Qual é o perigo do açúcar refinado e por que ele é proibido pelo governo? |

Quem não ama o doce sabor do açúcar? Aparentemente, a maioria das pessoas gosta de açúcar, embora em quantidades diferentes. O açúcar pode, de fato, tornar os alimentos e bebidas mais saborosos. É isso que faz com que o açúcar seja indissociável do cotidiano, assim como o açúcar refinado.

Infelizmente, esse tipo de açúcar pode aumentar o risco de diabetes tipo 2 e outras doenças crônicas. O que exatamente é açúcar refinado? Confira a seguinte revisão.

O que é açúcar refinado?

O açúcar refinado é o açúcar que foi processado e purificado do açúcar cristal.

Inicialmente, o produtor retira o caldo do caule da cana e depois filtra com o badejo para retirar as impurezas da colheita.

O caldo de cana é então fervido até formar açúcar cristal ( açúcar granulado ).

Este processo de processamento produz açúcar bruto contendo sacarose que não pode ser consumido. Os fabricantes ainda precisam separar os cristais de açúcar da calda.

Depois que os cristais de açúcar e o xarope de açúcar se separam, os fabricantes processam os cristais de açúcar posteriormente para remover a cor e outras substâncias que não são açúcar.

Eles então separaram os cristais de açúcar do líquido restante por centrifugação. Este processo produz cristais de açúcar limpos e um xarope grosso marrom chamado melaço (queda de açúcar).

Os cristais de açúcar passam então por processamento adicional para produzir açúcar branco refinado.

Este produto final é utilizado em várias indústrias por ser mais puro e ter uma aparência mais limpa do que o açúcar bruto.

Você pode encontrar esse açúcar em uma variedade de produtos alimentícios embalados, refrigerantes, geléias, bolos e molhos.

Consumo de açúcar refinado é proibido pelo governo

De acordo com o Decreto do Ministro da Indústria e Comércio nº 527 / MPT / KET / 9/2004, o açúcar refinado destina-se exclusivamente à indústria como matéria-prima ou aditivo no processo produtivo.

Os produtores também estão proibidos de vender açúcar refinado a distribuidores, varejistas e consumidores. A razão é que este produto tem potencial para causar vários problemas de saúde.

Por exemplo, pesquisa sobre The American Journal of Clinical Nutrition mostraram que o consumo de grandes quantidades de açúcar refinado estava associado à obesidade e diabetes tipo 2.

O consumo desse açúcar também causa envelhecimento da pele por meio do processo natural de glicação.

A glicação é o processo pelo qual as moléculas de açúcar entram na corrente sanguínea e selam as moléculas de proteína da pele. Com o tempo, a pele fica escura e sem brilho.

Os muitos efeitos negativos do açúcar refinado na saúde são fortes motivos pelos quais o processo de venda desse produto é muito limitado.

Cada indústria e empresa que recebe este produto também deve fornecer relatórios de distribuição às partes relacionadas.

O impacto do consumo de açúcar refinado na saúde

Não muito diferente de outros tipos de açúcar, o consumo excessivo de açúcar refinado também pode ter os seguintes efeitos.

1. Acelere o ganho de peso

A maioria dos alimentos e bebidas adoçados embalados também é rica em calorias.

Mesmo que você não coma muito, esses produtos com alto teor de açúcar ainda contribuem com uma grande quantidade de calorias para o seu corpo.

Se o número de calorias em é mais do que queimado, o corpo deve armazenar essas calorias em excesso na forma de gordura.

Como resultado, seu tecido adiposo também aumenta, de modo que você ganha peso rapidamente.

2. Hipoglicemia

Além de aumentar os níveis de açúcar no sangue, o consumo de açúcar refinado também pode causar hipoglicemia, também conhecida como níveis baixos de açúcar no sangue.

Isso ocorre porque, quando você consome açúcar, o pâncreas libera insulina para manter o açúcar no sangue estável.

O hormônio insulina age convertendo o açúcar dos alimentos em glicose para obter energia.

Em condições de hipoglicemia, níveis muito baixos de açúcar no sangue podem causar sintomas como fome, pele pálida, tremores e fraqueza.

3. Falta de vitaminas e minerais

Seu corpo precisa de mais vitaminas do complexo B, cálcio e magnésio para processar açúcar refinado com altos níveis de pureza.

Quando você consome esse açúcar, o suprimento de várias micro-substâncias também se esgota.

A longo prazo, a falta de complexo de vitamina B pode interferir na função nervosa e no processo de formação de energia.

Enquanto isso, a falta de cálcio e magnésio pode aumentar o risco de osteoporose e artrite (artrite).

4. Aumenta o risco de diabetes tipo 2

O consumo de alimentos ricos em açúcar refinado ou adoçantes adicionados pode levar à obesidade.

Quando você é obeso, fica mais sujeito à resistência à insulina. Esta é uma condição em que as células do corpo são incapazes de responder à insulina de maneira adequada.

O corpo também perde sua capacidade de manter os níveis de açúcar no sangue dentro da faixa normal.

Gradualmente, essa condição pode levar ao diabetes tipo 2. Você também terá um risco maior de ter várias complicações.

5. Aumenta o risco de doenças cardíacas

Um estudo de 2014 na revista JAMA Internal Medicine encontraram uma ligação entre o consumo de açúcar e o risco de doenças cardíacas.

Nesse estudo, as pessoas que obtiveram de 17 a 18% de suas calorias a partir do açúcar tiveram um risco 38% maior de morrer de doenças cardíacas.

O consumo excessivo de açúcar, especialmente açúcar refinado, pode aumentar a pressão arterial e a inflamação crônica do corpo.

Juntamente com o alto risco de obesidade, todos esses fatores o tornam mais suscetível a doenças cardíacas.

O açúcar refinado é uma das mercadorias que não pode ser separada da vida humana.

Você pode não perceber que o encontrou em uma variedade de alimentos e bebidas do dia a dia. Mesmo assim, você ainda pode limitar a ingestão.

Comece reduzindo o consumo de alimentos e bebidas com alto teor de açúcar. Amplie a ingestão de alimentos naturais e ricos em nutrientes.

Momento desejos alimentos doces, você também pode usar adoçantes naturais em vez de açúcar.