Causas do aparecimento de manchas brancas na garganta |

Você precisa ter cuidado quando tiver dor de garganta e manchas ou manchas brancas aparecerem ao redor das amígdalas (detritos de amígdalas). Essa condição pode ser um sinal de várias doenças infecciosas. Os detritos tonsilares são formados a partir de restos de células mortas, partículas estranhas ou sujeira que se acumulou e endureceu ao redor das amígdalas. Um exame médico pode determinar a causa da formação de detritos tonsilares e determinar o tratamento adequado.

Causas do aparecimento de manchas brancas na garganta

Os detritos da amígdala são geralmente vistos ao redor das amígdalas (amígdalas), que são glândulas moles localizadas na parte posterior da boca.

As manchas aparecem de cor branca ou amarelada e têm uma textura dura, não podendo ser colhidas manualmente.

O aparecimento de manchas brancas na garganta também é acompanhado por sintomas como amígdalas inchadas, febre, tosse e dor ao engolir.

Se o inchaço das amígdalas for suficientemente grave, você pode ter dificuldade para respirar.

A principal causa da formação de manchas brancas na garganta é uma infecção que causa inflamação das amígdalas (amigdalite).

No entanto, várias outras doenças também podem causar a formação de detritos tonsilares.

1. Mononucleose

Uma das doenças infecciosas que podem causar manchas brancas na garganta é a mononucleose ou febre glandular.

A mononucleose é causada pelo vírus Epstein Barr, que pode ser transmitido facilmente pela saliva ou saliva.

A infecção pelo vírus Epstein Barr ataca as glândulas salivares causando sintomas como febre, erupção cutânea, inchaço sob o pescoço e o aparecimento de manchas brancas nas amígdalas.

2. Strep garganta

Dor de garganta causada por infecção bacteriana Estreptococo, isto é, faringite estreptocócica pode causar sintomas mais graves do que aqueles causados ​​por uma infecção viral.

Sintomas como febre alta e dor de garganta podem durar mais tempo. Um dos sintomas típicos da infecção estreptocócica é uma mancha branca na garganta.

Causas de infecção bacteriana faringite estreptocócica pode se espalhar para as amígdalas, causando detritos tonsilares.

De acordo com a American Academy of Otolaryngology, esta doença é mais comum em crianças do que em adultos.

Strep garganta É transmitido pela inalação de gotículas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

3. Inflamação das amígdalas

A inflamação das amígdalas (amigdalite) pode desencadear a formação de manchas brancas na garganta.

Amigdalite geralmente é causada por uma infecção bacteriana EstreptococoNo entanto, infecções virais que atacam as amígdalas também podem causar a formação de detritos tonsilares.

Os detritos da amígdala causados ​​pela amigdalite geralmente são acompanhados por sintomas de inchaço das amígdalas, dor ao engolir, dor de ouvido, febre e dificuldade para respirar devido ao bloqueio do trato respiratório.

4. Pedras da amígdala

Manchas brancas na garganta podem indicar cálculos amigdalianos, que são depósitos de cálcio nas ranhuras (criptas) ao redor das amígdalas.

Restos de comida, saliva e partículas estranhas residuais, como bactérias presas nas criptas, irão endurecer e formar pedras de amígdala.

O tamanho das partículas varia, desde alguns milímetros até o tamanho de uma ervilha.

As pedras da amígdala podem causar mau hálito e dor no ouvido interno. Se o suficiente se acumular, você pode ter problemas para engolir.

A estrutura das amígdalas, composta por muitas criptas, pode ser a causa desta pedra amígdala.

5. candidíase oral

As infecções fúngicas ao redor da boca (candidíase oral) também podem causar o aparecimento de manchas brancas na garganta.

Um tipo de fungo que comumente causa sapinhos é o amur Candida albicans.

Esse fungo geralmente se reproduz nas paredes da boca. Como resultado, manchas ou caroços brancos podem ser encontrados ao redor das gengivas, parte interna das bochechas e amígdalas.

Ao apresentar aftas, a boca fica mais seca e a pele dos lábios racha.

Ao contrário dos cálculos da amígdala, que são duros, as manchas brancas ou caroços que se formam devido à candidíase oral são mais suaves e podem sangrar quando arranhados.

Algumas das doenças acima nem sempre causam a formação de detritos tonsilares. No entanto, essas manchas brancas nas amígdalas têm maior risco de aparecer em pessoas com sistema imunológico fraco.

Como lidar com detritos de amígdalas

O tratamento adequado para o detrito tonsilar é de acordo com a causa. Portanto, a forma de remover manchas brancas ao redor das amígdalas pode ser diferente.

O tratamento se concentrará na cura da doença subjacente. Geralmente, as manchas brancas não são removidas com um procedimento especial.

A seguir estão alguns remédios para se livrar das manchas brancas na garganta.

1. Antibióticos

O médico prescreverá antibióticos para os detritos da amígdala causados ​​por infecções bacterianas, como: faringite estreptocócica ou amigdalite.

O tratamento com antibióticos para dor de garganta também pode ser combinado com o consumo de analgésicos, como ibuprofeno ou paracetamol.

2. Antifúngico

A medicação antifúngica será eficaz na remoção das manchas brancas causadas pela candidíase oral.

Além de tomar medicamentos, o médico também recomendará que você seja diligente em gargarejar com água salgada para evitar que o fungo se espalhe para outras partes do corpo.

3. Esteroides

A mononucleose pode causar inflamação grave que requer medicamentos antiinflamatórios, como corticosteróides.

Os médicos também podem prescrever analgésicos para aliviar o inchaço nas glândulas salivares.

4. Amigdalectomia

Se o inchaço das amígdalas for grave o suficiente para bloquear a respiração, seu médico pode recomendar a remoção cirúrgica das amígdalas (amigdalectomia).

Esta cirurgia é geralmente realizada quando outros tratamentos não são eficazes o suficiente para tratar a inflamação das amígdalas ou quando a amigdalite é recorrente (tonsilite crônica).

Remédios caseiros

Além do tratamento médico, você também pode realizar tratamentos em casa para aliviar os sintomas e ajudar a remover os detritos tonsilares.

  • Descanse bastante e beba bastante água.
  • Rotineiramente, gargareje com uma solução de água salgada por 15 segundos, pelo menos 3-4 vezes ao dia, enquanto os sintomas durarem.
  • Consuma alimentos secos, como bolachas ou biscoitos, para ajudar a remover os cálculos das amígdalas.
  • Evite alimentos açucarados, refrigerantes ou alimentos excessivamente ácidos que podem irritar a garganta.
  • Consumir alimentos e bebidas de textura fina para que sejam mais fáceis de engolir
  • Use uma máscara quando viajar para fora para evitar a entrada de poluição, ar sujo e partículas estranhas que podem irritar ainda mais a garganta.

As manchas brancas que aparecem na garganta podem ser causadas por várias doenças, especialmente aquelas que atacam as amígdalas.

Para descobrir a causa exata, você pode fazer um exame médico e consultar um médico. O tratamento certo se ajustará à condição que causa isso.