Conhecendo as doenças endêmicas na Indonésia que precisam ser vigiadas

Todas as doenças infecciosas precisam ser vigiadas quanto à sua disseminação, tanto em larga escala, como cobrindo um país, quanto em um escopo mais restrito em uma cidade. As doenças infecciosas que sempre aparecem em certas áreas ou populações também são chamadas de doenças endêmicas.

Ao contrário de um surto ou de uma pandemia, a propagação de doenças endêmicas é lenta para que o número de casos possa ser controlado. No entanto, a Indonésia ainda está lidando com várias doenças endêmicas que ameaçam a saúde. Vamos descobrir quais doenças endêmicas estão sobrevivendo na Indonésia e como prevenir sua transmissão.

O que é uma doença endêmica?

Doença endêmica é uma doença que sempre ocorre em uma determinada população ou área geográfica.

Pode-se dizer que essa doença de fácil disseminação é uma doença típica que caracteriza uma área. Um exemplo de doença endêmica é a malária, cujos casos são freqüentemente encontrados em Papua.

Em epidemiologia, essa condição de disseminação da doença é chamada de endêmica.

No entanto, de acordo com a descrição do estudo da revista Sociedade Americana de Microbiologia, a taxa de propagação de doenças endêmicas não é tão alta quanto as doenças categorizadas como epidemias, epidemias ou pandemias.

Por definição, um surto ocorre quando os casos de uma doença aumentam rapidamente e se espalham amplamente na população ou durante uma determinada estação.

Epidemia é uma condição em que uma epidemia se espalhou para vários países fora da área de origem da doença.

Enquanto uma pandemia é uma epidemia em uma escala global onde uma doença se espalhou amplamente por todo o mundo, por exemplo COVID-19.

Bem, a propagação de doenças generalizadas, como epidemias e pandemias, pode acabar se tornando endêmica em uma área.

Apesar de poder sobreviver, a frequência de ocorrência de doenças endêmicas é bastante baixa, previsível e até rara.

Vários fatores podem fazer com que uma doença infecciosa persista em uma área, tanto infecções bacterianas quanto virais.

Esses fatores incluem clima, densidade populacional, evolução de organismos infecciosos e a condição genética das pessoas em uma população.

A razão pela qual a malária, uma das doenças endêmicas, deixou de ser endêmica no continente africano, mas se tornou uma doença endêmica em várias regiões, até porque a maioria das pessoas tem o gene da célula falciforme.

Essa característica genética os torna mais imunes à transmissão da malária.

Vários tipos de doenças endêmicas na Indonésia

Até agora, a Indonésia ainda não está livre da ameaça de várias doenças endêmicas.

É possível que, em certas épocas do ano, doenças endêmicas possam se desenvolver para causar surtos ou até eventos extraordinários em uma área.

Os vários tipos de doenças endêmicas que você precisa estar ciente são os seguintes:

1. Dengue

Quase todos os anos, há um aumento nos casos de dengue que ocorre durante a estação das chuvas na Indonésia.

A dengue é causada por picadas de mosquito Aedes aegypti carregando o vírus da dengue (flavivírus) do grupo de vírus causadores da febre amarela e do vírus Zika.

Esta doença endêmica pode causar febre alta (pode chegar a 40), fraqueza corporal e dores musculares e articulares.

Os sintomas podem levar ao choque séptico, levando a danos nos órgãos.

Portanto, a dengue requer tratamento médico em um hospital para manter o equilíbrio dos fluidos corporais.

Estima-se que a infecção pelo vírus da dengue faz com que 500.000 pessoas em todo o mundo sejam hospitalizadas a cada ano.

Para prevenir a dengue, você pode realizar o programa 3M fechando latas de lixo, drenando banheiras e reciclando produtos usados.

nebulização Em áreas endêmicas, o governo geralmente também é executado para erradicar ou reduzir a população de mosquitos que causa a dengue hemorrágica.

2. Sarampo

O sarampo é uma doença infecciosa com uma taxa de transmissão bastante alta. Esta doença é causada pela infecção pelo morbilivírus (Paramyxoviridae), que é transmitido pelo ar (aerossol).

É por isso que uma pessoa infectada pode transmitir o vírus do sarampo a 12-16 outras pessoas saudáveis.

Esta doença endêmica costuma infectar crianças. Os sintomas causados ​​pelo sarampo incluem febre, tosse, olhos vermelhos, inflamação do trato respiratório superior e erupções cutâneas.

No entanto, a propagação desta doença endêmica foi evitada de forma eficaz por meio da vacinação.

Na Indonésia, sabe-se que a imunização contra o sarampo por meio da vacina MMR em crianças menores de 1 ano de idade conseguiu reduzir o número de casos desde 2014.

Embora os casos de sarampo possam ser bem controlados, um estudo no jornal Avaliações críticas em microbiologia explicou que, em média, ainda havia 5-6 casos de sarampo por 100.000 habitantes na Indonésia em 2014-2015.

3. Raiva

A raiva é uma doença zoonótica que geralmente se origina na mordida de animais como cães, ratos ou morcegos.

Na própria Indonésia, a raiva é uma doença endêmica em Bali e Nusa Tenggara.

A propagação da infecção da raiva na área vem das mordidas de cães que se tornaram selvagens. Por esse motivo, a raiva também é conhecida como doença do cão louco.

Esta doença endêmica é causada por uma infecção por lissavírus que ataca o sistema nervoso e o cérebro.

Em 2008-2010, a maioria dos casos de raiva na Indonésia que não foram tratados imediatamente foram fatais e causaram a morte.

Semelhante ao sarampo, a boa notícia é que a propagação da raiva na Indonésia pode ser controlada por meio de vacinação abrangente nas áreas afetadas.

A vacina contra a raiva não é dada apenas à comunidade, mas também à maioria da população canina (70%) em Bali e Nusa Tenggara.

4. Hepatite A

A hepatite A é uma doença endêmica na Indonésia que geralmente ocorre em áreas com sistemas de saneamento deficientes.

O vírus da hepatite A (HAV) pode ser transmitido facilmente por meio de alimentos e bebidas contaminados.

Portanto, a aplicação de comportamentos de estilo de vida saudáveis, como lavagem diligente das mãos e processamento adequado de alimentos, é a chave para prevenir a hepatite.

A infecção pelo HAV pode não causar sintomas em algumas pessoas, mas tende a ocorrer em idosos.

O número de casos dessa doença endêmica continua diminuindo a cada ano na Indonésia, desde que o governo promoveu a imunização contra a hepatite A. A vacina contra a hepatite A pode ser administrada desde que as crianças tenham 2 anos de idade.

5. Malária

Outra doença endêmica transmitida por picadas de mosquito é a malária. Esta doença é endêmica normalmente em áreas de clima tropical.

A malária é causada pela fêmea do mosquito Anopheles, que carrega o parasita Plasmodium.

Quando um mosquito com esse plasmódio infecta o corpo, uma pessoa pode apresentar sintomas como febre, calafrios, dor de cabeça, náuseas e vômitos.

Essas infecções parasitárias também podem ocorrer nos vasos sanguíneos e causar uma série de complicações, incluindo anemia, distúrbios renais e distúrbios plaquetários, como trombocitopenia.

Esta doença não é encontrada em muitas áreas da Indonésia. No entanto, você precisa evitar a transmissão da malária ao viajar para áreas de alto risco.

A prevenção da malária pode ser feita tomando medicamentos antimaláricos como a cloroquina, mantendo o ambiente limpo e aplicando loção repelente de mosquitos no corpo.

Em comparação com doenças nas categorias de epidemia e pandemia, a propagação de doenças endêmicas ainda está sob controle.

No entanto, você ainda precisa evitar os perigos que representam ao fazer esforços para prevenir a transmissão de doenças.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌