Estas são 15 causas do mau hálito que você deve saber

A má higiene dental é a principal causa da maioria dos casos de halitose, também conhecida como mau hálito. Não apenas por causa da comida, o mau hálito também pode ser causado por outras condições médicas. Confira abaixo as várias causas do mau hálito que podem ser irritantes!

Causas comuns de mau hálito

A halitose ou mau hálito é causada por bactérias que crescem e se multiplicam na boca. Como resultado, quando você abre a boca ou expira pela boca, um odor desagradável sai.

Existem muitas coisas que podem desencadear ou agravar o mau hálito. Aqui estão algumas coisas comuns que causam mau hálito:

1. boca seca

O mau hálito causado pela boca seca ocorre devido à falta de produção de saliva na boca. A saliva, também conhecida como saliva, tem a função de limpar a boca naturalmente.

A falta de produção de saliva também é mais comum depois de dormir.

“Durante o dia, sua boca produz grande quantidade de saliva. Mas quando você dorme, a produção de saliva cai ”, disse Drg. Hugh Flax, dentista e ex-presidente da American Academy of Cosmetic Dentistry em Atlanta, citado no Medical Daily.

Se sua boca estiver seca, as bactérias e os germes irão se aninhar confortavelmente em sua boca. Essas bactérias e germes causam odores ruins.

A boca seca geralmente é desencadeada pela desidratação, um efeito colateral dos medicamentos que você está tomando ou se você fez radioterapia no pescoço e na cabeça recentemente. Esta única causa do mau hálito é também a razão do mau hálito quando você acorda de manhã.

2. Alimentos, bebidas e remédios

Os compostos químicos contidos nos alimentos, bebidas ou drogas consumidos podem ser absorvidos pelo sangue e exalados pelos pulmões.

É por isso que seu hálito vai cheirar mal depois de comer alimentos ou bebidas com aroma forte, como cebola, petai e durian.

Além disso, os restos de comida deixados nos dentes também podem espalhar um odor desagradável na boca.

Além dos alimentos, certos medicamentos também podem ser a causa do mau hálito. Existem vários tipos de medicamentos que podem causar mau hálito, incluindo anti-histamínicos, antipsicóticos e diuréticos.

De acordo com Hadie Rifai, dentista da Clínica Cleveland, esses medicamentos têm um efeito colateral de boca seca que pode desencadear o mau hálito. Mesmo que você tenha sido diligente em escovar os dentes, o risco de mau hálito permanecerá enquanto você estiver tomando esses medicamentos.

3. Fumar

De acordo com um estudo publicado em Jornal Médico de Hong Kong Em 2004, fumar era a causa mais comum de mau hálito. Fumar pode reduzir a produção de saliva na boca, fazendo com que a boca fique seca.

Lembre-se de que quanto mais seca a boca, mais bactérias se desenvolverão na boca.

Além do mais, o fumo dos cigarros também pode aumentar o risco de doenças gengivais. Bem, a combinação de boca seca e doença gengival é a razão pela qual você tem mau hálito, embora tenha sido diligente em escovar os dentes todos os dias.

4. Dormir com a boca aberta e roncar

Dr. Cram, um periodontista dos Estados Unidos, diz que se você ronca ou dorme com a boca aberta e respira pela boca, é mais provável que tenha mau hálito pela manhã do que não.

Ambas as situações tornam a boca mais suscetível à secura, o que faz com que mais bactérias cresçam. Basicamente, quando você produz menos saliva na boca, isso reduz a capacidade da boca de lutar contra as bactérias que causam o mau hálito.

Condições de saúde que causam mau hálito

Embora a principal causa do mau hálito seja a má higiene oral, você também pode sentir mau hálito devido a certas doenças. Aqui estão algumas doenças que podem ser a causa do mau hálito, como:

1. Doença gengival

Além dos dentes que não são mantidos limpos, as doenças gengivais podem ser a causa do mau hálito. Um estudo de 2012 encontrou uma ligação direta entre periodontite e gengivite (inflamação das gengivas) e mau hálito. A halitose que ocorre é o resultado de bactérias que vivem na boca do paciente.

2. Câncer

Não entre em pânico e pense imediatamente que seu mau hálito é um sinal de câncer. O câncer pode fazer com que o hálito de uma pessoa tenha muitas complicações, uma das quais é o mau hálito.

Os cheiros no hálito podem identificar o câncer em seus estágios iniciais. A Cleveland Clinic testou um dispositivo que pode detectar câncer de pulmão em 80% dos pacientes, com base apenas em testes de respiração.

A quimioterapia e a radioterapia podem causar boca seca ao afetar a produção de saliva. Sem um fluxo adequado de saliva, bactérias indesejadas podem aumentar a liberação de gases de enxofre que podem piorar o mau hálito.

3. Alergias

Se você sofre de alergias, além de coceira na garganta, nariz entupido e olhos lacrimejantes, também sentirá mau hálito. O muco e o muco fornecem um terreno fértil para os germes ruins que causam o mau hálito.

Freqüentemente, quando temos alergias, você sentirá boca seca. Essa também é a causa do mau hálito.

Embora não haja uma boa solução para esse problema, limpar o nariz e manter a boca limpa e fresca pode ajudá-lo a se livrar do mau hálito.

4. Diabetes

Pessoas com diabetes apresentam produção inadequada de insulina. Isso pode levar o corpo a queimar gordura, uma condição chamada cetoacidose.

Essa condição pode levar a um aumento das cetonas (produtos do metabolismo da gordura) e o corpo as excreta pela urina e pelos pulmões. Isso pode ser a causa do mau hálito porque o hálito tem cheiro de acetona (dimetil cetona).

5. Doença hepática

Pacientes com doença hepática também podem apresentar mau hálito, que os cientistas chamam fetor hepaticus . A causa do mau hálito neste pode indicar um distúrbio do fígado e frequentemente aparece antes de outros sintomas.

6. Insuficiência renal

Pode ocorrer mau hálito se você tiver insuficiência renal. Os pesquisadores especulam que isso pode ser devido a alterações metabólicas que podem causar boca seca, falta de saliva e diminuição do paladar.

Todas essas condições podem contribuir para a halitose porque a saliva não limpa a boca, causando mau hálito.

7. Candida albicans

Outros casos que podem causar mau hálito são: Candida albicans . Este fungo provou ser um problema comum para quem tem piercing na língua. Esse problema também foi identificado em usuários de dentaduras ou aparelhos ortodônticos.

8. Refluxo ácido gástrico crônico

Sofrer de refluxo ácido crônico é ruim o suficiente. Para quem sofre dessa doença, manter a boca limpa é muito importante, pois pode ser a causa do mau hálito.

Uma revisão de vários estudos de pacientes com DRGE (doença do refluxo gastroesofágico) descobriu que a halitose freqüentemente incomodava os pacientes com DRGE.

O aumento do ácido e de outros materiais parcialmente digeridos no esôfago e na cavidade oral pode causar problemas de mau hálito e dificultar a manutenção da higiene oral.

9. Helicobacter pylori

A infecção por H. pylori geralmente está associada a úlceras e outros problemas do trato digestivo. No entanto, essa condição pode ser a causa de halitose ou mau hálito.

Um estudo descobriu que pessoas com distúrbios digestivos sofriam de halitose e infecção por H. pylori. Felizmente, quando o doente conseguir superar a infecção, o mau hálito desaparecerá.

10. Síndrome de Sjögren

Às vezes, a boca seca é causada por uma doença auto-imune (o corpo ataca a si mesmo). Uma condição médica conhecida como síndrome de Sjögren ocorre quando o corpo ataca e bloqueia as glândulas exócrinas (como as glândulas salivares) de realizar suas funções. Problemas como esse não só deixam a boca seca, mas podem ser um gatilho e causar mau hálito e outros problemas relacionados.

11. Infecções na boca, nariz ou garganta

Citado pela Mayo Clinic, o mau hálito que não passa também pode ser causado por uma infecção que vem da boca, nariz ou garganta. Pessoas com sinusite, gotejamento pós-nasal ou dor de garganta devido a uma infecção bacteriana (faringite estreptocócica) têm maior probabilidade de apresentar problemas de mau hálito.

Essas infecções são causadas principalmente por bactérias. A bactéria então se alimenta do muco produzido pelo corpo, quando esse muco deveria ser usado para combater infecções. Como resultado, há um odor fétido e um odor desagradável sai da boca.

Você sabia que manter uma boa saúde bucal e dentária é muito importante para reduzir o mau hálito? Portanto, certifique-se de agendar visitas regulares ao dentista para limpezas e exames dentários.

Escove os dentes duas vezes ao dia com um creme dental contendo fluoreto A remoção de restos de comida e placa bacteriana também pode ajudar a prevenir e tratar o mau hálito. Adicione também o hábito de escovar a língua corretamente.