Guia completo para anatomia vaginal -

Você realmente conhece as partes do seu corpo, incluindo a vagina? Hmm ... acontece que muitas mulheres não conhecem seus próprios órgãos sexuais, sabe. Qual é a anatomia real da vagina? Vamos ver a seguinte explicação sim!

Como é a anatomia da vagina?

Antes de conhecer a anatomia da vagina, é preciso saber que os órgãos reprodutivos femininos têm um exterior e um interior.

A parte externa é chamada de vulva. Enquanto a vagina é na verdade um órgão interno que não pode ser visto diretamente.

A vagina é o tubo que conecta a vulva ao útero. Além da vagina, outros órgãos reprodutivos internos incluem: útero, ovários e trompas de falópio.

Vulva

Fonte: Ourbodiesourselves.org

Imagem: anatomia da vulva, parte externa da vagina

Se você estiver nu na frente de um espelho, o que você realmente vê não é a vagina, mas a vulva. Esta parte geralmente é coberta por pelos pubianos, a menos que você seja diligente em se barbear ou depilação.

Relatório da página do University of Rochester Medical Center, a vulva também é conhecida como pudendo. As partes da vulva incluem:

  • Mons pubis,
  • grandes lábios (lábios externos),
  • pequenos lábios (lábios internos),
  • trato urinário (abertura de bexigas),
  • clitóris (clitóris), e
  • abertura vaginal.

Além de desempenhar um papel na reprodução feminina, esses órgãos também desempenham um papel no processo de micção.

Mons pubis

O monte púbico ou saliência púbica é a parte saliente da vulva. Desde a puberdade, esta parte começa a crescer pelos pubianos. Após a menopausa, esses fios de cabelo começarão a cair e a ficar mais ralos.

Quando você abre as pernas, pode ver no espelho que o cabelo continua a crescer ao longo do monte em direção ao ânus.

O monte púbico está localizado acima do osso púbico. Você pode sentir o osso púbico conforme pressiona o monte púbico.

Labia Majora

Os grandes lábios também são conhecidos como lábios externos da vagina. É formado na forma de duas grandes dobras de tecido adiposo que se estendem de cada lado no monte púbico.

A cor, o tamanho e a forma dos grandes lábios serão diferentes em cada mulher, dependendo do conteúdo de tecido adiposo. Os grandes lábios também têm folículos pilosos.

A principal função dos grandes lábios é proteger as partes mais sensíveis da vulva, como o clitóris e a vagina. Os grandes lábios circundam os pequenos lábios na estrutura anatômica da vagina.

Labia minora

Os pequenos lábios também são conhecidos como lábios internos da vagina. Os pequenos lábios não têm pelos e são muito sensíveis ao toque. Esses lábios profundos fornecem uma segunda camada de proteção para suas estruturas internas e outros órgãos.

Os pequenos lábios também têm glândulas sebáceas que secretam um lubrificante natural para mantê-la confortável e ajudar a separar os lábios durante o sexo.

Clitóris

O clitóris é a parte externa anatômica da vagina que parece se projetar. É um pequeno ponto no topo quando você abre os lábios.

O clitóris contém 8.000 terminações nervosas. Portanto, o clitóris é a parte mais sensível à estimulação sexual.

Muitas pessoas pensam que o clitóris é apenas uma protuberância. Quando na verdade ele é a cabeça das partes do corpo.

O clitóris no corpo se bifurcou para formar a letra Y ao longo dos nove centímetros.

válvula clitoriana

O clitóris tem um tipo de fechamento chamado válvula clitoriana. Na anatomia vaginal, esta válvula serve para proteger o clitóris e prevenir irritações.

Além de prevenir a irritação, esta válvula também funciona para evitar que o desejo sexual aumente quando você não o deseja.

A válvula clitoriana pode deslizar para frente e para trás. Se você não estiver excitado, a válvula avançará para cobrir o clitóris.

Enquanto isso, se você estiver excitado, ele se retirará para abrir o clitóris.

Ureter

O trato urinário ou uretra é por onde sai a urina. É um pequeno orifício na vulva rodeado por um anel de pele ligeiramente saliente.

As bactérias da vulva podem entrar no trato urinário por meio dessa abertura, causando uma infecção do trato urinário. O comprimento da uretra feminina varia de 3,5 a 5 cm.

Abertura vaginal

Bem entre a uretra e o ânus, encontra-se a abertura vaginal. Esta abertura também é chamada vestíbulo vaginal . É uma das partes importantes da anatomia vaginal.

Essa abertura vaginal é a rota de penetração durante a relação sexual, o local de onde o sangue menstrual sai e o canal de parto durante o parto.

Ele está conectado ao sistema reprodutor feminino. Começando pelo colo do útero, útero, trompas de falópio e ovários.

Parede vaginal

A parede vaginal é uma camada de músculo elástico e flexível que fornece lubrificação durante o sexo ou durante o parto.

As pessoas pensam que a vagina é um canal aberto, mas não é o caso. Em repouso, a vagina se fecha e as paredes vaginais se tocam.

O vestíbulo, o clitóris e as paredes vaginais são partes da anatomia vaginal que desempenham um papel importante na relação sexual.

Esta seção fornece uma sensação de paixão nas mulheres durante a relação sexual.

Hímen

A próxima parte da anatomia vaginal é o hímen ou hímen. O hímen é uma camada fina que cobre parte da abertura vaginal.

O hímen de cada mulher é diferente, tanto em textura quanto em elasticidade. Mesmo algumas mulheres podem nascer sem um hímen.

A maioria das mulheres tem um hímen grosso e elástico, por isso não se danifica facilmente. No entanto, também existem mulheres cujo hímen é fino ou menos elástico. Portanto, é fácil rasgar se for esticado demais.

Muitas pessoas associam o hímen à virgindade. Na verdade, rasgar o hímen não ocorre necessariamente devido ao sexo, mas também pode ocorrer devido a lesões, equitação ou esportes.

Manter a higiene vaginal

Essas são algumas partes da anatomia da vagina que você precisa saber. Como esse órgão é muito importante, você precisa manter a saúde e a limpeza.

Sempre mantenha o pH ácido ao redor da vagina. O objetivo é que bactérias e fungos não se reproduzam. Portanto, o risco de causar várias doenças venéreas.

Limpe bem a vagina com movimentos da frente para trás para que as bactérias do ânus não entrem na área vaginal.

Além disso, evite usar sabonete feminino, pois pode interferir no pH da vagina.