Teste Widal: Procedimento e como ler os resultados |

O teste de Widal é um dos métodos usados ​​por profissionais de saúde para diagnosticar a febre tifóide (febre tifóide) ou febre tifóide. Embora seja chamado de menos preciso, esse teste ainda é feito com frequência na Indonésia porque não é muito caro. Leia tudo sobre o teste Widal abaixo.

O que é o teste Widal?

O teste de Widal é um procedimento de exame desenvolvido por Georges Ferdinand Widal em 1896.

Este exame serve para detectar o número de anticorpos no corpo contra a bactéria que causa o tifo, Salmonella typhi.

Quando você se queixa de sintomas de tifo, como tontura, dor abdominal, até fraqueza, o médico fará uma série de exames para determinar o diagnóstico.

Primeiro, o médico fará um exame físico e perguntará sobre seu histórico médico e de viagens.

O histórico de viagens é importante para saber onde você foi infectado ou infectado por bactérias Salmonella typhi.

Como você sabe, a febre tifóide é transmitida por ambientes e hábitos impuros.

O médico irá então pedir que você faça um exame de sangue para confirmar a presença de bactérias Salmonella typhi No seu corpo.

Um procedimento de teste que envolve a coleta de sangue é o teste de Widal. Este exame é feito para ver a reação de antígenos e anticorpos.

Os anticorpos irão reagir aos antígenos que são considerados estranhos, mostrando aglomeração (aglutinação).

Quando você está infectado Salmonella typhi, o corpo responde automaticamente produzindo anticorpos para combatê-lo.

O processo e como ler os resultados do teste Widal

Este processo de teste é realizado por gotejamento de bactérias Salmonella typhi que foi desativado para o seu soro de sangue.

Bactérias Salmonella typhi É dividido em duas formas, a saber, antígeno O (corpo bacteriano) e antígeno H (flagelo bacteriano ou locomoção).

Quando o soro do sangue contém anticorpos, a amostra de sangue aparecerá coagulada.

Citado em periódico publicado na Medicina, a reação de aglutinação apresentou resultado positivo, enquanto a ausência de aglutinação apresentou resultado negativo.

Um resultado de teste positivo significa que ele apóia o diagnóstico médico de febre tifóide. Por outro lado, se o resultado for negativo, você pode não ter a condição.

Mesmo assim, resultados positivos ou negativos por si só não são suficientes para descrever o teste de Widal. Para obter resultados mais precisos, o médico medirá o título (presença e número de anticorpos no sangue).

O resultado de um título de teste Widal é representado por um número, como 1/80, 1/160 ou 1/320. Quanto maior o número, maior a probabilidade de haver uma infecção Salmonella typhi também ficando maior.

O teste Widal é preciso para a detecção de febre tifóide?

Embora ainda seja amplamente utilizado na Indonésia, o teste de Widal tem muitas deficiências como procedimento diagnóstico para a febre tifóide.

O motivo é que ler o teste de uma vez não é suficiente para confirmar se você realmente tem uma infecção Salmonella typhi.

Os resultados dos testes largos freqüentemente colidem com outras condições. Isso significa que os resultados desses testes podem ser falsos positivos ou falsos negativos.

Resultados falsos negativos podem ocorrer no início do curso da doença. Além da ausência de infecção Salmonella typhi, Esses resultados também podem indicar qualquer tratamento com antibióticos que você tenha feito.

Então, você não está necessariamente livre de infecção Salmonella typhi, mesmo se os resultados do teste forem negativos. Os resultados podem significar:

  • desnutrição,
  • uso de drogas a longo prazo, e
  • sofrem de certas doenças que podem reduzir o sistema imunológico.

Enquanto isso, um teste de Widal falso positivo pode resultar de uma infecção ou vacinação que você tomou. Isso significa que um teste que mostra um resultado positivo não significa necessariamente que você tem uma infecção Salmonella typhi.

Pode ser porque você tem outra doença infecciosa, como dengue ou malária.

Como aumentar a precisão do teste Widal

Como ler os resultados do teste de Widal realmente não é fácil por várias razões que foram mencionadas acima. No entanto, a precisão do teste para detecção de febre tifóide pode ser aumentada se o exame for repetido com 10-14 dias de intervalo.

Um resultado de teste positivo mais preciso é indicado por um aumento no título de anticorpos 4 vezes a partir do primeiro teste, por exemplo, um teste mostra um aumento no título de 1/80 para 1/320.

Isso significa que você pode ser verdadeiramente positivo para a febre tifóide.

A agência mundial de saúde afirma que é melhor não confiar muito neste teste rápido para o diagnóstico da febre tifóide.

A OMS recomenda a realização de culturas, se possível.

Existem outros testes para diagnosticar a febre tifóide?

Aqui estão outros testes que seu médico pode recomendar para um diagnóstico de febre tifóide:

1. Teste Tubex

Além do teste de Widal, seu médico pode sugerir outros procedimentos rápidos de triagem, como o teste de Tubex.

Diz-se que esse teste tem uma sensibilidade de até 95% com uma especificidade de 80%. Isso significa que esse teste tem um nível de precisão promissor.

2. Cultura de sangue ou tecido

As culturas de sangue ou tecidos também podem ser usadas para diagnosticar a febre tifóide. Esse método é feito com uma pequena amostra de sangue, fezes, urina ou medula óssea.

A amostra é então colocada em um meio especial que promove o crescimento bacteriano.

A cultura é examinada sob um microscópio para a presença de Salmonella typhi.

Citado na Mayo Clinic, a cultura da medula óssea é frequentemente considerada o teste mais sensível para a bactéria que causa a febre tifóide.

Obter o diagnóstico correto de tifóide é útil para determinar as opções de tratamento para tratar o tifo.

Ao receber o tratamento correto, você pode evitar complicações de tifo que podem ser fatais.

Lutem contra o COVID-19 juntos!

Siga as últimas informações e histórias dos guerreiros COVID-19 ao nosso redor. Junte-se à comunidade agora!

‌ ‌