7 benefícios dos ovos de galinha Kampung, realmente mais saudáveis? |

Os ovos são uma fonte fácil de proteína. Existem dois tipos de ovos que são normalmente consumidos pelo público, nomeadamente os ovos de galinha nativa e os ovos de galinha doméstica. Acredita-se que os ovos de galinha caipira tenham uma nutrição mais saudável devido à maneira mais natural de criá-los. Portanto, você pode obter vários benefícios para a saúde comendo ovos de galinha caipira. Na verdade, qual é o conteúdo nutricional dos ovos de galinha caipira que os torna tão benéficos?

A diferença entre ovos de galinha nativos e galinhas domésticas

Antes de se aprofundar no conteúdo nutricional e nos benefícios dos ovos de galinha nativa, você sabe a diferença entre ovos de galinha nativos e domésticos?

As galinhas caipiras vivem sem gaiolas e consomem alimentos naturais, como minhocas, sementes ou lagartas.

Isso é diferente de galinhas domésticas que são criadas em gaiolas especiais e recebem alimentos contendo produtos químicos.

O tamanho dos ovos de galinha nativa também é menor do que os ovos de galinha domésticos vendidos no mercado. Aproximadamente, ovos de galinha caipira pesam cerca de 27-56 gramas (g) por ovo.

Algumas das características que distinguem os ovos de galinha nativa e as galinhas domésticas são as seguintes:

  • A cor da casca dos ovos das galinhas nativas é mais branca, enquanto os ovos das galinhas domésticas são marrons.
  • Os ovos de galinha doméstica são maiores em tamanho e têm uma casca de textura áspera.
  • As gemas das galinhas caipiras são mais alaranjadas, enquanto os ovos das galinhas domésticas têm uma cor mais clara.

Vendo essas características, pode-se concluir que o conteúdo nutricional de frangos nativos e domésticos é diferente.

O conteúdo nutricional dos ovos de galinha caipira

Embora a forma de cuidar das galinhas nativas e das domésticas seja diferente, basicamente os ovos produzidos a partir desses dois tipos de galinhas têm o mesmo conteúdo nutricional saudável.

A ligeira diferença entre ovos de galinha nativa e ovos de galinha doméstica está na composição nutricional.

Uma pesquisa da Universidade da Carolina do Norte mostra que os ovos de galinha caipira contêm gorduras insaturadas (gorduras monoinsaturadas e gorduras poliinsaturadas) que é mais do que ovos de galinha domésticos.

No entanto, a quantidade de colesterol, vitamina E e vitamina A nesses dois ovos tende a ser a mesma.

Da mesma forma, o outro conteúdo nutricional em ovos de galinha nativa não é muito diferente dos ovos de galinha em geral.

Com base nos fatos nutricionais apresentados pelos Dados de Composição de Alimentos da Indonésia, 100 gramas (g) de ovos de galinha caipira cozidos têm a seguinte composição nutricional:

  • Proteína: 16,3 g
  • Energia: 251 calorias (Cal)
  • Carboidratos: 1,4 g
  • Gordura: 19,4 g
  • Fósforo: 250 miligramas (mg)
  • Cálcio: 62 mg
  • Ferro: 2,5 mg
  • Vitamina A: 36 microgramas (mcg)
  • Carotenóides: 221 mcg

Além de ser uma fonte de proteína de qualidade, os ovos de galinha caipira também são compostos de outros ingredientes, como vitamina B1, ômega-3 e antioxidantes.

Benefícios para a saúde de ovos de galinha caipira

Ovos de galinha caipira com uma variedade de nutrientes podem certamente ajudar a atender às necessidades nutricionais diárias, incluindo carboidratos, gorduras, proteínas, vitaminas e minerais.

Além disso, o conteúdo nutricional dos ovos de galinha caipira pode trazer importantes benefícios à saúde.

Aqui estão os vários benefícios que você pode obter com ovos de galinha caipira:

1. Reduz o risco de doenças cardíacas

Comer ovos de galinha caipira fornece benefícios para aumentar os níveis de HDL (lipoproteína de alta densidade) a 10 por cento. O próprio HDL é um tipo de colesterol bom para o corpo.

Um nível mais alto de HDL no corpo pode diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL), reduzindo assim o risco de ataque cardíaco, derrame e outras doenças cardíacas.

Os ovos também contêm colina, que tem uma função importante no processo de decomposição aminoácido homocisteína, que é uma substância que afeta o coração.

2. Previna a catarata

Os benefícios dos ovos de galinha caipira vêm do conteúdo de vitamina A, luteína e zeaxantina encontrados nas gemas.

A vitamina A é conhecida por ser boa para otimizar as habilidades de visão. Enquanto a luteína e a zeaxantina são antioxidantes que atuam ativamente na retina do olho.

A falta de luteína e zeaxantina pode aumentar o risco de catarata, degeneração macular e acelerar o envelhecimento ocular.

3. Reduzir os níveis de colesterol ruim

Tal como acontece com os ovos normais, os ovos de galinha caipira contêm colesterol alto.

No entanto, o colesterol em ovos de galinha caipira não aumenta necessariamente os níveis de colesterol no corpo.

Isso ocorre porque o corpo é capaz de equilibrar a quantidade de colesterol que vem dos alimentos.

Além disso, os ovos de galinha caipira contêm ácidos graxos ômega-3, que geralmente estão contidos no óleo de peixe.

O ômega-3 pode reduzir os níveis de triglicerídeos, componentes do colesterol ruim que correm o risco de causar doenças cardíacas.

4. Otimizando a função cerebral

Além de ser eficaz para a saúde do coração, a colina dos ovos de galinha caipira também pode ajudar a manter a saúde do cérebro.

A colina é responsável por otimizar a produção de células cerebrais e construir membranas celulares que funcionam para enviar sinais ao cérebro.

Em um ovo de galinha caipira, há aproximadamente 100 gramas de colina.

Várias outras vitaminas e minerais encontrados nos ovos também ajudam o cérebro e o sistema nervoso a funcionar de maneira mais eficaz.

5. Suporta o desenvolvimento de células

Os ovos são uma fonte de proteína de alta qualidade.

A proteína é uma substância muito importante na formação das células do corpo, por isso é útil para a continuidade do trabalho de cada órgão.

A proteína contém aminoácidos essenciais que têm uma função importante para otimizar o desenvolvimento da estrutura celular, ajudando as células a desempenharem suas funções adequadamente.

A quantidade de aminoácidos contidos nos ovos de galinha caipira também está de acordo com o que o corpo necessita. Como resultado, o corpo pode obter imediatamente todos os benefícios da proteína.

6. Construir massa muscular

Como fonte de proteína, os ovos de galinha caipira também têm benefícios para aumentar a massa muscular enquanto fortalecem o trabalho muscular.

Como explicado anteriormente, as proteínas contêm aminoácidos. Bem, depois de entrar no corpo, o conteúdo de proteína nos ovos de galinha será dividido em aminoácidos.

Os músculos então absorvem esses aminoácidos para reparar os danos causados ​​durante a atividade.

Se você não ingerir proteína suficiente, seus músculos podem quebrar lentamente e causar dor.

7. Ajuda a perder peso

É do conhecimento comum que os ovos têm um alto teor de proteínas.

A proteína é um macronutriente que pode fornecer um efeito mais completo por mais tempo após o consumo.

É claro que isso pode afetar o número de calorias adicionais do consumo de outros alimentos.

Comer alimentos saudáveis ​​pode reduzir o desejo de comer outros alimentos que contenham mais calorias.

Ou seja, comer ovos durante uma dieta pode ajudar a reduzir o consumo de outros alimentos em grandes quantidades.

Vendo a explicação acima, pode-se concluir que os ovos de galinha caipira são uma fonte de proteína de qualidade, dotada de diversos conteúdos nutricionais benéficos.

Mesmo assim, você ainda precisa prestar atenção à quantidade e frequência de consumo de ovos de galinha caipira para não exagerar.

Isso ocorre porque os ovos contêm colesterol alto e, por isso, podem ser prejudiciais à saúde do coração quando ingeridos em grandes quantidades.

Esteja ciente também das reações alérgicas aos ovos. Consulte novamente seu médico para descobrir os efeitos colaterais gerais do consumo de ovos em sua condição de saúde.