entanto, empatia não significa tolerar comportamentos inadequados. Você ainda precisa enfatizar que para tudo há consequências.

5. Capacidade de superar a adversidade

A vida nem sempre é fácil - todo mundo sabe disso. A maneira como você escolhe pensar, sentir e agir em situações difíceis muitas vezes pode determinar se você continuará a ter esperança ou desespero, se continuará otimista ou frustrado e se terá vitória ou derrota.

Em cada situação difícil que você encontrar, faça perguntas como,

  • "Qual é a lição a ser aprendida aqui?"
  • “Como posso aprender com esta experiência?”
  • "O que é mais importante agora?"
  • “Se eu pensar diferente, há uma resposta melhor?”

Quanto maior for a qualidade das perguntas que você fizer, melhores serão as respostas que obterá. Faça perguntas construtivas com base em seu processo de aprendizagem e prioridades, e você poderá obter o ponto de vista correto para ajudá-lo a lidar com a situação em questão.

6. Capacidade de expressar sentimentos em relacionamentos pessoais

A capacidade de expressar emoções afetuosas é crítica para manter relacionamentos pessoais íntimos. Essas emoções podem ser transmitidas por meio de palavras, linguagem corporal e comportamento. Por exemplo, por meio de contato visual positivo, sorrindo, ouvindo com empatia ou simplesmente oferecendo comida.

Você não deve apenas ser capaz de compartilhar sentimentos profundos com outras pessoas em seus relacionamentos pessoais, mas também ser capaz de responder positivamente quando essa pessoa expressar emoções profundas para você.