5 benefícios do treinamento de força e dicas para fazê-lo •

A maioria das pessoas opta por se exercitar apenas para queimar gordura. No entanto, os benefícios do exercício não são apenas isso. O exercício regular, um dos quais é o treinamento de força muscular, também é importante para manter os músculos, de modo que a massa muscular não diminua rapidamente.

Prevenir a perda de massa muscular é importante para evitar vários distúrbios, como osteoporose ou sarcopenia, para que você possa ficar livre para envelhecer. Além disso, este exercício também pode evitar que você ganhe peso excessivo.

O que é o treinamento de força muscular?

Treinamento de força muscular, também conhecido como treinamento de força ou treinamento de resistência é um tipo de exercício que se concentra na construção de força muscular em todo o corpo.

Quando você faz o exercício repetida e consistentemente, os músculos do corpo tendem a se tornar mais fortes. Citado no Better Health Channel, este exercício inclui uma variedade de atividades para melhorar a função articular, a densidade óssea e a força dos músculos, tendões e ligamentos.

Existem vários esportes para treinar a força muscular do corpo que você pode praticar, incluindo:

  • levantando pesos livres, como halteres, halteres , e Kettlebell ,
  • usando uma máquina de elevação ( máquina de peso ) na Academia,
  • exercício com banda de resistência , e
  • prancha , flexões , abdominais , agachamentos e outros exercícios que dependem do próprio peso corporal.

Vários benefícios do treinamento de força muscular

correr ou corrida torne-se uma das opções de exercícios cardiovasculares simples que você costuma fazer para perder peso e manter a forma física do corpo. A combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de força muscular pode trazer mais benefícios.

A seguir estão os benefícios de fazer o treinamento de força muscular que você não deve perder:

1. Aumentar a densidade óssea

Os sintomas de fraqueza óssea são um dos sinais de osteoporose, que é uma condição de afinamento e diminuição da densidade óssea. A osteoporose torna a pessoa mais sujeita a fraturas, especialmente na velhice.

O treinamento de força muscular pode evitar essa condição em primeiro lugar, se você praticá-lo regularmente. Isso tornará seus músculos e ossos mais fortes. Quanto mais freqüentemente os ossos retêm peso durante o exercício, mais a densidade e a força óssea aumentam.

2. Previna a sarcopenia

Não apenas a osteoporose, outro problema de saúde vulnerável nos idosos é a sarcopenia. A sarcopenia é uma condição de perda de massa muscular que pode começar a ocorrer aos 30 anos. Essa condição pode fazer com que você perca a força e não fique livre para se mover.

Mas você não precisa se preocupar, benefícios treinamento de força também pode ajudá-lo a evitar a sarcopenia na velhice. Este exercício pode aumentar a força e resistência muscular, evitando assim que você perca massa muscular excessivamente.

3. Ajuda a perder peso

Descobriu-se que o treinamento de resistência muscular é mais capaz de ajudá-lo a perder peso. Quanto mais seus músculos trabalharem, mais massa muscular você terá. Como resultado, o corpo será capaz de queimar mais calorias para serem convertidas em energia.

Por ter grande massa muscular, o corpo vai queimar mais calorias e isso pode acontecer mesmo que você não esteja se exercitando. Além disso, a massa muscular que você mantém de maneira adequada também pode ajudar a manter a taxa metabólica do corpo, evitando que você ganhe peso em excesso.

4. Equilibre os níveis de açúcar no sangue

Seja como medida preventiva ou de tratamento, o treinamento de força muscular também é capaz de equilibrar os níveis excessivos de açúcar no sangue em seu corpo. Este exercício é capaz de superar o aumento da sensibilidade do corpo à resistência à insulina, ou seja, a condição do corpo que não responde mais ao trabalho da insulina como deveria.

Se uma pessoa tem resistência à insulina, o resultado é que a glicose no corpo não pode ser quebrada em energia, de forma que permanece na corrente sanguínea. Como resultado, surgem condições de alto açúcar no sangue (hiperglicemia) que, se não forem controladas, podem levar a complicações do diabetes.

5. Melhorar a qualidade do sono

O exercício que você faz também pode melhorar a qualidade do sono. Um estudo em Revista Brasileira de Psiquiatria mostraram que o treinamento de resistência de intensidade moderada pode melhorar a qualidade do sono e até mesmo tratar a insônia crônica.

Praticar exercícios durante o dia ou antes de dormir pode ajudá-lo a dormir melhor. Por outro lado, se você não dormir o suficiente, isso pode reduzir sua atividade física diária.

Além disso, o treinamento de força também afeta sua saúde mental porque pode melhorar humor e reduzir os sintomas de estresse, depressão e transtornos de ansiedade.

Com que frequência você deve treinar a força muscular?

Diário Relatórios atuais de medicina esportiva disseram que os adultos que passaram dos 30 anos e não praticam esportes podem perder entre 3 e 8% da massa muscular, dependendo do nível de atividade e do estado nutricional.

Mas você não precisa se preocupar, você pode realmente prevenir essa condição fazendo exercícios de resistência muscular ou treinamento de força . Além disso, quanto mais ativo você for, menos massa muscular perderá a cada ano.

Você deve fazer exercícios regulares, especialmente esportes que treinam a resistência muscular. Exemplos de esportes que podem treinar a resistência muscular, como levantamento de peso, ioga, pilates ou movimentos de sustentação de peso por conta própria ( prancha , flexões , e agachamentos ).

O American College of Sports Medicine recomenda que você faça treinamento de resistência de 2 a 3 vezes por semana por pelo menos 20 minutos, enquanto faz 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada a cada semana. Para obter os benefícios do treinamento de força, faça de 8 a 12 repetições de 2 a 3 séries de cada movimento.