Os pés estão frios, embora o ar esteja quente? Supere com estes 4 truques! •

Você já sentiu frio nos pés, embora a temperatura ao seu redor seja alta? Pés frios geralmente são normais. Algumas causas são temporárias, enquanto outras indicam um problema de saúde bastante sério. Confira uma análise completa das causas dos pés frios e como superá-los.

Quais são as causas dos pés frios?

Pés frios são uma das reações normais do corpo a temperaturas mais frias. Quando o corpo entra em uma área mais fria, os vasos sanguíneos em várias partes do corpo, como mãos e pés, se estreitam. Essa condição faz com que o fluxo sanguíneo para essa área diminua, como resultado, a quantidade de calor corporal também será dissipada.

No entanto, algumas pessoas sentem frio nos pés quando o ar está quente. Aqui estão algumas causas de seus pés frequentemente sentirem frio, independentemente da influência da temperatura:

Circulação pobre

A má circulação é uma das causas comuns desse sintoma. A má circulação pode tornar difícil o sangue quente chegar às mãos e aos pés, porque essas partes do corpo estão mais distantes do órgão de bombeamento do sangue, ou seja, o coração. Como resultado, essa parte ficará mais fria do que o resto do corpo.

Aqui estão algumas causas que podem piorar a circulação sanguínea.

  • Funcionários que passam o dia sentados e sedentários.
  • Fumantes e outros usuários de produtos do tabaco.
  • Níveis elevados de colesterol. O colesterol alto no sangue resulta na formação de placas nas artérias que podem reduzir a circulação sanguínea do coração para os pés e as mãos.
  • Problemas cardíacos.

Anemia

A anemia é uma condição em que o número de glóbulos vermelhos no corpo de uma pessoa está abaixo do normal. A anemia geralmente é causada por falta de ferro, vitamina B12, ácido fólico ou doença renal crônica.

Se os glóbulos vermelhos diminuírem, os glóbulos vermelhos transportados por todo o corpo diminuirão automaticamente. O motivo é que os pés e as mãos estão na área mais distante do órgão central de bombeamento do sangue. Portanto, o fluxo sanguíneo para essa área é reduzido. Essa condição geralmente ocorre em pessoas com casos moderados a graves de anemia.

Hipotireoidismo

O hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide está hipoativa e não produz hormônio tireoidiano suficiente. Essa condição pode interferir no metabolismo do corpo. O metabolismo normal do corpo desempenha um papel no controle da frequência cardíaca e da temperatura corporal.

Se você tiver problemas com seu sistema metabólico, a circulação sanguínea em seu corpo será automaticamente prejudicada, de modo que seus pés ficarão mais frios do que o normal.

Diabetes

Pessoas com diabetes correm o risco de ter problemas nos pés devido a vários fatores. Em primeiro lugar, devido aos altos níveis de açúcar no sangue, as artérias são indiretamente estreitadas. Artérias estreitas resultam na obstrução do fluxo sanguíneo. Essa condição pode fazer com que os pés fiquem frios. Em segundo lugar, as pessoas com diabetes geralmente sofrem danos nos nervos dos pés, fazendo com que eles fiquem frios e até mesmo dormentes.

Estresse e ansiedade

Estar em um estado de estresse e ansiedade pode fazer seus pés ficarem frios. Esta é uma das respostas naturais do corpo ao estresse porque a adrenalina é bombeada para a corrente sanguínea.

A adrenalina faz com que os vasos sanguíneos se contraiam e reduz o fluxo sanguíneo para as áreas externas do corpo. Reduzir o estresse e a tensão pode ajudar a reduzir pés e mãos frios.

Outras causas menos comuns de pés frios incluem:

  • Doença vascular periférica
  • Doença de Raynaud
  • Danos no nervo

Como lidar com pés frios

Se a causa de seus pés frios for devido a certas condições de saúde, você precisará consultar um médico para obter o melhor tratamento. No entanto, existem vários remédios caseiros que podem ser usados ​​para tratar e aliviar os sintomas, tais como:

1. Mova seus pés

Se sentir que seus pés estão frios por ficar sentado por muito tempo, você pode se levantar e tentar caminhar um pouco. Ao mover o corpo, o fluxo sanguíneo voltará ao normal para que o corpo se sinta mais quente. Tente dar uma caminhada sempre que começar a sentir um frio forte nos pés. Faça isso periodicamente, por exemplo, uma vez a cada hora.

2. Use meias e sandálias

Usar meias grossas o suficiente e feitas de material quente pode ajudar a aquecer os pés. Além disso, você também pode usar chinelos dentro de casa, se o chão deixar seus pés mais frios.

3. Mergulhar os pés em água morna

Uma das maneiras mais rápidas de se livrar dos pés frios é mergulhá-los em uma bacia com água morna. Você pode mergulhar os pés por 10 a 15 minutos para manter o sangue fluindo para os pés. Se o fizer antes de dormir, sentirá outro benefício, nomeadamente o relaxamento dos músculos das pernas. Você vai se sentir muito mais relaxado e pode até fazer você dormir mais profundamente.

Mas lembre-se, pessoas com diabetes precisam ser acompanhadas para praticar esse método. Se os nervos das pernas foram danificados, ele pode não ser capaz de sentir a temperatura da água, seja ela muito quente ou muito fria. Se você mesmo fizer isso e descobrir que a água usada é muito quente, essa condição pode causar queimaduras nos pés.

4. Usando uma almofada de aquecimento ou garrafa de água quente

Se você tiver problemas para dormir porque seus pés estão muito frios, você pode colocar uma almofada de aquecimento em seus pés. Ou, uma forma fácil que pode ser encontrada em casa sem a necessidade de comprá-lo, colocando uma garrafa plástica com água quente nos pés enquanto dorme. Isso manterá seus pés aquecidos enquanto você dorme e ajudará a aliviar os músculos doloridos após um longo dia de atividades.

Quando ir ao médico?

Se o resfriado começar a ficar anormal e for acompanhado pelos seguintes sintomas, você precisará consultar um médico para descobrir a causa exata:

  • Feridas nos dedos dos pés e das mãos que não cicatrizam
  • Fadiga
  • Perda de peso
  • Febre
  • Dor nas articulações
  • Erupção cutânea ou espessamento da pele

Os sintomas de pés frios são geralmente normais e não requerem tratamento especial. No entanto, se for muito incômodo e acompanhado de outros sintomas, você precisará consultar um médico para obter o melhor tratamento.