5 benefícios da cebola para a saúde corporal •

Martabak, salteados e muitos outros pratos contam com cebola como tempero, além de cebola e alho. Sim, este tipo de cebola pode adicionar à delicadeza dos alimentos. Muitas pessoas usam cebolas em vários pratos devido ao seu alto conteúdo nutricional e acredita-se que proporcionem benefícios à saúde. Então, quais são os benefícios?

Conteúdo nutricional da cebola

Cebolas que têm um nome científico Allium cepa Linnaeus, é um tipo de cebola que se encontra frequentemente em vários pratos. Além de sua textura crocante, esta cebola possui um aroma distinto que ajuda a dar sabor aos alimentos.

Além disso, as cebolas também são ricas em nutrientes e benefícios. Em 100 gramas de cebola, contém vários nutrientes, como:

  • Proteína: 1,4 gramas.
  • Carboidratos: 10,3 gramas.
  • Fibra: 2 gramas.
  • Gordura: 0,2 gramas.
  • Sódio: 12 mg.
  • Potássio: 9,6 mg.
  • Vitamina C: 9 mg.
  • Cálcio: 32 mg.
  • Ferro: 0,5 mg.
  • Zinco: 0,3 mg.
  • Vitamina B2: 0,21 mcg (microgramas).
  • Caroteno total: 50 mcg.

Com base neste valor nutricional, a cebola é um ingrediente alimentar que contém nutrientes densos. As cebolas são baixas em calorias, mas ricas em vitaminas, minerais e compostos antioxidantes.

Benefícios da cebola para a saúde

Com base no conteúdo nutricional, existem vários potenciais que você pode obter se comer cebolas, incluindo:

1. Manter a saúde do coração

As cebolas têm benefícios muito bons para a saúde do coração e dos vasos sanguíneos. Desde a manutenção da pressão arterial até a redução do risco de ataque cardíaco.

Isso ocorre porque o teor de potássio nas cebolas tem um efeito de redução da pressão arterial. A quercetina, um tipo de flavonóide presente nas cebolas, também ajuda o potássio a manter a pressão arterial normal e a melhorar a saúde geral do coração.

2. Manter o clima

O folato encontrado nas cebolas também pode reduzir os sintomas de depressão. O folato reduz a formação de homocisteína, um composto que pode impedir que o sangue e os nutrientes cheguem ao cérebro de maneira ideal.

Ao suprimir a produção de homocisteína, isso significa que a produção de substâncias químicas no cérebro, como serotonina, dopamina e norepinefrina, pode ser produzida sem problemas. A produção suave dessas substâncias químicas cerebrais torna o cérebro mais eficiente na regulação do humor, dos ciclos do sono e do apetite.

3. Manter a função do sistema digestivo

A fibra da cebola faz com que o sistema digestivo funcione corretamente. A cebola contém um tipo especial de fibra, a saber, a fibra solúvel, a oligofrutose.

Essa fibra pode estimular o crescimento de bactérias boas nos intestinos. Além disso, a oligofrutose também é necessária para ajudar a prevenir e tratar a constipação (evacuações difíceis). A constipação é um dos fatores de hemorróidas que causa sangue nas fezes ao urinar.

4. Fortalecer a imunidade

Os benefícios da cebola também estimulam o sistema imunológico do corpo. Os polifenóis da cebola atuam como antioxidantes, protegendo o corpo dos radicais livres. Reduzir o acúmulo de radicais livres no corpo pode ajudar a estimular o sistema imunológico a se tornar mais forte.

A quercetina na cebola também ajuda a reduzir as reações alérgicas ao impedir que o corpo produza histamina, o que o faz parar de espirrar ou comichão.

5. Previna a ocorrência de câncer

Outro benefício da cebola é a prevenção do câncer. As cebolas pertencem ao grupo de vegetais allium. Esse tipo de vegetal tem a virtude de prevenir o câncer, especialmente o câncer de estômago e o câncer colorretal (cólon), por causa de seus compostos organossulfurados muito elevados.

O mecanismo exato de como o organosulfur inibe o crescimento das células cancerosas ainda é desconhecido, mas basicamente esse composto desempenha um papel importante na prevenção da formação de radicais livres no corpo.

As cebolas também são uma fonte muito poderosa de vitamina C antioxidante. Essa condição faz com que as cebolas tenham grande poder de repelir os radicais livres que desencadeiam o câncer.

Além disso, a cebola também contém quercetina, que é um forte agente anticâncer. Pessoas que comeram cebolas absorveram duas vezes mais quercetina do que aquelas que beberam chá, três vezes mais do que aquelas que comeram maçãs. Especialmente em cebolas vermelhas, o conteúdo de quercetina é o mais alto.

Esses alimentos ricos em antioxidantes também podem ajudar a lidar com os efeitos colaterais do tratamento do câncer. Um estudo de 2016 em Terapias integrativas do câncer descobriram que consumir cebolas frescas ajudou a reduzir a resistência à insulina e a hiperglicemia em pacientes com câncer de mama em quimioterapia. Como costuma acontecer, a quimioterapia do câncer de mama geralmente causa esse efeito colateral.

Dicas para comer cebolas com segurança

Você pode obter os benefícios das cebolas consumindo-as regularmente. Além de adicioná-lo como tempero culinário, você também pode fazer cebolas como picles para complementar o cardápio do almoço.

Mesmo sendo saudável, isso não significa que você pode comer cebolas sem regras. Comer muitas cebolas pode causar problemas digestivos, como flatulência. Então, nem todo mundo pode comer cebola, especialmente em pessoas que têm alergia ao alho.

Assim como os vegetais e as frutas, as cebolas também apodrecem facilmente. Portanto, você precisa prestar atenção em como armazenar as cebolas. Conservar em local seco e fresco, mas não na geladeira.