5 mudanças de cor de esperma que os homens precisam observar •

Na ejaculação, o esperma sai pelo pênis junto com um líquido espesso chamado sêmen ou sêmen. Geralmente, os espermatozoides saudáveis ​​têm uma cor branca ou cinza com uma textura ligeiramente espessa. Porém, você sabia que o sêmen também pode mudar devido a certas condições? Confira a explicação das mudanças na cor do esperma que você precisa conhecer abaixo.

Várias mudanças na cor do esperma e suas causas

Ao se preparar para a gravidez, não é incomum que você e seu parceiro façam um teste de fertilidade. Isso também se aplica quando você sente que há algo errado com a saúde do esperma.

Embora as características do esperma saudável não possam ser vistas a olho nu, você pode ver como a cor do sêmen muda. Citado na Mayo Clinic, o sêmen ou esperma normal é geralmente de cor branca a cinza.

Quando há uma mudança na cor do esperma, esta pode ser uma condição temporária para um sinal de problemas de saúde que você está enfrentando. Aqui estão os tipos de descoloração do esperma e seus significados que os homens precisam entender.

1. Claro, branco ou cinza

Sêmen branco, cinza ou claro e incolor indica condições de esperma boas e saudáveis. Você precisa saber que espermatozoides com essas características geralmente também têm uma textura espessa, o que indica o grande número de células espermáticas.

No entanto, algumas pessoas podem ter espermatozoides aquosos, embora sua cor seja normal. O sêmen que parece aguado geralmente é causado por baixa contagem de espermatozoides, ejaculação frequente, falta de ingestão zinco , ou é fluido pré-ejaculatório.

2. Amarelo ou esverdeado

Não só branco, você também pode encontrar sêmen amarelo esverdeado. Normalmente, o esperma amarelo pode ocorrer devido a várias coisas. As razões incluem como abaixo.

  • Hábito alimentar. A comida que você ingere pode fazer com que o espermatozóide bom fique amarelo. Por exemplo, alimentos que contenham corantes, alto teor de enxofre (alho), até cigarros e álcool.
  • Misturado com urina. O sêmen e a urina saem pelo mesmo canal, ou seja, pela uretra. A urina residual na uretra pode se misturar com o sêmen e ficar amarela.
  • Icterícia. A icterícia ocorre devido ao acúmulo de bilirrubina no corpo. A bilirrubina é um pigmento formado a partir da degradação dos glóbulos vermelhos do fígado. A cor amarela também pode aparecer na parte branca dos olhos, na pele das unhas e nos espermatozoides que antes eram bons.
  • Leucocitospermia. Muitos glóbulos brancos no sêmen podem danificar os espermatozoides e torná-los amarelos. A causa da leucocitospermia pode vir de infecção da próstata, doenças sexualmente transmissíveis ou doenças autoimunes.
  • Infecção da próstata. As bactérias no trato urinário podem se mover para a próstata e causar infecção. Esta doença apresenta sintomas, como dificuldade para urinar, dor ao urinar e ejaculação, e a cor do esperma torna-se amarela ou esverdeada.

3. Laranja ou avermelhado

As cores laranja, laranja a vermelho nos espermatozoides que são inicialmente boas indicam a presença de sangue fresco. A principal causa dessa condição é geralmente inflamação, infecção, bloqueio ou lesões no sistema reprodutor que os homens desconhecem.

Embora classificado como anormal, uma condição chamada hematospermia é comum. A seguir estão alguns dos fatores que podem causar o avermelhado da cor laranja do esperma.

  • Doença sexualmente transmissível. Esses vários distúrbios podem ser herpes, clamídia, sífilis e gonorréia. As doenças sexualmente transmissíveis apresentam sintomas na forma de dor ao urinar, coceira no pênis, dor testicular e secreção avermelhada do pênis.
  • Infecção de próstata e cirurgia. Sem tratamento adequado, as infecções da próstata podem piorar e fazer com que o sêmen se misture com o sangue. Além disso, o procedimento cirúrgico da próstata causará lesões no tecido circundante. O sangue que sai da ferida pode ser levado para a uretra, de onde sai com o sêmen e o esperma.
  • Masturbação excessiva. Em alguns casos, a ejaculação excessiva durante a masturbação pode fazer com que a cor anteriormente normal do esperma se torne avermelhada. Esse hábito pode desencadear a secreção de sangue de forma que o sêmen fique avermelhado. Muito tempo sem orgasmo também pode causar essa condição.
  • Câncer de próstata, testicular ou uretral. A cor avermelhada do esperma pode ser um sintoma de câncer de próstata, testicular ou uretral. Os pacientes geralmente sentem dor nos testículos, escroto, abdômen e parte inferior das costas, bem como na área íntima do órgão.

4. Chocolate

Não apenas a vermelhidão, a cor do esperma, que antes era boa, também pode ficar marrom. Isso pode acontecer porque o sangue vermelho fica marrom devido a uma lesão no testículo ou infecção. A cor do sangue que era vermelho ficará mais escura após a exposição ao oxigênio.

5. Preto

Quase da mesma cor do esperma marrom, a cor preta do esperma geralmente também vem do sangue. No entanto, o sangue está no corpo há muito tempo e é exposto a muito oxigênio, de forma que sua cor fica mais escura.

Além disso, o sêmen preto também pode ser causado por fatores como os seguintes.

  • Exposição ao metal pesado. Os corpos dos homens podem ficar expostos a metais pesados ​​como chumbo, níquel e manganês. Esses metais pesados ​​geralmente vêm de alimentos, água ou meio ambiente contaminados.
  • Prejuízo. Especialmente lesões que ocorrem na coluna vertebral, interferindo na função das vesículas seminais ou glândulas que produzem os espermatozoides.

Como manter a qualidade do esperma saudável?

Pelas condições acima, você precisa saber que uma boa cor de esperma pode ser influenciada por genes, dieta e condições gerais de saúde. Você pode fazer várias coisas para manter a qualidade do esperma saudável, como as seguintes.

  • Mantenha um peso corporal ideal comendo alimentos saudáveis ​​e nutricionalmente balanceados, além de praticar exercícios regularmente.
  • Reduzir o estresse que pode reduzir a função sexual e os hormônios que afetam a produção de espermatozoides no corpo.
  • Pare de fumar e limite o consumo de álcool, o que pode afetar a diminuição da qualidade do esperma.
  • Mantenha a temperatura dos testículos (escroto) normal evitando roupas íntimas apertadas, sentando-se por muito tempo ou usando o laptop no colo.
  • Evite a exposição a substâncias tóxicas do meio ambiente que possam afetar a qualidade e a quantidade dos espermatozoides, por exemplo, vestindo roupas de segurança.
  • Tome suplementos adicionais que podem ajudar a melhorar a qualidade do esperma, como zinco, selênio, coenzima Q-10, ácido fólico, vitamina E e vitamina B12.

Alterações na cor dos espermatozoides normais são normais, desde que não sejam acompanhadas de outros sintomas preocupantes. Alguns desses sintomas podem incluir mau cheiro, secreção amarelada, irritação dos órgãos íntimos ou dor ao urinar.

Essas coisas podem indicar uma infecção que precisa ser tratada imediatamente com medicamentos para prevenir a infertilidade. Consulte imediatamente um médico para obter tratamento de acordo com sua condição.