7 tipos comuns de lesões no joelho e seus tratamentos

Lesões no joelho são um dos tipos mais comuns de lesões. Somente no grupo de atletas, estima-se que até 2,5 milhões de atletas sofram lesões nos joelhos a cada ano. O tratamento dessa lesão pode variar de um tratamento simples à cirurgia. Isso dependerá do tipo de lesão no joelho e da gravidade da lesão.

Vários tipos de lesões no joelho que costumam ocorrer

A dor no joelho durante uma lesão pode ocorrer devido a várias atividades físicas, como esportes, quedas ou bater em algo. Dor, inchaço, dificuldade para sustentar o peso e instabilidade de movimentos são alguns dos sintomas comuns que geralmente ocorrem.

Existem vários tipos de lesões nos joelhos que você precisa conhecer. Por conhecer os tipos que são comuns, facilitará o processo de tratamento que você faz.

Aqui estão os diferentes tipos de lesões no joelho e suas explicações.

1. Torção ou entorse

Entorses ou distensões são comuns quando você tem uma lesão no joelho. A parte torcida é o ligamento ou tecido conjuntivo do joelho. Este tecido conjuntivo serve para proteger ossos e articulações e determinar a amplitude de movimento dos ossos, pois esta parte é flexível e flexível.

As entorses ou entorses de joelho geralmente ocorrem como resultado da prática de alguns esportes, como futebol e basquete. Ambos os esportes fazem com que os atletas frequentemente tenham aterrissagens erradas ao saltar e os pés se movam rapidamente.

Os sintomas causados ​​quando você experimenta essa condição são dores ao andar, bem como vermelhidão ao redor da área torcida.

2. Lesão do menisco

O menisco é a almofada da articulação do joelho que tem a forma de um anel e desempenha um papel importante na prevenção do impacto do joelho e da fricção dos ossos do joelho contra outros ossos.

Esta lesão é caracterizada por um menisco rompido e causa dor, inchaço e rigidez do joelho. Essa condição geralmente ocorre quando você pratica esportes, em que o joelho atinge alguma coisa.

3. Joelho quebrado

Fraturas ou fraturas no joelho ocorrem como resultado de trauma, como queda, acidente ou lesão esportiva. Pessoas com ossos porosos ou osteoporose às vezes também podem ter essa condição apenas por causa de um passo errado.

A parte do osso que é comumente quebrada é a rótula (patela). Se você tiver uma fratura, seu médico recomendará medidas médicas, como cirurgia, para corrigir essa condição o mais rápido possível.

4. Uso excessivo

Uso excessivo ocorre quando você usa muito o joelho e surgem problemas, como: síndrome da dor patelofemoral que é mais comum em atletas de corrida e ciclismo. A dor que aparece geralmente é sentida no joelho ou atrás do joelho.

A intensidade da dor experimentada por pacientes com lesões nos joelhos pode variar. A gravidade e a dor aumentarão se você fizer atividades extenuantes. Essa condição pode ser curada se você reduzir temporariamente a atividade e descansar o suficiente.

5. Deslocamento

As luxações podem ocorrer devido a um forte impacto e lesão no joelho durante esportes ou um acidente. Essa condição pode afetar as articulações e a rótula.

A luxação da articulação do joelho é uma lesão rara, mas pode causar graves danos à anatomia do joelho, aos vasos sanguíneos e aos nervos ao redor dele. Assim, esta condição requer manuseio emergencial e procedimentos diferenciados.

Enquanto isso, um deslocamento da rótula (patela) pode ocorrer quando essa parte se desloca para o lado do joelho. O tratamento para essa condição inclui o retorno da rótula à posição original e a fisioterapia.

6. Lesão ACL

Ligamento cruzado anterior (ACL) é um dos quatro ligamentos que conectam a tíbia e o fêmur. Lesões do LCA são mais suscetíveis em algumas pessoas que freqüentemente se envolvem em atividades esportivas, como futebol e basquete.

Lesões de um ACL rasgado são geralmente causadas por mudança de direção rapidamente ou aterrissagem incorreta após um salto. Essa condição geralmente ocorre junto com partes, como o menisco e outros ligamentos.

7. Bursite

A bursite é uma lesão articular que afeta a bursa, que é uma bolsa mucosa cheia de líquido que protege a parte externa da articulação do joelho para que os tendões e ligamentos possam se mover suavemente ao redor da articulação.

Essa condição, também conhecida como inflamação do joelho, ocorre quando a bursa fica irritada ou infeccionada, causando inflamação e dor no joelho.

Quais são os primeiros recursos para lesões no joelho?

Em caso de lesão, você deve procurar ajuda imediata nas primeiras 48 a 72 horas. Citado no Better Health Channel, as sugestões de primeiros socorros ao sofrer uma lesão no joelho incluem o seguinte.

  • Pare imediatamente toda atividade física que você faz.
  • Não force para andar e deve descansar a articulação do joelho.
  • Use uma bolsa de gelo por 15 minutos a cada poucas horas para reduzir a dor, o inchaço e o sangramento interno.
  • Evite usar água morna ou bálsamo quando tiver uma lesão no joelho.
  • Faça um curativo no joelho para evitar o deslocamento no caso de uma fratura ou deslocamento da articulação.
  • Deite-se de costas e levante-se sobre a perna machucada.
  • Evite coisas que promovem sangramento e inchaço no joelho, como dar álcool e massagear as articulações.

Se sentir dor forte, inchaço, começando a mancar até não conseguir mover o joelho, você deve ir imediatamente ao médico para obter assistência médica.

De acordo com a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, seu médico recomendará o tratamento de acordo com vários fatores, como a gravidade da lesão, sua idade, estado geral de saúde e nível de atividade.

Em geral, o tratamento médico das lesões do joelho é dividido em dois, ou seja, o tratamento não cirúrgico e o tratamento cirúrgico.

Tratamento não cirúrgico

Se você tiver uma lesão leve a moderada no joelho, as etapas simples a seguir podem ajudar a tratá-la.

  • Imobilização. Tratamento para evitar que o joelho se mova durante o processo de recuperação. Quem sofre de fraturas usará um gesso para segurar o osso no lugar até que cicatrize.
  • Fisioterapia. Métodos de fisioterapia e exercícios especiais para restaurar a função do joelho e fortalecer os músculos das pernas novamente.
  • Drogas. Tomar antiinflamatórios não esteróides, como aspirina e ibuprofeno, pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço.

Tratamento cirúrgico

Algumas fraturas e lesões ao redor do joelho, como uma lesão do LCA rasgada, requerem um procedimento cirúrgico para restaurar totalmente a função do pé. Você pode ser submetido a dois procedimentos cirúrgicos, ou seja, cirurgia artroscópica e cirurgia aberta.

  • Cirurgia artroscópica. Técnica microcirúrgica que envolve o exame da parte interna do joelho por meio da inserção de um instrumento telescópico por meio de uma pequena incisão no joelho.
  • Operação aberta. Técnica cirúrgica por meio de uma incisão maior para facilitar ao cirurgião o reparo da estrutura do joelho lesado.

Como evitar lesões no joelho?

Na verdade, existem etapas preventivas para evitar lesões que você pode facilmente seguir e praticar. Aqui estão algumas maneiras de prevenir lesões no joelho, seja durante a prática de esportes ou nas atividades diárias.

  • Faça aquecimento para preparar as articulações e os músculos antes do exercício.
  • Alongue-se após o exercício com movimentos leves e fáceis.
  • Crie um programa de exercícios lentamente e evite mudanças repentinas na intensidade do exercício.
  • Use calçados esportivos que combinem com a atividade física que você faz.
  • Use protetores de joelho ao praticar esportes, como andar de bicicleta.
  • Mantenha o peso corporal ideal para que a pressão sobre os joelhos não aumente.
  • Acostume-se a usar escadas em vez de elevadores, andar de bicicleta e levantar pesos durante os exercícios para aumentar a força das pernas.

Mesmo depois de seguir as recomendações acima, você ainda pode ter uma lesão no joelho. Caso ocorra esta condição, faça imediatamente os primeiros socorros e vá imediatamente ao médico.

Se você tiver alguma dúvida sobre esta condição, consulte seu médico para obter mais informações.