Muitas vezes você pode encontrar comida com uma pitada de sementes de gergelim. Porém, você já cozinhou com óleo de gergelim? Além de ser um óleo saudável para cozinhar, o óleo de gergelim tem vários benefícios.
Conteúdo nutricional do óleo de gergelim
O óleo de gergelim é um óleo feito de extrato de semente de gergelim. Este óleo tem um sabor distinto que não difere muito da matéria-prima. Além do sabor, o conteúdo nutricional é igualmente diverso e dominado por gorduras insaturadas saudáveis.
Uma colher de sopa de óleo de gergelim até 10 gramas pode fornecer ao corpo os benefícios dos seguintes nutrientes.
- Energia: 88 kcal
- Proteína: 0,02 grama
- Gordura: 10 gramas
- Tiamina (vitamina B1): 0,001 miligrama
- Riboflavina (vitamina B2): 0,007 miligramas
- Niacina (vitamina B3): 0,01 miligramas
- Cálcio: 1 miligrama
- Fósforo: 0,5 miligramas
- Ferro: 0,01 miligrama
- Sódio: 0,2 miligrama
- Potássio: 2 miligramas
Além desses macro e micronutrientes, o óleo de gergelim também é rico em antioxidantes, substâncias antimicrobianas e antiinflamatórias. Dos muitos antioxidantes neste óleo de aroma distinto, os dois mais poderosos são o sesamol e o sesaminol.
Benefícios do óleo de gergelim para a saúde e beleza
Desde os tempos antigos, muitas pessoas usam óleo de gergelim como ingrediente alternativo para manter a saúde e a beleza. Aqui estão uma série de benefícios comprovados cientificamente do óleo de gergelim.
1. Reduzindo o risco de doenças cardíacas
O óleo de gergelim contém muita gordura, mas 82% do conteúdo de gordura é gordura insaturada. Este tipo de gordura pode diminuir o colesterol LDL ( lipoproteína de baixa densidade ) e triglicerídeos que são saudáveis para o coração.
Um estudo de 2013 até mostrou que o efeito do óleo de gergelim na redução do colesterol era mais potente do que o azeite. Em estudos com animais, a administração de óleo de gergelim pode ajudar a reduzir o risco de doenças cardíacas.
2. Ajuda a controlar o açúcar no sangue
O óleo de gergelim ajuda a controlar o açúcar no sangue, proporcionando benefícios para os diabéticos. Isso é mostrado em pesquisas publicadas Jornal do American College of Nutrition envolvendo 46 pessoas com diabetes tipo 2.
O consumo de óleo de gergelim por 90 dias demonstrou reduzir o açúcar no sangue em jejum e os níveis de hemoglobina A1c (HbA1c). Uma diminuição na HbA1c indica que os níveis de açúcar no sangue diminuíram e se tornaram mais controlados por um longo período de tempo.
3. Alivie a dor naturalmente
Os antigos taiwaneses há muito tempo usam o óleo de gergelim como um analgésico natural. As substâncias antiinflamatórias contidas neste óleo aparentemente são capazes de aliviar a inflamação que causa dores nas articulações, dores de dente e menstruais.
Estudos em animais mostraram que este óleo inibe a produção de substâncias que sinalizam inflamação pelo corpo. Os benefícios do óleo de gergelim são realmente promissores, mas os especialistas precisam realizar mais estudos em humanos.
4. Ajuda a aliviar os sintomas da artrite
A artrite é uma inflamação que ocorre nas articulações. Esta doença pode causar dores que podem dificultar as atividades diárias. O óleo de gergelim pode superar esses sintomas graças às propriedades antiinflamatórias e antioxidantes que contém.
As propriedades antiinflamatórias do óleo de gergelim podem ajudar a reduzir a inflamação que causa dores nas articulações. Enquanto isso, os antioxidantes protegem o tecido das articulações dos danos causados pelos radicais livres no meio ambiente.
5 tipos de óleo que não devem ser usados para cozinhar
5. Acelere a cicatrização de feridas
Além de ser usado para cozinhar, você também pode obter os benefícios do óleo de gergelim aplicando-o sobre a pele. Alguns especialistas acreditam que esse óleo contém substâncias que podem acelerar o processo de cicatrização de feridas.
Eles descobriram uma ligação entre o uso de óleo de gergelim na pele e níveis mais elevados de colágeno no tecido da ferida. Essas propriedades podem advir de antioxidantes e substâncias antiinflamatórias que desempenham um papel importante na restauração do tecido cutâneo.
6. Protege a pele dos efeitos do sol
As propriedades antioxidantes do óleo de gergelim também podem proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioleta. Este óleo pode até bloquear até 30% dos raios ultravioleta, mais alto do que o óleo de coco ou azeite de oliva, que é apenas 20%.
Graças a essas propriedades, o óleo de gergelim pode ser uma alternativa aos produtos de proteção solar no mercado. No entanto, lembre-se de que os especialistas não sabem por quanto tempo esse óleo pode bloquear o calor dos raios ultravioleta.
7. Cabelo saudável
O óleo de gergelim não beneficia apenas a pele, mas também o cabelo. O conteúdo antioxidante de sesamina e vitamina E neste óleo ajuda a nutrir a haste do cabelo, tornando-o mais forte e com aspecto brilhante.
Você pode obter esses benefícios aplicando óleo de gergelim no cabelo em condições úmidas após a lavagem. Aplique apenas o suficiente e não exagere para que seu cabelo não pareça flácido.
O óleo de gergelim tem vários benefícios para o coração, tecidos do corpo, pele e cabelo. Embora algumas pesquisas relacionadas a essa eficácia ainda se limitem a animais, o conteúdo nutricional nele ainda é útil para a saúde.