A idade da criança é um momento para seu filho aprender a reconhecer e experimentar novos tipos de alimentos. É aqui que os pais desempenham um papel importante na escolha das melhores fontes de alimentação para crianças pequenas. Além das refeições principais, você também precisa estar atento às fontes de lanches saudáveis para crianças pequenas. Então, quais são as coisas importantes a considerar? Aqui está a explicação.
Por que lanches saudáveis são importantes para o desenvolvimento da criança?
Além do cardápio de alimentos para bebês, lanches saudáveis diários não são menos importantes para eles. Não são úteis apenas para a introdução de novos tipos de alimentos, mas também os lanches saudáveis destinam-se a atender às necessidades nutricionais de crianças menores de cinco anos.
Algumas das razões pelas quais as crianças precisam de lanches são:
Capacidade estomacal pequena
O estômago de uma criança ainda é pequeno, ao contrário do estômago de um adulto, que pode acomodar uma grande quantidade de comida em uma refeição. Portanto, as crianças são aconselhadas a comer em pequenas porções, mas com freqüência.
Se a criança comer apenas 3 vezes por dia, como um adulto, as necessidades da criança não podem ser atendidas.
Dar energia
Os lanches saudáveis ajudam a fornecer a energia e os nutrientes de que o corpo precisa para crescer e se desenvolver e para ajudar a manter as crianças saudáveis.
Os lanches ajudam as crianças a atender às suas necessidades porque geralmente não comem muito, especialmente se comerem sentadas, geralmente não se sentem confortáveis sentadas por muito tempo.
Evitando que as crianças fiquem com muita fome
Os lanches servem para evitar que as crianças fiquem com muita fome entre as refeições, para que não comam demais durante as refeições principais.
Isso pode ajudar as crianças a medir suas porções de alimentos e evitar que comam demais devido a fatores emocionais. Lanche também pode evitar o tédio das crianças com a comida.
Os lanches ajudam a fornecer nutrição adicional
Lanche ou lanches ajudará a fornecer ingestão nutricional adicional quando o alimento principal não for capaz de atender às necessidades nutricionais diárias de crianças pequenas.
Por outro lado, lanches saudáveis para crianças também podem ser úteis como um estímulo estomacal antes de chegar a hora da refeição principal. Mesmo que o nome seja um lanche, é importante levar em consideração o conteúdo nutricional antes de servir ao seu filho.
Como pai, seus hábitos e padrões alimentares podem certamente ter uma grande influência na formação dos padrões alimentares de seu filho.
Quais são as regras para dar lanches saudáveis para crianças pequenas?
No que diz respeito à alimentação, as crianças de 1 a 5 anos gostam de experimentar novos sabores e texturas. Ele ficará muito entusiasmado quando vir alimentos que nunca viu e provou antes.
Portanto, é muito importante regulamentar o fornecimento de lanches saudáveis para crianças pequenas. Aqui estão algumas coisas a serem observadas, citando o artigo Kids Health:
Lanches saudáveis para crianças de 1 a 2 anos
Crianças de 1 a 2 anos são muito ativas e muitas vezes não se sentem confortáveis sentadas em uma cadeira, embora seu estômago esteja com fome. Nesta fase, as crianças precisam de 5 a 6 refeições por dia, com 3 refeições principais e 2 a 3 lanches.
Existem vários lanches saudáveis para crianças de 1 a 2 anos:
- Cereais
- Corte a fruta (certifique-se de que é pequena e macia para não sufocar)
- Queijo fatiado ou fatiado ( fatiar )
- Leite
Dê um lanche no intervalo de tempo após comer a refeição principal de cada dia. Isso o faz entender o horário de alimentação da criança porque está acostumado a isso.
Além disso, crie o hábito de dar lanches em pequenas porções porque o tamanho do estômago ainda é pequeno em comparação com os adultos.
Lanches saudáveis para crianças de 3 a 5 anos
E quanto a crianças de 3 a 5 anos? A curiosidade ainda é um desafio para os pais. A diferença é que as crianças dessa idade já podem expressar seus sentimentos, por exemplo, dizer "Estou com fome" ou "Estou entediado" e assim por diante.
Os lanches saudáveis para crianças de 3 a 5 anos são:
- Corte frutas com fatias não muito grandes
- Fatias de vegetais
- Leite ou iogurte
- Queijo ou chips de trigo
Evite dar lanches na forma de doces ou bolos muito doces, pois podem colocar as crianças em risco de desenvolver diabetes.
Lanches saudáveis para crianças pequenas, quando devem ser oferecidos?
Embora pareça trivial, saber quando dar lanches saudáveis para crianças é muito importante. A hora de comer lanches saudáveis que não sejam erráticos pode causar ganho de peso em crianças e, por fim, levar à obesidade.
Além disso, o tempo para comer lanches que não são limitados até que a criança realmente se sinta saciada também tem um impacto negativo sobre a criança.
O impacto negativo é que interfere no apetite da criança nas refeições principais e interfere na fome e saciedade da criança. Como é o horário dos lanches?
As crianças precisam comer 5 a 6 vezes ao dia, o que consiste em 3 refeições principais e 2 a 3 lanches. Por enquanto, geralmente as crianças precisam comer a cada 3-4 horas.
Se você criar o hábito de seu filho comer lanches ou interlúdios e refeições principais regulares, hábitos alimentares saudáveis irão se formando lentamente em seu filho e ele também será capaz de evitar o ganho de peso em excesso.
Bom momento para você oferecer lanches nas crianças, algumas horas depois de terminar a refeição principal e cerca de 1-2 horas antes da refeição principal seguinte.
Atrasar a hora do lanche algumas horas após a refeição principal pode impedir seu filho de recusar a próxima refeição principal e também impedir que seu filho queira comer mais lanches.
Como determinar lanches saudáveis ou não para crianças pequenas?
Na verdade, existem várias opções de lanches saudáveis que você pode servir de distração no meio do cardápio de refeição principal para crianças pequenas.
Com base nas Diretrizes de Nutrição Equilibrada emitidas pelo Ministério da Saúde da Indonésia, é melhor limitar o consumo de lanches muito salgados, doces ou gordurosos por crianças menores de cinco anos.
O motivo é que alimentos e bebidas muito doces, salgados e gordurosos podem aumentar o risco de ataques de doenças crônicas no futuro. Essas várias doenças, como doenças cardíacas, hipertensão, diabetes e assim por diante.
É por isso que você é mais encorajado a preparar lanches saudáveis para crianças pequenas. Você pode escolher alimentos ricos em vários nutrientes, como proteínas, fibras, vitaminas e minerais.
Em vez disso, evite, tanto quanto possível, dar alimentos embalados que passaram por muito processamento.
A razão é que esse tipo de alimento geralmente contém muito açúcar, sal e gordura, cuja ingestão deve ser limitada por crianças menores de cinco anos.
Além de levar em consideração o sabor dos lanches saudáveis para crianças pequenas, pense no formato e no tamanho da comida para não dificultar o consumo das crianças.
Porque, neste momento, as crianças estão aprendendo ativamente a comer por conta própria. Portanto, escolha ou dê forma a alimentos com tamanhos pequenos que sejam fáceis para as crianças pegarem e morderem.
Dos vários tipos de lanches, os seguintes são considerados saudáveis para serem dados a crianças pequenas:
- Cereal matinal com baixo teor de açúcar
- Frutas frescas em fatias finas ou cortadas em pedaços pequenos
- Biscoitos de trigo e mini muffins
- Queijo cortado em fatias finas ou ralado e misturado à comida
Além disso, existem vários outros tipos de lanches saudáveis que você pode ajustar às preferências de crianças de 1 a 5 anos. Não se esqueça, considere também certos tipos de alimentos se seu filho tiver alergias.
Opções de lanches saudáveis para crianças pequenas em casa
Visto que os lanches são muito importantes para tornar os bebês mais saudáveis, existem várias opções de lanches que podem ser oferecidos ao seu filho durante o relaxamento, a saber:
1. Fruta fresca
A fruta fresca é a melhor escolha como um lanche saudável para crianças pequenas. Dê frutas com cores atraentes, como manga, morango, melão e laranja.
Embale e sirva de forma atraente, por exemplo, imprimindo ou gravando na polpa da fruta. Você também pode usar um prato com um desenho animado ou a foto favorita do seu bebê para deixá-lo mais entusiasmado com seus petiscos.
Além de ser capaz de estimular seu paladar com vários sabores e texturas, seu sentido da visão também será treinado vendo variações de cores que ele talvez nunca tenha visto.
2. Pão ou molho de frutas
Ao fornecer lanches saudáveis para crianças que estão começando a conhecer a comida, os pais também podem treinar a criatividade e as habilidades motoras de seus filhos com os lanches fornecidos.
Você pode fornecer iogurte, chocolate derretido ou maionese como um molho ou molho para um lanche infantil.
Forneça também pão ou fruta como ingrediente principal do lanche. Dê algumas fatias de pão ou frutas que podem ser mergulhadas em molho, iogurte ou chocolate derretido. Deixe seu filho segurar, comer e explorar com os lanches que ele come.
3 ovos
Além de frutas ou pão, os ovos podem ser uma boa alternativa de lanche para as crianças. Você pode dar ovos mexidos ou ovos cozidos inteiros.
Além de simples e saborosa, esta comida é definitivamente nutritiva e boa para apoiar o crescimento e desenvolvimento das crianças.
Adicione também vegetais fatiados ou brócolis amassado para adicionar uma variedade de lanches nutritivos para as crianças.
4. Picolé
Que criança não ama sorvete? Sim, ao invés de comprar e não saber quais são os ingredientes dos sorvetes vendidos no mercado, você pode fazer o seu próprio sorvete saudável para o seu filho, sabe.
Para preparar este lanche saudável para crianças, prepare suco de frutas frescas, iogurte e geleia como ingredientes principais do sorvete. Também forneça moldes para sorvete com formas adoráveis e palitos de madeira que não sejam muito longos.
Em seguida, misture todos os ingredientes do sorvete, misture bem e coloque na forma com palitos de madeira. Coloque na geladeira por 3-4 horas antes de dar ao seu bebê em um dia quente.
5. Queijo
O teor de proteína do queijo pode ajudar a manter a ingestão de energia de uma criança alta enquanto ela brinca e aprende.
Você pode cortar o queijo cheddar em pedaços longos do tamanho da mão de uma criança, cortá-lo em pequenos cubos para servir de lanche em satay de frutas frescas ou como recheio de torradas para o lanche escolar das crianças.
Mas é melhor não dar queijo se seu filho tiver alergia ao leite ou intolerância à lactose, o que pode fazer com que a criança adoeça.
6. Batata doce
A batata-doce contém vitamina A e é uma boa fonte de B6, C e ácido fólico para o desenvolvimento infantil.
Você pode assá-los inteiros como uma batata cozida e adicionar queijo derretido e pedaços de brócolis por cima. Você também pode fatiar a batata-doce em tiras finas e depois torrá-la como batata frita ou cortá-la no sentido do comprimento como uma batata frita.
7. Panquecas ou mini waffles
Você pode processar a massa de farinha do zero ou usar massa seca pronta, vendida em lojas. Adicione mel, xarope de bordo e pedaços das frutas frescas favoritas do seu filho como cobertura.
8. Mini pizza
Prepare a massa de pizza congelada pronta para trabalhar de acordo com as instruções da embalagem ou você pode fazer a sua própria em casa. Em seguida, espalhe uma colher de sopa de marinara ou molho de tomate por cima.
Adicione algumas verduras picadas e uma colher de sopa de queijo ralado e leve ao forno por um ou dois minutos até o queijo derreter.
Este lanche para crianças é mais saudável do que comprá-lo fora porque você mesmo escolhe os ingredientes de acordo com as necessidades do seu filho.
9. Macarrão
A massa é uma boa fonte de carboidratos complexos, contanto que você escolha massa de trigo integral em vez de massa de trigo integral.
Cozinhe um lote para guardar na geladeira. Na hora do lanche, aqueça uma tigela de macarrão no micro-ondas e sirva com legumes cozidos ou frango e um delicioso molho de tomate.
O que evitar ao dar lanches saudáveis para crianças pequenas?
A maioria dos pais provavelmente "subornará" seu filho prometendo alguns presentes, como doces ou chocolate, se a criança tiver dificuldade para comer. Infelizmente, essa não é a estratégia certa.
Usar doces ou chocolate como presente pode criar uma impressão especial. É possível que as crianças pensem que esses alimentos são mais valiosos ou melhores do que outros tipos de lanches mais saudáveis.
Na verdade, isso não significa que não possa ser feito de forma alguma. Acontece que as crianças não são aconselhadas a comer doces ou chocolate com muita frequência, porque contêm muito açúcar e calorias. Isso é feito para que as crianças não fiquem viciadas em comer doces.
Se você guarda lanches não saudáveis para crianças em casa, mantenha-os fora de vista. O motivo é que as crianças podem reclamar e chorar para pedir comida quando a vêem.
Tonto depois de se tornar pai?
Junte-se à comunidade de pais e descubra histórias de outros pais. Você não está sozinho!