A suposição de que a vagina deve cheirar bem faz com que muitas mulheres tenham interesse em usar sabonete feminino. Sem falar nas muitas opções de sabonetes com uma variedade de fragrâncias tentadoras. Porém, é mesmo necessário usar sabonete especial para limpar a vagina?
Você precisa usar sabonete feminino?
O sabonete feminino é considerado capaz de limpar e cheirar a vagina e eliminar o corrimento vaginal.
No entanto, de acordo com a página da Mayo Clinic, sabonete feminino não é necessário para limpar a vagina. Por quê?
A vagina é realmente capaz de se limpar e se proteger rotineiramente sem a necessidade de ajuda. Na verdade, o corrimento vaginal é um sinal de que a função de limpeza vaginal está funcionando normalmente. O corrimento vaginal é uma fase natural e normal vivida por todas as mulheres.
O ambiente na vagina é naturalmente ácido, o que é ideal para manter uma colônia de bactérias boas. A presença de bactérias boas é o que protege contra o risco de infecção.
Precisamente quando você usa sabonete feminino, que na verdade contém muitos produtos químicos, o equilíbrio do pH na vagina será perturbado. Isso permite que bactérias ruins e leveduras (fungos) cresçam demais, causando uma infecção.
Também é melhor evitar fazer ducha. Ducha é uma técnica de limpar o interior da vagina borrifando uma solução de água com vinagre, bicarbonato de sódio ou iodo.
A ducha não é recomendada porque pode perturbar o equilíbrio vaginal normal. Isso torna a vagina vulnerável a infecções, incluindo doenças venéreas.
Consequências do uso de sabonete feminino
O equilíbrio do pH vaginal perturbado devido ao uso de sabonete feminino pode causar:
1. Infecção vaginal
A vagina contém bactérias boas que protegem o corpo contra infecções. Os sabonetes perfumados ou coloridos podem alterar a acidez da vagina, reduzindo os níveis de bactérias benéficas.
Quando o pH é alterado, você fica suscetível a infecções bacterianas (vaginose bacteriana) e infecções vaginais por fungos.
As infecções bacterianas e fúngicas podem causar coceira na vagina, secreção vaginal anormal e até sensação de calor como queimação.
Se não forem tratadas, as infecções vaginais podem se espalhar e entrar em outros órgãos reprodutivos. O risco de infecções que se propagam torna difícil para as mulheres engravidar e fica vulnerável a doenças sexualmente transmissíveis.
2. Doença inflamatória pélvica
A doença inflamatória pélvica é uma infecção do útero, das trompas de Falópio e / ou ovários.
Os fatos dizem que as mulheres que usam limpadores vaginais ou duchas higiênicas têm um risco 73% maior de desenvolver a doença.
O aparecimento de doença inflamatória pélvica é bastante difícil de reconhecer. O motivo, muitas vezes, esta doença não causa sintomas no início da infecção.
Quando começa a se espalhar, a doença inflamatória pélvica geralmente causa:
- Dor na parte inferior do abdômen ou pelve
- Corrimento vaginal anormal
- Sangramento após o sexo ou entre os ciclos menstruais
- Dor durante a relação sexual
- A febre às vezes é acompanhada de calafrios
- Dor ao urinar
O risco dessa doença pode ser bastante reduzido, uma das quais é a não utilização de sabonete feminino.
3. Aumenta o risco de complicações na gravidez
As mulheres que usam a lavagem feminina mais de uma vez por semana têm maior chance de ter dificuldade para engravidar do que aquelas que não usam.
O uso de limpadores vaginais também é suspeito de aumentar o risco de gravidez ectópica em 76 por cento. Uma gravidez ectópica faz com que o embrião se fixe a um órgão fora do útero.
Quanto mais você limpa a vagina, maior o risco de ter uma gravidez ectópica ou um aborto espontâneo.
4. Vagina seca
Uma vagina seca nem sempre é um sinal de perigo, mas pode ser desconfortável. Além disso, a secura vaginal causada pelos produtos químicos do sabonete feminino também pode tornar o sexo doloroso.
5. Risco de doença venérea
Muitos dizem que usar sabonete feminino antes e depois do sexo pode prevenir a transmissão de doenças venéreas. No entanto, não acredite facilmente nas notícias que circulam.
Usar sabonete feminino pode prejudicar o equilíbrio das bactérias benéficas que protegem a vagina contra infecções. É por isso que o sabonete de limpeza vaginal pode realmente aumentar o risco de contrair doenças venéreas devido à atividade sexual insegura.
No entanto, ainda é importante limpar a vagina com água morna após o sexo para que as bactérias presas possam ser perdidas. Limpe a vagina apenas com água corrente limpa. Limpe da frente para trás, não o contrário. Isso é feito para evitar que bactérias no ânus entrem e infectem a vagina.
Além disso, não se esqueça de lavar as mãos antes e depois de limpar a vagina.
Como limpar a vagina sem higiene feminina?
De acordo com o Dr. Para Suzy Elneil, consultora de uroginecologia do University College Hospital, em Londres, o caminho é suficiente para manter a saúde e a higiene pessoal.
Simplesmente enxágue a vagina apenas com água corrente limpa e morna, limpando-a da frente para trás. Enxágue, limpe e seque bem para que a vagina não fique constantemente úmida. Além disso, troque regularmente a sua roupa íntima algumas vezes por roupas de algodão.
Os sabonetes femininos não são necessários para limpar a vagina. Se você deseja usar sabonete, dr. Sangeeta Agnihotri como consultor de ginecologia e obstetrícia no Reino Unido, recomenda o uso de sabonete nas seguintes condições:
- Sem perfume
- Sem coloração
- Sem conservantes
- Sem produtos químicos agressivos
Se você está confuso sobre como escolher o sabonete certo, peça recomendações ao seu médico. Não seja tentado por preços baratos e pela sedução de anúncios tentadores.
Habituar-se a uma dieta saudável e exercícios diligentes também ajuda a manter a vagina saudável.