Ao ouvir a palavra bactéria, as pessoas costumam sempre imaginar tudo de ruim e relacionado a doenças. Afinal, você toma antibióticos para tratar uma infecção bacteriana. Embora as bactérias nos locais errados possam causar problemas, também existem bactérias boas que podem apoiar a nossa saúde. Bactérias boas são chamadas de probióticos. Onde podemos obter a fonte dos probióticos? Primeiro, devemos saber o que são probióticos.
O que são probióticos?
Probióticos são microrganismos que podem ajudar a prevenir e tratar doenças. Ajudar o sistema digestivo e estimular o sistema imunológico são os usos mais populares dos probióticos atualmente. Os probióticos existem naturalmente em nossos corpos. No entanto, você também pode obter probióticos a partir de alimentos, bebidas e suplementos.
Os probióticos são conhecidos desde o início do século 20, quando Elie Metchnikoff, ou mais comumente conhecido como o pai dos probióticos, descobriu que os residentes rurais búlgaros podem viver por longos períodos de tempo, embora vivam com fome extrema e mau tempo. Elie teoriza que eles foram capazes de sobreviver manipulando os microrganismos presentes em seu sistema digestivo. O truque é consumir leite azedo, que contém bactérias benéficas para o corpo. Desde então, muitas pesquisas foram feitas para desenvolver as descobertas de Elie no campo dos probióticos.
Como funcionam os probióticos?
Os pesquisadores estão tentando fazer pesquisas para descobrir como essas bactérias realmente funcionam. Aqui estão algumas maneiras pelas quais os probióticos podem beneficiar sua saúde:
- Quando você toma antibióticos, não apenas as bactérias ruins são mortas, mas todas as bactérias boas e más também são mortas. Ao consumir alimentos ou suplementos que contenham probióticos, seu corpo será capaz de restaurar as bactérias boas que foram mortas.
- Os probióticos podem ajudar seu corpo a equilibrar as bactérias boas e más em seu corpo, para que seu corpo possa funcionar como deveria.
Tipos de probióticos
Existem muitas bactérias que podem ser classificadas como probióticos. Todas essas bactérias têm usos diferentes, mas quase todas se enquadram nos mesmos 2 grupos:
- Lactobacillus . As bactérias neste grupo são provavelmente as bactérias mais comuns encontradas em produtos probióticos. As bactérias desse grupo são as bactérias que você encontra no iogurte ou em outros alimentos fermentados. Algumas das bactérias nesta categoria podem prevenir a diarreia e ajudar as pessoas com intolerância à lactose.
- Bifidobacterium . As bactérias neste grupo são comumente encontradas em alimentos à base de laticínios. As bactérias nesta categoria podem aliviar os sintomas de doenças como a síndrome do intestino irritável (SII) ou distúrbios do sistema digestivo.
Que doenças podem ser prevenidas ou tratadas com probióticos?
Os probióticos ajudam a digerir o alimento que você ingere pelo sistema digestivo. Até agora, os pesquisadores ainda estão tentando continuar a observar quais doenças são mais apropriadamente tratadas com probióticos. Algumas das doenças nas quais os probióticos podem ajudar são:
- síndrome do intestino irritável
- doença inflamatória intestinal (DII), que é a inflamação do intestino grosso e do intestino delgado
- infecções diarreicas (podem ser causadas por vírus, bactérias ou parasitas)
- diarreia causada por antibióticos
Além de afetar a digestão, os probióticos também podem afetar outras partes do corpo, como:
- eczema doença de pele
- urina e saúde vaginal
- prevenir alergias e febre do feno
- saúde dental e bucal
Alimentos e bebidas fontes de probióticos
Os alimentos a seguir são conhecidos como as melhores fontes de probióticos e seria melhor se você os consumisse diariamente para manter a saúde.
Iogurte
Uma das fontes de probióticos mais conhecidas e mais fáceis de obter é o iogurte, especialmente o iogurte caseiro. O iogurte é um leite suplementado com probióticos, como lactobacilos ou acidófilos. Se você comprar no supermercado, preste atenção aos ingredientes adicionais encontrados no produto de iogurte.
Kefir
O kefir é o resultado do leite de cabra fermentado misturado com grãos de kefir. Além de conter lactobacilos e bactérias bífidas, o kefir também é rico em antioxidantes.
Chucrute
O chucrute é fermentado do repolho (você também pode usar outros vegetais). O chucrute é rico em probióticos que podem ajudar a reduzir as alergias. O chucrute também é rico em vitaminas B, A, E e C.
Tempe
Essa comida, que costuma ser um cardápio diário na Indonésia, também é rica em probióticos. Derivado da soja fermentada, o tempeh contém vitamina B12. Incluído como comida vegetariana, o tempeh também pode ser servido frito, grelhado ou comido com salada.
Kimchi
Kimchi é a versão asiática do chucrute. Kimchi é mostarda fermentada ou outros vegetais, e tem gosto salgado, azedo e picante ao mesmo tempo. Kimchi geralmente é servido com outras especialidades coreanas. Além de conter bactérias benéficas, Kimchi também contém beta-caroteno, cálcio, ferro e vitaminas A, C, B1 e B2.
Nem todo mundo pode consumir produtos probióticos
Em geral, as fontes de probióticos em alimentos e bebidas são produtos seguros para o consumo de todos. No entanto, pessoas com problemas no sistema imunológico ou com problemas graves de saúde não podem consumir produtos probióticos. Consulte com antecedência se é seguro consumir produtos probióticos.
Em certos casos, alguns dos efeitos colaterais ao tomar produtos probióticos são dor de estômago, diarréia, inchaço e gases durante os poucos dias em que você começa a tomar produtos probióticos. Às vezes, os alimentos probióticos também podem causar alergias. Se você sentir qualquer uma das coisas mencionadas acima, pare de consumir alimentos probióticos e consulte um médico para exames adicionais.
LEIA TAMBÉM:
- Probióticos e prebióticos, qual é a diferença?
- Tenha cuidado, isso é o resultado do consumo de muitos probióticos
- As bebidas probióticas são seguras para crianças pequenas?