Todo mundo deve ter sentido dores de cabeça. Existem mais de 300 tipos de dores de cabeça, desde enxaquecas até dores de cabeça atrás das orelhas. Você pode ser uma daquelas pessoas que costuma sentir latejamento na cabeça, até que a dor irradie atrás da orelha. Essa condição faz você se perguntar o que causa isso. Continue lendo para obter uma explicação das várias causas e como lidar com as dores de cabeça que aparecem atrás das orelhas.
Várias causas de dores de cabeça atrás das orelhas
A dor que se irradia da cabeça para trás da orelha pode ser causada por certos problemas de saúde. Aqui estão alguns problemas de saúde que podem desencadear dores de cabeça atrás das orelhas, incluindo:
1. Neuralgia occipital
Uma das causas mais comuns de dores de cabeça atrás da orelha é uma condição chamada neuralgia occipital. Essa condição é uma inflamação do nervo occipital que se estende acima da medula espinhal até a base do pescoço.
A neuralgia occipital pode ser causada por um nervo comprimido ou rigidez dos músculos do pescoço. No entanto, também pode ocorrer devido a lesões na cabeça ou no pescoço.
Mesmo assim, a neuralgia occipital pode surgir por causa de outras doenças que desencadeiam essa condição. Por exemplo, osteoartrite, gota, diabetes, inflamação dos vasos sanguíneos e infecções.
A neuralgia occipital costuma causar uma dor de cabeça latejante, aguda e crônica. Algumas pessoas também descrevem essa condição como sendo eletrocutada na parte superior do pescoço, na nuca e atrás das orelhas.
Normalmente, a neuralgia occipital aparece em apenas um lado da cabeça. No entanto, essa condição também pode se espalhar para outras partes da cabeça.
2. Mastoidite
A mastoidite é uma infecção da proeminência óssea atrás da orelha (osso da mastoide), que ocorre como resultado de uma inflamação ou infecção do ouvido que não é tratada adequadamente. Normalmente, essa infecção é causada por bactérias e é bastante grave.
Um dos sintomas da mastoidite é que essa condição pode causar dores de cabeça atrás das orelhas, febre, orelhas inchadas e vermelhas, dor de ouvido e até perda auditiva.
De acordo com o Serviço Nacional de Saúde, além de causar sintomas de dor de cabeça atrás da orelha, a mastoidite também pode causar complicações graves se deixada sozinha. Algumas das complicações que podem ocorrer como resultado dessa condição incluem coágulos sanguíneos, meningite e abcessos no cérebro.
Basicamente, essa condição pode ser experimentada por pessoas de todas as idades. No entanto, essas infecções são muito mais comuns e ocorrem com mais frequência em crianças. Além disso, pessoas com sistema imunológico fraco também tendem a apresentar essa condição.
3. Dor na mandíbula (distúrbios da articulação temporomandibular / ATM)
A articulação temporomandibular é a articulação que ajuda a abrir e fechar a mandíbula ao falar, comer e engolir. Distúrbios dessa articulação causarão uma dor terrível que pode irradiar para o rosto e as orelhas.
No entanto, a causa dessa doença costuma ser desconhecida. O motivo é que a dor que aparece pode vir de vários fatores, como genética, artrite ou lesões na mandíbula. Na verdade, também existem aqueles que sentem dor porque têm o hábito de esfregar os dentes superiores com os inferiores com muita frequência.
Essa condição pode causar um som de clique ou uma sensação áspera quando você move a mandíbula para abrir a boca ou mastigar. Em alguns casos, as articulações podem até travar, impedindo-o de abrir ou fechar a boca.
4. Problemas dentários
Problemas com a boca e os dentes podem causar dor que se irradia para a cabeça e os ouvidos. Bem, é por isso que é muito possível que a dor de cabeça que você está sentindo seja causada por um problema dentário.
Seu dentista poderá determinar se a dor de cabeça atrás da orelha é causada por um problema dentário ou não durante um exame. Dessa forma, será mais fácil para o médico determinar qual tratamento e cuidados são adequados para sua condição.
Maneiras que podem aliviar dores de cabeça atrás das orelhas
As principais causas das dores de cabeça que aparecem atrás da orelha muitas vezes se sobrepõem. Ou seja, essa condição pode surgir devido a várias condições de saúde que ocorrem simultaneamente. Por isso, é muito importante que você obtenha o diagnóstico correto.
Em casos mais graves e como diagnóstico adicional, o médico pode realizar vários exames, incluindo uma ressonância magnética ou exames de sangue.
Enquanto espera pela consulta médica, existem algumas maneiras simples de reduzir as dores de cabeça atrás das orelhas, incluindo:
- Expanda o descanso ou cochilo em um local tranquilo.
- Tome analgésicos como o ibuprofeno.
- Controle o estresse.
- Coloque uma almofada de aquecimento ou compressa quente na parte de trás do pescoço.
- Pare o hábito de ranger os dentes.
Se sua condição não melhorar e tiver tendência a piorar, você deve consultar um médico imediatamente. Isso é feito para que você possa obter o tratamento certo de acordo com as suas necessidades.
Depois de passar por vários testes para diagnosticar a condição que você está experimentando e executar vários métodos de primeiros socorros para aliviar os sintomas da condição que está experimentando, o médico encontrará a causa da dor de cabeça que aparece atrás da orelha.
Só depois disso, o médico determinará o método de tratamento correto para lidar com a condição vivenciada.