A doença do refluxo gastroesofágico (DRGE) é uma condição médica em que o líquido ácido que deveria estar na parte inferior do estômago sobe para o esôfago. Pessoas com DRGE freqüentemente se queixam de uma série de sintomas que podem interferir nas atividades diárias.
Sintomas de DRGE em adultos
Em contraste com o aumento normal do ácido gástrico, o ácido gástrico que aumenta devido à DRGE pode causar vários sintomas dentro de um determinado período de tempo, como cerca de 2 vezes por semana ou mesmo durando várias semanas a meses.
No entanto, é importante observar que os sintomas de DRGE vivenciados por cada pessoa podem ser diferentes de acordo com sua faixa etária. de acordo com American College of Gastroenterology, abaixo estão as várias características da DRGE geralmente vivenciadas por adultos.
1. Parece que o peito está queimando
O principal sintoma da DRGE é uma sensação de queimação no centro do peito ou logo acima do estômago. Essa condição é familiarmente conhecida como azia, que pode causar dor ou desconforto no peito.
A gravidade dessa dor no peito varia, de leve a muito forte. Tão bom que algumas pessoas podem até adivinhar se tiveram um ataque cardíaco repentino ou não.
No entanto, a dor no peito como sintoma da DRGE é diferente de um ataque cardíaco. Dor no peito devido à DRGE geralmente é sentida bem no peito, irradiando do abdômen para o pescoço. Enquanto a dor no peito de ataque cardíaco geralmente ocorre no lado esquerdo.
Além disso, se for crônica, os sintomas da DRGE geralmente aparecem após as refeições, que podem piorar à noite.
2. Os sintomas pioram quando se deita
Pessoas que sofrem de DRGE geralmente se queixam de sintomas que pioram quando o corpo está deitado ou deitado. A dor no peito estava piorando, mesmo acompanhada de uma tosse que provocava sons suaves de respiração (respiração ofegante).
Mais do que isso, você também pode sentir náuseas que pioram quando seu corpo está deitado.
É por isso que as pessoas com DRGE ou outras doenças gástricas são fortemente desencorajadas a dormir depois de comer. Essa condição pode fazer você acordar com o corpo exausto devido à DRGE.
3. Boca com gosto azedo ou amargo
Outro sintoma da DRGE que pode ser facilmente detectado é o surgimento de um gosto azedo ou amargo no fundo da boca. Essa condição ocorre porque os alimentos ou o ácido do estômago, que já deveriam estar no sistema digestivo, sobem para o esôfago.
Depois de subir até o esôfago (esôfago), o alimento ou o ácido do estômago entrará na parte de trás da garganta. Isso é o que torna a boca um gosto azedo ou amargo.
4. Existem problemas com os dentes
Ter DRGE nem sempre precisa ser marcado com azia. A razão é que a DRGE pode causar sintomas na forma de cárie dentária e do tecido circundante.
Você vê, quando o ácido do estômago sobe de volta para o esôfago, pode alcançar a boca. Sem perceber, isso fará com que a superfície dos dentes e a dura camada protetora dos dentes (esmalte) sofram erosão.
Quanto mais e mais freqüentemente ele sobe para o esôfago, com o tempo o ácido estomacal danifica ainda mais a superfície dos dentes e a camada de esmalte.
5. Outros sintomas
Assim como qualquer outra doença, a DRGE que uma pessoa tem por vários anos (chamada de crônica) desenvolverá sintomas mais graves, como:
- um nó na garganta como se houvesse comida presa nele
- dificuldade em engolir,
- problemas respiratórios, e
- nausea e vomito.
Se os sintomas da DRGE crônica continuarem a piorar à noite, é provável que outras condições se desenvolvam, incluindo:
- tosse devido ao ácido do estômago,
- dor de garganta,
- falta de ar ou agravamento da gravidade da asma e
- insônia.
Sintomas comuns de DRGE em crianças
Não muito diferente, os sintomas de DRGE experimentados por crianças também são semelhantes aos experimentados por adultos. Por exemplo, as crianças podem sentir dor de estômago depois de comer e outros desconfortos.
Mesmo alguns deles também podem apresentar outras características da DRGE, como náuseas, vômitos e dificuldade para engolir. Todos esses sintomas de DRGE podem dificultar a alimentação das crianças.
Infelizmente, a maioria das crianças ainda tem dificuldades de comunicação para reclamar de seus sintomas. Portanto, os pais ou cuidadores devem observar sua condição para facilitar o diagnóstico da doença pelos médicos.
Sintomas de DRGE em bebês
Os bebês não conseguem se comunicar e transmitir suas queixas com suavidade, como os adultos. Portanto, detectar os sintomas da DRGE em bebês tende a ser mais difícil do que em crianças e adultos.
Para que possa ser sabido desde cedo, preste atenção se seu filho vivencia as características da DRGE abaixo.
1. Os bebês costumam tossir e vomitar enquanto comem
A DRGE vivenciada por bebês pode fazer com que os alimentos que entraram no estômago até voltem para o esôfago. Em particular, se essa condição ocorrer quando seu filho estiver comendo.
Como resultado, o bebê vai engasgar, tossir, vomitar e expelir todo o conteúdo do estômago. Na verdade, quando o ácido gástrico que sobe do estômago entra na garganta, pode dificultar a respiração do bebê.
2. O bebê parece desconfortável depois de comer
Bebês com DRGE podem apresentar sintomas de desconforto após comer. Preste atenção quando seu filho parece se curvar com frequência, como se estivesse arqueando as costas, ou quando o bebê tem cólicas.
Condições de cólica fazem os bebês chorarem continuamente por mais de 3 horas por dia sem motivo aparente. Se seu filho faz isso com frequência, existe a possibilidade de que ele esteja apresentando sintomas de DRGE.
3. Os bebês têm dificuldade para comer até perder peso
A freqüência de sentir desconforto no estômago ao comer faz com que o bebê possa recusar o que quer que você sirva. Isso então afeta seu peso.
Ao contrário dos bebês da idade dele, o peso do seu filho não pode aumentar ou mesmo diminuir de dia para dia.
4. O bebê tem problemas para dormir
Não muito diferente dos adultos, os sintomas da DRGE experimentados por bebês também podem piorar quando ele está dormindo ou deitado. Isso ocorre porque, quando o bebê se deita, o ácido do estômago sobe automaticamente para o esôfago.
Essa pode ser uma das razões pelas quais os bebês têm dificuldade para dormir e muitas vezes se sentem desconfortáveis quando deitados, mesmo acordando no meio da noite.
Quando você deve consultar um médico?
Os sintomas da doença do refluxo gastroesofágico podem se assemelhar aos sintomas de outras doenças, portanto, você precisa da ajuda de um médico para determinar a causa da DRGE, bem como um diagnóstico da doença.
Visite imediatamente um médico ou o hospital mais próximo se sentir os sintomas, conforme abaixo.
- Sintomas que não melhoram ou são piores do que o normal, especialmente em pessoas com DRGE crônica.
- Dor forte no peito, como se ele estivesse sendo pressionado com força.
- Sentir falta de ar, tonturas, náuseas, suores frios ao realizar atividades.