Herpes zoster ou herpes zoster é uma doença causada por um vírus que causa a varicela que reinfecta o corpo ativamente. Os sintomas da zona podem durar muito tempo e até causar dor e distúrbios nervosos. Portanto, é necessário tratamento médico com vários tipos diferentes de medicamentos para herpes-zóster, para que as pessoas com herpes zoster se recuperem rapidamente.
Medicamentos antivirais para tratar o herpes zoster
Do ponto de vista médico, o tratamento do herpes zoster geralmente inclui o uso de medicamentos para suprimir infecções virais, analgésicos e medicamentos para prevenir complicações.
O antiviral é um tipo de medicamento de primeira linha prescrito por médicos para encurtar a duração da infecção pelo vírus Varicela-zóster. Este vírus pertence ao grupo dos vírus do herpes. Dessa forma, outros sintomas de herpes zoster, como coceira e erupções na pele, podem diminuir mais rapidamente.
De acordo com resenhas da revista Médico de Família Americano, Vários tipos de antivirais são usados no tratamento de herpes zoster, nomeadamente aciclovir, famciclovir e valaciclovir.
1. Aciclovir
O aciclovir é um medicamento antiviral que pode ser administrado na forma de comprimido ou por injeção. Este medicamento para herpes zoster não pode matar completamente o vírus varicela-zóster do corpo, mas pode impedir a propagação da infecção.
O tipo de medicamento aciclovir geralmente usado para tratar o herpes zoster é o Zovirax. Os médicos geralmente aconselham você a tomar doses desse medicamento de 2 a 5 vezes ao dia. A dose pode variar dependendo da gravidade dos sintomas do herpes zoster.
O uso de aciclovir no tratamento de herpes zoster somente é eficaz quando administrado dentro de 72 horas após o aparecimento de erupções cutâneas. No entanto, este medicamento antiviral também pode encurtar o desenvolvimento de novas erupções vermelhas até que sequem e não sejam mais contagiosas.
Além de funcionar para inibir infecções virais e interromper a inflamação, o medicamento aciclovir também reduz os sintomas de dor devido ao herpes zoster.
2. Valaciclovir
Ao contrário do acyvlovir, o valaciclovir (Valtrex) é administrado 3 vezes ao dia durante 7 dias. Este medicamento antiviral pode funcionar melhor no tratamento da dor do herpes zoster.
A medicação para herpes-zóster está disponível na forma de comprimido e injetável, mas o valaciclovir na forma de comprimido é mais comum. Tal como acontece com o aciclovir, idealmente este medicamento deve ser administrado imediatamente após 3 dias do aparecimento da primeira erupção.
3. Famciclovir
Outro tipo de medicamento antiviral para herpes zoster que pode ser prescrito por um médico é o famciclovir. Para atuar efetivamente na redução da infecção, esse medicamento deve ser administrado em uma dose de 3 vezes ao dia.
Esses três tipos de antivirais são seguros para consumo se administrados de acordo com a dosagem certa. Esses três medicamentos para herpes-zóster têm efeitos colaterais semelhantes, que podem causar dores de cabeça, vômitos, convulsões e dores abdominais.
Tipos de medicamentos para curar os sintomas dolorosos do herpes zoster
Neuralgia pós-herpética (NPH) é uma complicação que pode aparecer em pessoas que tiveram herpes zóster. Essa condição ocorre quando os nervos do paciente são danificados devido à reativação do vírus.
Esses nervos danificados são incapazes de enviar sinais da pele para o cérebro e causam distúrbios na transmissão de impulsos, resultando em dor crônica severa. A dor pode durar meses ou até anos.
A maioria dos médicos será capaz de diagnosticar neuralgia pós-herpética (PHN) com base na duração da dor desde o início do herpes zoster. Tratamento para neuralgia pós-herpética visa controlar e reduzir a dor até que o quadro desapareça completamente.
Para superar ou prevenir a NPH não pode contar com apenas um tipo de medicamento contra varíola. O tratamento para a dor do herpes requer uma combinação dos seguintes medicamentos:
1. Drogas analgésicas
A dor que aparece devido ao herpes pode ser leve, moderada a intensa. Pacientes com dor leve a moderada ainda podem ser tratados com analgésicos sem prescrição. Os medicamentos analgésicos em farmácias frequentemente usados para tratar a dor causada pelo herpes incluem:
- Loção de calamina: para acelerar a cicatrização da erupção e reduzir a ardência da erupção.
- Creme de capsaicina: um tipo de analgésico derivado do extrato de pimenta.
- Lidocaína: este medicamento é geralmente usado com afixado diretamente na pele, é um medicamento que é útil para reduzir a dor na pele. Este remendo só é eficaz no alívio da dor em 12 horas.
- Analgésicos de venda livre, como paracetamol ou ibuprofeno.
Pacientes com sintomas graves geralmente requerem uma combinação de medicamentos analgésicos com analgésicos mais fortes, como codeína, hidrocodona ou oxicodona..
No entanto, como tratar as telhas dessa forma não pode ser feito sem cuidado. As regras de uso e dosagem fixa devem vir de recomendação do médico.
2. Medicamentos antidepressivos tricíclicos
Os antidepressivos são geralmente prescritos para tratar a depressão, mas também podem ser usados como uma forma de tratar a dor NPH causada por complicações do herpes zoster.
A forma como esta droga atua afeta o trabalho de neurotransmissores ou hormônios que entregam estímulos ao cérebro, como a serotonina e norepinefrina.
A dose de medicamentos antidepressivos administrada pelos médicos para o herpes-zoster costuma ser menor do que para o tratamento da depressão. O médico então aumentará a dose do medicamento a cada 2-4 semanas para dar um efeito mais potente no alívio da dor.
Lembre-se de que este medicamento tem efeitos colaterais que podem causar sonolência e fraqueza, boca seca e visão turva. Este tipo de medicamento para telhas não funciona tão rápido quanto outros analgésicos. Os antidepressivos tricíclicos comumente usados são:
- Amitriptilina
- Desipramina
- Imipramina
- Nortriptilina
3. Medicamentos anticonvulsivos
Este tipo de medicamento é comumente usado para pacientes com convulsões, mas muitos estudos mostraram que doses mais baixas podem ser usadas para tratar a dor de neuralgia pós-herpética.
A forma como esta droga atua é consertar distúrbios elétricos na parte danificada do nervo. Os efeitos colaterais do uso desta droga podem causar sonolência, dificuldade de concentração, inquietação e inchaço das pernas.
Os anticonvulsivantes que costumam ser usados como telhas são:
- Carbamazepina
- Pregabalina
- Gabapentina
- Fenitoína
Remédios naturais e remédios caseiros para herpes zoster
Herpes zoster é uma doença de pele que não só causa coceira na pele, mas também é acompanhada por dor, formigamento ou dormência. Ao contrário dos sintomas da varicela, o herpes pode durar mais, cerca de 3-5 semanas.
Portanto, o uso de remédios naturais e caseiros também pode ser tentado para ajudar a aliviar os sintomas e, ao mesmo tempo, acelerar a recuperação.
Para reduzir a coceira nas telhas, você pode usar remédios tradicionais para varicela, como:
- Compressa de água fria
- Banho de aveia
- Pomada de bicarbonato de sódio
- Chá de camomila
- Querida
Mesmo que o elástico tenha secado ou mesmo desaparecido, os sintomas de dor na pele geralmente ainda estão em andamento. Para não ser incomodado pela dor ou formigamento das telhas, o Instituto Nacional do Envelhecimento sugere que você tente algumas coisas:
- Faça coisas ou passatempos de que goste, como ler ou assistir TV, mas certifique-se de não ficar muito cansado.
- Evite o estresse porque ele pode piorar a dor que você sente. Se você se sentir deprimido e confuso, converse com as pessoas mais próximas a você.
- Certifique-se de que a área afetada da pele esteja sempre protegida por roupas ou materiais macios.
- Evite coçar o elástico, mesmo que coça.
- Certifique-se sempre de lavar as mãos antes de tocar na pele.
Este método de tratamento natural do herpes zoster pode ajudar a aliviar o desconforto devido à coceira e à dor. No entanto, se a dor estiver ficando mais forte e insuportável, você deve consultar o seu médico.
Lutem contra o COVID-19 juntos!
Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!