Saiba como a serotonina controla as emoções e os humores

O corpo consiste em vários hormônios e substâncias químicas que controlam todos os processos químicos do corpo. Isso inclui o apelido de humor humor Você. A serotonina é uma das substâncias químicas do corpo que desempenha um papel no controle de suas emoções e humor. Mesmo a falta desta substância pode causar problemas humor tais como transtornos de ansiedade à depressão. Vamos, descubra mais sobre essa substância química.

O que é serotonina?

A serotonina é uma substância química responsável por transportar mensagens entre as células nervosas do cérebro. Esta substância é criada por um processo bioquímico pela combinação de vários ingredientes, como o aminoácido triptofano, componentes proteicos e um reator químico, nomeadamente triptofano hidroxilase. Além do cérebro, esses produtos químicos também são encontrados nos intestinos, nas plaquetas sanguíneas e no sistema nervoso central.

O aminoácido triptofano é um dos ingredientes para a produção de substâncias químicas importantes para as células nervosas do cérebro. O triptofano não é produzido no corpo, mas a partir dos alimentos que você ingere.

Se o corpo não tiver triptofano, os níveis de hormônio entre as células dos nervos cerebrais diminuirão. Como resultado, você pode experimentar doenças mentais, depressão. Uma pessoa que está deprimida se sentirá constantemente triste e perderá o interesse pelas coisas.

Função da serotonina no corpo

O hormônio serotonina é bem conhecido por sua função na regulação do humor. A razão, porque este produto químico é produzido pelo triptofano, que está relacionado com a regulação do humor. Esta substância no cérebro ajuda a regular os sentimentos de ansiedade e felicidade.

Em condições normais, as células nervosas do cérebro e da medula espinhal usam triptofano e vários outros produtos químicos para produzir serotonina. Este sistema nervoso central enviará um sinal a cada receptor de sinal produtor de hormônio para começar a produzir.

Quando os níveis desse produto químico estão baixos, é comumente associado à depressão. Enquanto isso, se o nível for alto, é sinônimo de se sentir bem e próspero.

Além de regular o humor, a serotonina também oferece muitos benefícios para o corpo, incluindo:

  • Regula a função e os movimentos intestinais e controla o apetite. Portanto, se os níveis hormonais forem problemáticos, também podem ocorrer alterações no apetite.
  • Auxilia o processo de coagulação do sangue, estimulando a liberação de plaquetas para ajudar na cicatrização de feridas. Essa substância, então, ajuda a estreitar as pequenas artérias, que podem retardar o fluxo e coagular o sangue.
  • Aumenta quando você ingere alimentos prejudiciais ao corpo. O objetivo, incentivar e remover alimentos nocivos que são consumidos. O aumento de substâncias químicas no sangue estimulará a parte do cérebro que controla as náuseas.
  • Tem a função de estimular a parte do cérebro que controla quando você dorme e acorda e aumenta a libido quando os níveis no corpo estão baixos o suficiente.
  • Mantenha a saúde e a densidade óssea. A pesquisa diz que se os níveis desse hormônio forem muito altos, pode aumentar o risco de osteoporose. Outros estudos demonstraram que os medicamentos antidepressivos, especialmente os para tratar a depressão, como os inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRS), podem reduzir a densidade mineral óssea, colocando você em risco de fraturas.

Condições em que o corpo carece ou excesso de serotonina

Os níveis desse hormônio produzido a partir do triptofano podem flutuar com o tempo; baixo, normal e alto. A seguir estão as condições que indicam que os níveis hormonais não estão dentro dos padrões normais.

síndrome da serotonina

Relatório da Clínica Mayo, a síndrome da serotonina é uma condição que indica que os níveis desse produto químico estão muito altos e se acumulam no corpo.

Essa síndrome ocorre devido ao uso de medicamentos / suplementos que podem aumentar excessivamente os níveis hormonais ou em combinação com outros medicamentos que também contêm hormônios semelhantes.

Por exemplo, tomar medicamentos opióides para o alívio da dor junto com antidepressivos. Essa ação pode ocorrer devido a fatores intencionais que causam a overdose do medicamento.

Uma pessoa com síndrome da serotonina geralmente apresenta sintomas leves, incluindo:

  • Tremido.
  • Diarréia.
  • Dor de cabeça.
  • atordoado.
  • Arrepio.
  • Pupilas dilatadas.

Se entrou em um nível grave, os sintomas causados ​​incluem:

  • Contrações musculares.
  • Os músculos ficam rígidos.
  • Febre alta.
  • A freqüência cardíaca está aumentada e irregular.

  • Pressão alta.
  • convulsões.

Esta síndrome precisa ser tratada imediatamente, caso contrário, pode fazer com que o sofredor perca a consciência e morra. O tratamento será adaptado à gravidade da doença. Seu médico pode interromper o uso de medicamentos que podem desencadear um aumento nos hormônios ou solicitar que você seja hospitalizado.

Durante o tratamento, o médico prescreverá o medicamento ciproheptadina para bloquear os hormônios, relaxantes para os músculos e medicamentos para controlar a pressão arterial e a frequência cardíaca. Para prevenir essa síndrome, você e sua família devem ter cuidado ao usar medicamentos que contenham serotonina ou triptofano.

A condição do corpo sem serotonina

Há uma ligação clara de que os baixos níveis desse hormônio feito de triptofano podem levar à depressão. Portanto, pessoas com baixos níveis desse hormônio têm maior probabilidade de apresentar sintomas de depressão, incluindo:

  • Podem ocorrer distúrbios do sono, como insônia ou dormir demais.
  • Apetite instável; perda de apetite ou comer demais.
  • Sentindo-se constantemente inquieto, irritado, ansioso, triste e com perda de interesse nas atividades normais.
  • Dores de cabeça frequentes ou dores no corpo.

Nas pessoas que apresentam os sintomas acima e são diagnosticadas com depressão, o primeiro tratamento a ser realizado é o uso de antidepressivos. Além disso, seu médico também pode solicitar que você faça psicoterapia, como terapia comportamental e cognitiva.

O objetivo é ajudar os pacientes a reduzir pensamentos negativos, aceitar a pressão que enfrentam e desenvolver a capacidade de lidar com os problemas.

No entanto, tomar medicamentos para tratar a depressão, como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRIs), pode diminuir a densidade mineral óssea, colocando você em risco de fraturas.

Dicas para aumentar os níveis de serotonina sem medicamentos

As manhãs de sol são muito agradáveis

Aumentar os hormônios que regulam o humor, não apenas pelo uso de drogas ou suplementos. A seguir estão algumas maneiras que você pode tomar para aumentar a serotonina no corpo.

Exposição solar suficiente

A luz solar intensa é a chave para aumentar os hormônios que regulam os ciclos do sono. Isso ocorre porque a luz solar ativa a produção do hormônio serotonina para que os níveis possam aumentar.

Você pode obter uma exposição à luz intensa tomando banho de sol pela manhã ou abrindo as cortinas pela manhã para que a luz do sol possa entrar em casa e a iluminação da casa fique mais forte.

Exercício regular

O exercício pode aumentar a produção de endorfinas, que são endorfinas que estimulam a sensação de satisfação e prazer. Além disso, os exercícios também podem melhorar o humor, aumentando a atividade motora e estimulando a taxa de ativação dos neurônios da serotonina.

Esse benefício é o que leva a maioria dos especialistas em saúde a chamar os exercícios físicos de uma medicina alternativa para pessoas com transtornos de humor.

Coma alimentos que contenham serotonina

A serotonina, que é feita de triptofano, é, na verdade, produzida pelo corpo a partir dos alimentos que você ingere. Você pode encontrar alimentos que contêm serotonina em peixes e nozes fortificados com ácidos graxos ômega 3, soja e laticínios.