A calvície devido à queda de cabelo geralmente é experimentada por adultos. No entanto, crianças e adolescentes também podem sofrer queda de cabelo, você sabe! A perda de cabelo na adolescência pode ser um sinal de má nutrição ou doença.
A perda de cabelo em crianças na adolescência pode causar sentimentos emocionais e estresse. É só isso, lembre-se de que a queda de cabelo em adolescentes costuma ser temporária e pode voltar a crescer de maneira adequada.
Causas de queda de cabelo em adolescentes
A maioria das pessoas perde cerca de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias. Essa quantidade de perda é normal, pois os fios de cabelo voltam a crescer. No entanto, e se a quantidade de perda de cabelo exceder esse número?
Para poder corrigir a queda de cabelo de maneira adequada, primeiro conheça a causa principal da queda.
Alterações hormonais na adolescência podem ser a causa da queda de cabelo
A perda devido a esse hormônio pode ocorrer em meninas adolescentes. À medida que as crianças crescem e se tornam adolescentes, elas passam por muitas mudanças corporais e hormonais.
Esse crescimento na puberdade desequilibra os hormônios do corpo, o que causa várias coisas, como altos e baixos emocionais, hábitos alimentares desgrenhados e crescimento de cabelo.
O crescimento do cabelo a partir da raiz é vinculado por um hormônio especial. O hormônio que causa a queda de cabelo é chamado dihidrotestosterona (DHT). Esse hormônio também desempenha um papel no crescimento da adolescência na puberdade.
As adolescentes podem sofrer perda de cabelo devido a um desequilíbrio no hormônio DHT. No entanto, isso voltará ao normal quando os hormônios do corpo estiverem de volta ao equilíbrio.
Penteado ou penteado excessivo
Veja a tendência de desenvolvimento de estilos de cabelo (Penteado) Recentemente, os adolescentes costumam usar produtos à base de produtos químicos que tornam o couro cabeludo quente ou mudam o estilo de cabelo que faz com que as raízes do cabelo se rompam.
Alisar ou ondular o cabelo todos os dias também pode causar cabelos secos e quebradiços e causar queda de cabelo.
Falta de nutrição
O papel da nutrição no cabelo é freqüentemente esquecido. Embora isso seja uma coisa importante para prevenir a queda de cabelo em adolescentes.
Consumir com mais frequência comida sem qualidade Em vez de frutas e vegetais nutritivos, pode ser ruim, ou seja, a falta de proteínas, vitaminas e minerais para manter a força do cabelo.
Quando há falta de nutrientes, essa pequena ingestão de nutrientes fica confusa sobre quais partes do corpo serão distribuídas. Claro, as células do corpo escolherão enviar os poucos nutrientes para as partes mais importantes e reduzir a entrega de nutrientes necessários ao cabelo.
Os pais devem prestar atenção especial às causas da queda de cabelo em adolescentes. Porque as deficiências nutricionais podem resultar de uma ingestão nutricional pobre ou distúrbios alimentares.
Condições médicas ou efeitos colaterais de drogas
Às vezes, a queda de cabelo na adolescência é causada por certas condições médicas. Uma pessoa pode ter queda de cabelo se tiver uma infecção no couro cabeludo, diabetes, problema de tireoide ou doença de pele.
No entanto, não se preocupe se ocorrer queda de cabelo. Porque a queda de cabelo causada por esta condição médica tem maior probabilidade de apresentar outros sintomas associados.
Os pais devem prestar atenção a quaisquer outras alterações que acompanham a queda de cabelo e consultar um médico.
Superar e prevenir a queda de cabelo
A melhor maneira de lidar com a queda de cabelo é abordar a raiz do problema. Relatado pelo site Hospital Infantil Johns Hopkins, Aqui estão as etapas a serem consideradas quando seu filho adolescente experimenta queda de cabelo:
- Consumo de alimentação balanceada com ótima ingestão calórica.
- Consumir mais alimentos que contenham Omega-3.
- Lave e penteie o cabelo suavemente. Aplique um óleo para nutrir o cabelo, como óleo de coco.
- Limite o uso de alisadores e secadores de cabelo (secador de cabelo) muito quente e com muita frequência. Evite usar produtos químicos no cabelo com muita frequência, como água sanitária ou coloração.
- Verifique se o seu filho adolescente tem deficiência de vitaminas, especialmente ferro.
- Consulte um médico quanto à possibilidade de um desequilíbrio hormonal anormal.
- Reduza o estresse e a pressão na vida dos adolescentes.
Na maioria dos casos de queda de cabelo em adolescentes, as etapas acima devem resolver o problema. No entanto, se a perda persistir após alguns meses, consulte um médico para descobrir a causa raiz.