Como embrulhar um bebê bom e correto -

Quando um bebê nasce, os pais geralmente preparam uma série de equipamentos para o recém-nascido, um dos quais é um enfaixamento. Enrolar um bebê é uma tradição que ainda é usada pela comunidade em geral. Existem muitos prós e contras em usar um paninho para bebês, então quais são as utilidades de um paninho para bebês? Qual é a maneira correta de enfaixar um bebê? Aqui está a explicação.

Os benefícios de usar um agasalho para bebês

Enrolar um bebê é feito envolvendo um pequeno cobertor em volta do corpo do bebê para fornecer calor e proteção ao bebê.

Conforme relatado por Healthy Children, enfaixar um bebê da maneira certa pode ajudá-lo a dormir com mais calma e conforto.

Aqui estão alguns dos benefícios de enfaixar um bebê:

1. Faça o bebê dormir melhor

De acordo com a American Academy of Pediatrics (AAP), enfaixar é benéfico para fazer os bebês dormirem mais profundamente, confortavelmente e acalma os bebês quando feito corretamente.

2. Reduzindo o risco de síndrome de morte súbita infantil (SMSL)

Enfaixar pode reduzir o risco de SIDS (Síndrome da Morte Súbita Infantil) em recém-nascidos. Mas com uma nota de que o bebê deve ser colocado em decúbito dorsal voltado para cima.

Enrolar o bebê torna mais difícil para ele se mover durante o sono, portanto, isso pode protegê-lo de coisas prejudiciais que podem causar SMSI durante o sono.

3. Ajude o bebê a dormir mais

Os bebês costumam acordar facilmente por causa de uma pequena coisa que os perturba e os assusta. Envolver o bebê em um lenço pode evitar isso e fazê-lo dormir mais.

Dessa forma, as necessidades de sono do bebê são atendidas, o que pode apoiar o desenvolvimento e crescimento do bebê.

4. Ajude a acalmar o bebê

Enrolar o bebê pode fazer com que ele se sinta mais quente. Isso pode lembrá-los do ambiente quando ainda estavam no útero.

Bebês que são enrolados geralmente choram com menos frequência. Se seu bebê chorar ou se contorcer enquanto é enrolado, significa que deseja que seus braços e pernas se movam livremente. É melhor afrouxar um pouco o enfaixamento.

5. Promove o desenvolvimento neuromuscular

Enrolar pode limitar o movimento das mãos e dos pés do bebê. Isso pode ajudar a desenvolver melhor as habilidades motoras do bebê no futuro. Os benefícios de enfaixar bebês são especialmente úteis para bebês prematuros.

Como embrulhar um bebê da maneira certa

Se você quiser enfaixar um bebê, certifique-se de saber como fazê-lo da maneira certa. Aqui estão os passos e a maneira certa de enfaixar um bebê:

  1. Coloque o pano sobre uma superfície plana e dobre ligeiramente uma das pontas.
  2. Coloque o bebê na dobra do cobertor, com os ombros do bebê diretamente acima da dobra.
  3. Certifique-se de que os braços do bebê estejam para baixo e flanqueando seu corpo.
  4. Puxe a ponta do cobertor perto do braço esquerdo sobre o braço esquerdo e o peito, depois coloque a ponta do cobertor sob o lado direito (dê espaço para o bebê se mover livremente).
  5. Puxe a ponta do cobertor para perto do braço direito sobre o braço direito e o peito, depois coloque a ponta do cobertor sob o lado esquerdo do corpo (dê uma folga para permitir que o bebê se mova livremente).
  6. Torça ou dobre a borda inferior do cobertor e coloque-o nas costas do bebê. Certifique-se de que as pernas estão ligeiramente dobradas para cima e que as pernas e quadris podem se mover livremente

Evite embrulhar o bebê com muita força. Isso pode fazer com que as articulações dos pés do bebê se soltem porque as pernas estão muito esticadas. Além disso, este método também pode danificar a cartilagem mole da cavidade do quadril, levando a displasia do quadril .

Coisas para prestar atenção ao usar um paninho de bebê

Enrolar o bebê da maneira errada pode ter um impacto negativo sobre o seu filho, como danificar as articulações das pernas e quadris do bebê, que podem evoluir para displasia do quadril .

Algumas coisas que você deve prestar atenção ao embrulhar um bebê são:

Evite embrulhar o bebê muito apertado

Não enrole o bebê com muita força, especialmente nos pés. Muitas mães puxam e pressionam os pés do bebê antes de embrulhar o cobertor.

Isso pode impedir que as pernas e os quadris do bebê se movam. Além disso, endireitar as pernas do bebê à força também pode fazer com que as articulações das pernas e quadris do bebê se soltem.

Essas condições podem aumentar o risco do bebê displasia do quadril (um distúrbio da formação da articulação do quadril em que a parte superior do fêmur não se encaixa bem na cavidade do quadril).

Aperte a faixa superior

Normalmente as mães envolvem seus bebês dando folga na parte superior e mais apertada na parte inferior.

Mas, na verdade, o que deve ser feito é o contrário. Dê folga na parte inferior do enfaixamento e enfaixe mais apertado na parte superior.

O movimento do bebê fará com que a faixa se solte ligeiramente, portanto, certifique-se de que o braço do bebê esteja bem enfaixado e que a faixa esteja bem enrolada.

A parte superior solta do cobertor pode ser um fator de risco para síndrome de morte súbita infantil (SIDS) ou morte infantil súbita.

Enrolar um bebê é uma forma de reduzir o risco de SMSI, pois proporciona conforto para o bebê enquanto dorme.

Assistir enquanto o bebê está dormindo

Enquanto dorme, você deve supervisionar o bebê enfaixado para não rolar e dormir em uma posição deitada. Dormir de barriga para baixo pode bloquear as vias respiratórias do bebê, o que pode aumentar o risco de SMSI.

Além disso, tente não deixar objetos ao redor do bebê enquanto ele dorme, como cobertores ou travesseiros. Esses objetos podem cobrir o nariz do bebê, de modo que ele pode ter dificuldade para respirar.

O risco se o bebê for enrolado na posição errada

Enrolar um bebê incorretamente aumenta o risco de síndrome de morte súbita infantil. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, a morte súbita de bebês é causada pela maneira errada de enfaixar.

Em primeiro lugar, os pais envolvem-se com muita força e o bebê pode sufocar durante o sono.

Em segundo lugar, como a faixa é muito frouxa, é possível que o pano se solte e cubra o nariz, porque os braços do bebê podem se mover livremente de modo que o pano cubra a boca e o nariz.

Outro risco que pode ocorrer é a displasia, que é o crescimento anormal de tecidos ou órgãos porque as pernas do bebê devem ser esticadas quando enfaixadas.

A cartilagem e as articulações do bebê podem ser danificadas quando isso acontece. Além disso, os bebês são mais propensos a alguns problemas de pele do bebê, como erupções na pele ou coceira, porque suam rapidamente devido ao enfaixamento.

Quando o bebê não precisa mais usar um paninho?

Os bebês não precisam mais ser enrolados quando começam a rolar. Os bebês geralmente conseguem rolar com a idade de 4 a 6 meses.

No entanto, devido aos diferentes desenvolvimentos dos bebês, também pode haver bebês que podem rolar antes de completar 4 meses de idade.

Além de determinar a idade recomendada para o bebê, os pais também podem prestar atenção a alguns sinais de quando o bebê deseja que o enfaixe seja solto. Aqui estão os sinais:

  • Os bebês costumam acordar à noite como se estivessem procurando uma posição confortável para dormir.
  • Se o enfaixamento for limitado do peito aos pés, e o bebê começar a se mover para rolar.
  • Uma faixa que vai do peito às pernas pode se soltar porque o bebê está em constante movimento.

Os seguintes sinais são uma transição do desenvolvimento do movimento do bebê para a posição de rolar e também como um sinal de que os pais devem parar de enfaixá-lo.

Tonto depois de se tornar pai?

Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!

‌ ‌