Uma das consequências de ser preguiçoso para escovar os dentes e realizar outros cuidados bucais é torná-lo mais suscetível a problemas de gengiva e boca. A falta de atenção à saúde bucal faz com que você não perceba as mudanças no formato das gengivas, como o aparecimento de pequenos caroços nas gengivas que muitas vezes são tidos como certos.
Mesmo que o caroço possa aumentar e causar dor posteriormente. Quais são os fatores que causam caroços nas gengivas? Então o que você precisa fazer? Descubra mais na seguinte análise.
O que causa caroços nas gengivas?
O caroço na gengiva que você sente pode ser doloroso ou não, dependendo dos fatores que o causam. No entanto, essa condição não pode ser ignorada.
O aparecimento de caroços nas gengivas pode ser seguido por outros sintomas, como dor, inchaço nas gengivas e mau hálito. Conhecendo os fatores causais, você pode determinar as etapas de tratamento adequadas antes que os efeitos piorem.
Existem várias coisas que podem causar caroços nas gengivas, incluindo as seguintes.
1. Sapinho
A candidíase é um problema comum de saúde bucal e é quase vivida pela maioria das pessoas. Essa condição pode ocorrer nos tecidos moles da cavidade oral, como lábios internos, bochechas internas, céu da boca, língua e gengivas.
A ocorrência comum de aftas nas gengivas tem menos de 1 cm de diâmetro e causa apenas dor leve.
Para superar isso, você só precisa fazer os cuidados dentários e bucais adequados, como escovar os dentes regularmente e usar enxaguatório bucal. As aftas podem desaparecer espontaneamente em 1-2 semanas.
2. Cisto de dente
Como cistos em geral, cistos dentais ou cisto dentário é um caroço em forma de bolsa cheio de ar, fluido ou outro material que se forma ao redor dos dentes, gengivas e outras partes da cavidade oral.
Os cistos periapicais e dentígeros podem afetar os dentes e o tecido gengival circundante. Já os cistos de mucocele geralmente afetam os tecidos moles da boca, como a parte interna das bochechas, lábios, língua e gengivas.
Os cistos são benignos, inofensivos e de desenvolvimento lento. Geralmente, os cistos podem desaparecer por conta própria, sem a necessidade de tratamento específico.
No entanto, se o cisto for grande e infectado, o médico recomendará o uso de medicamentos ou um procedimento cirúrgico para removê-lo.
3. Abscesso
Tanto o abscesso dentário quanto o abscesso gengival (gengival) podem causar caroços nas gengivas cheias de pus devido a uma infecção bacteriana. Um abscesso pode causar uma dor latejante na boca que se irradia para as orelhas, maxilar e pescoço.
Além disso, um abscesso na cavidade oral também pode causar sintomas, como dentes sensíveis, gengivas inchadas, mau hálito, sensação de mal-estar, dificuldade de engolir e inchaço da face, bochechas ou pescoço.
Condições de abscesso requerem tratamento imediato de um médico. Os possíveis procedimentos médicos incluem incisão de drenagem de abscesso, tratamento de canal radicular ( canal radicular ) e extração dentária.
O médico também irá prescrever medicamentos, como antibióticos para evitar que a infecção se espalhe para outras partes e analgésicos para reduzir a dor.
4. Fibroma oral
O fibroma oral é um caroço benigno que geralmente provém de irritação ou lesão gengival prolongada e ocorre continuamente.
Citado do dermatologista da Nova Zelândia, os fibromas orais geralmente ocorrem em adultos e são causados pelo hábito de morder as bochechas ou lábios, escovar os dentes com muita força ou o processo de colocação de dentaduras que não se encaixam.
O tratamento de caroços nas gengivas devido a esta doença é feito por meio de uma remoção cirúrgica.
O médico também pode considerar uma biópsia ou teste de câncer no tecido removido para detectar a possibilidade de câncer oral ou não.
5. Granuloma piogênico oral
O granuloma piogênico é um tipo de hemangioma que é um tumor benigno causado pelo crescimento anormal dos vasos sanguíneos. Essa condição geralmente é inofensiva e desaparece lentamente.
Os granulomas piogênicos orais podem ocorrer na cavidade oral, incluindo as gengivas. É caracterizada por gengivas vermelhas, inflamadas e fáceis de sangrar.
Em geral, essa condição é causada por traumas, infecções, a alterações hormonais durante a gravidez. Embora possa desaparecer por conta própria, granulomas grandes precisam de remoção cirúrgica.
6. Torus mandibularis
Torus mandibularis é um crescimento ósseo anormal localizado ao redor do céu da boca, assoalho da boca e gengivas. Esses caroços nas gengivas superior e inferior são benignos, indolores e raramente percebidos pelo paciente.
Citado do jornal publicado pelo Canadian Medical Association Journal, o toro pode aparecer devido ao hábito de ranger os dentes (bruxismo), deficiência de vitamina, ingestão excessiva de cálcio e fatores genéticos.
O crescimento do toro tende a ser muito lento, por isso geralmente não precisa ser tratado. No entanto, se causar irritação, interferir no movimento da boca ou no uso de dentaduras, a remoção do toro pode ser realizada.
7. Câncer oral
Nódulos nas gengivas podem ser um sinal de câncer oral. Outros sintomas do câncer oral, como feridas na boca que não cicatrizam, perda de dente, dor na boca, dor de ouvido e dificuldade para engolir ou falar.
Esse tipo de câncer pode se desenvolver em quase todos os tecidos da cavidade oral, como lábios, gengivas, língua, bochechas, palato e assoalho da boca.
Para detectar o câncer oral, os médicos precisam realizar uma biópsia do tecido anormal da boca. O tratamento do câncer pode ser feito com remoção de tecido e quimioterapia.
O que você deve fazer se encontrar um caroço na gengiva?
O autoexame é uma das chaves para detectar caroços nas gengivas. Embora geralmente sejam benignos e inofensivos, você precisa estar ciente do pior.
Se o caroço não desaparecer em mais de 2 semanas, você deve consultar um médico. Especialmente se você também sentir sintomas, como:
- Febre
- Espremendo a dor
- Mau hálito ou mau hálito
- Feridas que não vão sarar
- Feridas que estão piorando
- Manchas vermelhas ou brancas dentro da boca e lábios
- Sangrando em caroços
O médico fará o diagnóstico por meio de um exame físico, raio-x dentário ou biópsia para determinar o tratamento adequado para sua condição.