3 tipos de medicamentos tradicionais comumente consumidos pelos indonésios: usos, efeitos colaterais, interações |

Muitos indonésios ainda dependem de medicamentos fitoterápicos tradicionais herdados de seus ancestrais para manter sua saúde. No entanto, todos os tipos de medicina tradicional são seguros e eficazes para lidar com várias doenças?

O que é medicina tradicional (TO)?

Os medicamentos naturais são tradicionalmente usados ​​para manter a saúde e a resistência, tratar pequenas doenças e prevenir doenças.

De acordo com a Food and Drug Supervisory Agency (BPOM), a definição de medicina tradicional (OT) é um ingrediente ou ingrediente na forma de plantas, partes de animais, minerais ou uma mistura desses materiais que são usados ​​por gerações para tratamento. A medicina tradicional também é freqüentemente chamada de Medicamentos Naturais (OBA).

Em outras palavras, os medicamentos tradicionais são medicamentos feitos de ingredientes naturais que são processados ​​com base em receitas ancestrais, costumes, crenças e hábitos dos moradores de uma área.

Quais são os tipos de medicina tradicional?

Existem vários tipos de medicamentos tradicionais que são comumente usados ​​para tratar vários problemas de saúde. No entanto, BPOM reagrupa OT em três grupos com base no tipo de uso, método de fabricação e método de provar sua eficácia.

A medicina tradicional na Indonésia é geralmente dividida em três, a saber, fitoterapia, fitoterapia padronizada (OHT) e fitofarmaca. Qual é a diferença?

1. Ervas

Fonte: Keri Brooks

Jamu é um medicamento tradicional feito de plantas que é processado na forma de pó de maceração, pílulas e líquido direto para beber. Geralmente, este medicamento tradicional é feito com referência a receitas ancestrais. Você pode fazer suas próprias ervas em casa usando plantas medicinais de família (TOGA) ou pode comprá-las de um vendedor de medicamentos fitoterápicos.

Um tipo de medicamento fitoterápico pode ser feito de uma mistura de 5 a 10 tipos de plantas, talvez até mais. Cada parte da planta, começando com as raízes, caules, folhas, pele, frutos e sementes, pode ser usada para produzir medicamentos fitoterápicos.

Veja o exemplo mais comum é o ácido cúrcuma jamu. Acredita-se que o medicamento à base de cúrcuma de tamarindo ajuda a aliviar a dor menstrual porque a cúrcuma contém curcumina, que reduz a produção do hormônio prostaglandina, que causa espasmos musculares no útero. Além disso, esta erva também é frequentemente usada como um remédio para dores e remoção de odores corporais.

Exemplos de outras ervas comuns são kencur de arroz à base de ervas e temulawak de jamu. O arroz à base de ervas kencur é preparado com uma mistura de arroz, kencur, tamarindo e açúcar mascavo, que costuma ser usado para aumentar a resistência e o apetite. O kencur de arroz à base de ervas também pode superar problemas digestivos, falta de ar, resfriados e dores de cabeça. Enquanto isso, o medicamento fitoterápico temulawak também tem potencial para tratar problemas de osteoartrite.

Com base nas disposições do Chefe do BPOM, a fitoterapia não requer evidências científicas até os ensaios clínicos em laboratório. Uma erva tradicional pode ser considerada um medicamento fitoterápico se sua segurança e eficácia forem comprovadas com base na experiência direta em humanos por centenas de anos.

2. Fitoterapia padronizada (OHT)

A fitoterapia padronizada (OHT) é um medicamento tradicional feito de extratos ou extratos de ingredientes naturais, que podem ser na forma de plantas medicinais, extratos animais ou minerais.

Em contraste com a medicina fitoterápica, que geralmente é feita por fervura, o método de produção de OHT já usa tecnologia avançada e padronizada. Os produtores de OHT devem garantir que as matérias-primas utilizadas e seus procedimentos de extração estejam de acordo com os padrões BPOM. A força de trabalho também deve ter habilidades qualificadas e conhecimento sobre como fazer extratos.

Além disso, os produtos OHT também devem passar por testes pré-clínicos em laboratório para testar a eficácia, segurança e toxicidade dos medicamentos antes de serem comercializados.

Um produto de medicina tradicional comercial oficial é classificado como OHT se incluir o logotipo e as palavras “MEDICINA HERBAL PADRÃO” na forma de um círculo contendo 3 pares de raios de folha e colocados no canto superior esquerdo do recipiente, invólucro ou folheto.

Exemplos de produtos OHT na Indonésia são Kiranti, Antangin e Tolak Angin.

3. Fitofármacos

Assim como o OHT, os produtos fitofarmacêuticos são feitos de extratos ou extratos de ingredientes naturais na forma de plantas, sucos animais e minerais. A diferença é que o fitofarmaca é um tipo de medicamento natural cuja eficácia e segurança podem ser comparadas à medicina moderna.

O processo de produção é tecnologicamente avançado e padronizado como OHT, mas os produtos fitofarmacêuticos precisam passar por outro processo de teste adicional. Depois de passar pelo processo de teste pré-clínico, os produtos phytopharmaca OBA devem passar por testes clínicos diretos em humanos para garantir sua segurança.

Um medicamento tradicional pode ser comercializado ao público se for aprovado nos ensaios pré-clínicos e clínicos. Os produtos Phytopharmaca também devem incluir o logotipo e as palavras “FITOFARMAKA” na forma de um círculo contendo o raio da folha em forma de estrela e colocado no canto superior esquerdo do recipiente, embalagem ou folheto.

Dicas para o consumo seguro da medicina tradicional

Para colher os benefícios da melhor forma possível, você deve ter mais cuidado na escolha dos medicamentos a serem adquiridos.

Ao lançar a Folha de Educação sobre Alimentos e Medicamentos do BPOM, todo medicamento tradicional deve incluir a marcação correta do rótulo, incluindo:

  • Nome do Produto
  • Nome e endereço do produtor / importador
  • Número de registro BPOM / número de licença de distribuição
  • Número do lote / código de produção
  • Data de validade
  • internet
  • Composição
  • Aviso / Atenção
  • Como salvar
  • Usos e como usar em indonésio.

Não apenas isso. Obedeça também às seguintes regras para garantir que o medicamento que você está usando é seguro para consumo:

  • Use apenas produtos que já tenham um número de registro do BPOM.
  • Sempre verifique a data de validade antes de tomar OT.
  • Sempre leia as instruções de uso antes de tomar OT.
  • É melhor evitar o uso de medicamentos tradicionais juntamente com medicamentos químicos (de receita médica).
  • Se os efeitos colaterais aparecerem rapidamente após tomar OT, é possível que existam produtos químicos adicionais na droga que estão proibidos de serem usados.
  • Preste atenção à seção de informações de “advertência” ou “cuidado” no rótulo da embalagem do produto e, a seguir, ajuste os efeitos colaterais do uso do medicamento de acordo com o seu estado de saúde.

Um bom produto OT também não deve conter produtos químicos medicinais (BKO), álcool a mais de 1%, exceto em certas formas e deve ser diluído primeiro, narcóticos e psicotrópicos e outras substâncias que podem prejudicar a saúde.

Assim, de forma a garantir a segurança dos medicamentos que está a utilizar, pode confirmar directamente na página da Agência POM (www.pom.go.id). Na coluna “Lista de produtos”, selecione “Produtos de advertência pública” e descubra quais medicamentos tradicionais contêm produtos químicos perigosos.

Quão seguro é o uso da medicina tradicional?

Muitas pessoas acreditam no poder de cura dessa droga por vários motivos. Há aqueles que afirmam ter se recuperado ou pelo menos experimentado uma melhora em suas condições de saúde após o uso de OT, que se acredita ser mais natural, não causou efeitos colaterais, ou porque receberam conselhos de pessoas que se recuperaram com sucesso graças ao OT, citado da BMC Complementary and Alternative Medicine.

Basicamente, a medicina tradicional é segura para consumo, desde que você não tenha alergia aos ingredientes e dentro de limites de dosagem seguros. No entanto, é aconselhável estar sempre vigilante e cuidadoso ao escolher quais medicamentos tradicionais são genuínos e seguros para consumo e quais são duvidosos.

Isso ocorre porque o BPOM não encontrou uma ou duas vezes OTs ilegais que são comuns em várias regiões da Indonésia. Penny K. Lukito, como chefe do BPOM, disse que o uso de OT ilegal é muito perigoso para a saúde porque contém uma série de produtos químicos.

O uso de medicamentos deve ser feito com receita e supervisão médica, ou pelo menos os medicamentos que você está tomando têm garantia de uso. Embora esta OT ilegal não possa ter sua segurança garantida, ela é até vendida gratuitamente sem uma licença de distribuição oficial da BPOM. Automaticamente, OT ilegal tem o potencial de colocar em perigo a saúde pública.