Conheça os benefícios e riscos da dieta Keto |

O surgimento de vários tipos de dieta costuma ser confuso. Os vários benefícios de cada dieta parecem muito tentadores, especialmente com as alegações de "perda de peso efetiva". Um tipo de dieta é a dieta cetônica. Leia mais aqui.

Antes de iniciar a dieta cetônica, explicarei os fatos importantes sobre a dieta cetônica completa, além das várias maneiras pelas quais a dieta cetônica está realmente errada.

Qual é a dieta ceto?

A dieta cetônica é um arranjo dietético com uma ingestão muito baixa de nutrientes de carboidratos, que é menos de 10% ou menos de 50 gramas por dia.

Em uma dieta normal, a ingestão diária de carboidratos varia de 50 a 60 por cento. Enquanto na dieta cetônica, apenas cerca de 5 a 10 por cento e o resto é substituído pela ingestão de gordura e proteína.

A dieta cetônica (também conhecida como dieta cetogênica) vem da palavra cetona. As cetonas são compostos químicos produzidos a partir da degradação da gordura pelo fígado.

Normalmente, a energia é obtida da glicose, que vem dos carboidratos. No entanto, como é pobre em carboidratos, o corpo terá falta de glicose. Como resultado, o corpo usa automaticamente as reservas de energia de outros nutrientes, nomeadamente a gordura.

Do ponto de vista médico, o objetivo dessa dieta é reduzir a incidência de epilepsia em crianças. Além disso, essa dieta também é amplamente utilizada para perda de peso.

Mesmo assim, novas pesquisas ainda são necessárias sobre os efeitos colaterais dessa dieta se realizada por muito tempo.

Benefícios e riscos da dieta ceto

Assim como outros tipos de dieta, a cetogênica também apresenta benefícios e riscos que precisam ser conhecidos. Vou revisar um por um, começando com os benefícios e, em seguida, também os riscos.

1. Controla a epilepsia

A dieta cetônica é a dieta recomendada para crianças com epilepsia. Especialistas dizem que as cetonas produzidas ao transformar gordura em energia ajudam a normalizar a atividade elétrica do cérebro, que é prejudicada em pacientes com epilepsia.

2. Perder peso

Quando você faz essa dieta, o corpo usa a gordura armazenada para ser queimada como energia. Essa gordura queimada pode, em última análise, ajudá-lo a perder peso.

3. Controle os níveis de açúcar no sangue

Esse tipo de dieta reduz a ingestão de carboidratos. No corpo, os carboidratos são transformados em glicose (açúcar no sangue). Quanto menos carboidratos são consumidos, menos glicose no corpo, de modo que os níveis de açúcar no sangue são mais controlados.

Liste os riscos desta dieta

Pessoas que estão em uma dieta cetônica experimentarão um estado de cetose. A cetose vem das cetonas como resultado do processamento da gordura no corpo. Se gordura suficiente for transformada em energia, os níveis de cetonas aumentarão e o corpo terá essa condição.

A cetose normal ocorre no corpo. No entanto, será perigoso se os níveis forem muito altos. Altos níveis de cetonas podem causar desidratação e desequilibrar os compostos químicos do sangue.

Além disso, as complicações causadas também são bastante graves se não forem supervisionadas por especialistas. Por exemplo, distúrbios dos rins, fígado e gorduras do sangue.

Os efeitos colaterais que geralmente são sentidos ao se submeter a esta dieta são:

  • enjoado,
  • jogar fora,
  • dor de cabeça,
  • dificuldade em defecar (CAPÍTULO),
  • baixa humor, assim como
  • níveis elevados de colesterol no sangue.

Erros comuns da dieta ceto

Em linhas gerais, o principal erro dessa dieta é a seleção do tipo de gordura consumida. Embora essa dieta dependa da ingestão de alto teor de gordura, isso não significa que você possa comer qualquer gordura.

Geralmente, muitas pessoas comem todos os tipos de alimentos gordurosos sem considerar se a gordura é boa ou não para o corpo.

Na verdade, a ingestão de gordura recomendada é gordura boa e saudável. Exemplos de gorduras boas para comer incluem óleo de coco virgem, azeite puro, gordura de peixe, gordura de abacate e nozes.

Em vez disso, você precisa evitar gorduras ruins, como gorduras saturadas e trans de alimentos fritos, carnes embaladas, manteiga ou comida sem qualidade.

Regras seguras para iniciantes

Basicamente, a dieta cetônica é uma dieta segura e pode ser administrada desde que sob a supervisão de um nutricionista. A razão é que, se não for supervisionado e feito de forma descuidada, os efeitos colaterais podem ser muito sérios.

Portanto, o método de dieta correto precisa ser adaptado a cada condição individual. Isso ocorre porque os efeitos colaterais e reações que ocorrem em cada pessoa que faz essa dieta podem ser diferentes. É por isso que primeiro você precisa consultar um nutricionista clínico.