6 Causas do Seu Corpo Peidos •

Quando seu estômago está inchado ou quando você deseja defecar, você pode frequentemente soltar gases ou soltar gases. Mas, você sabe exatamente como o peido pode acontecer? De onde veio o gás fedorento? O que faz nosso corpo peido?

Muitas vezes, quando os peidos emitem um odor e som desagradáveis, não é incomum que os peidos sejam inodoros e não façam barulho. Como pode haver peidos fedorentos e inodoros?

O que é um peido?

Peidar ou em linguagem médica chamado flatos é um processo biológico normal, ocorre regular e rotineiramente e é comum em todas as pessoas. Na verdade, às vezes, em pacientes que passam por cirurgia no sistema digestivo, o peido é a referência para a recuperação.

O peido geralmente ocorre várias vezes ao dia e é mais comum quando você ingere alimentos gasosos. Mas, em média, uma pessoa peida de 5 a 15 vezes por dia. Na verdade, algumas pessoas podem peidar mais de 40 vezes por dia. Essa condição é conhecida como peido excessivo. Normalmente, isso é causado por problemas no sistema digestivo.

Causa do peido

O gás liberado pelo peido é produzido a partir de várias coisas, incluindo o resultado do processo de digestão dos alimentos que ocorre. Aqui estão algumas das causas que fazem com que o corpo produza peidos.

1. Engole o ar ao redor

Quando você engole a comida e as bebidas que ingere, também está engolindo um pouco de ar inconscientemente. O oxigênio e o nitrogênio contidos no ar engolido serão absorvidos pelo corpo quando o ar estiver no intestino delgado. Então, o resto será descartado por ser considerado não mais necessário para o corpo. Normalmente, as pessoas ansiosas e estressadas 'engolem' mais ar, causando peidos mais frequentes.

2. Parte do processo digestivo normal

Quando o alimento é digerido no estômago, este produz ácido. Então, o pâncreas irá neutralizar o ácido do estômago novamente para que não fique muito ácido. Esse processo produz gás naturalmente (dióxido de carbono), que é então expelido pelo peido.

3. A atividade das bactérias intestinais

O intestino contém vários tipos de bactérias que desempenham um papel na digestão e absorção dos alimentos. Essas bactérias ajudam a fermentar alguns alimentos. O processo de fermentação que ocorre produz gás como produto final. Parte do gás será absorvido pelo sangue e fluirá para os pulmões, mas parte será expelida ao ser empurrada até o último trato gastrointestinal (ânus) através da forma de um peido.

4. Coma alimentos ricos em fibras

A fibra é uma substância muito boa para a saúde do sistema digestivo, mas consumir muita fibra pode aumentar a produção de gases no corpo. O intestino delgado não consegue se decompor e digerir facilmente as fibras que chegam, fazendo com que as bactérias intestinais trabalhem mais. Esse processo faz com que as bactérias intestinais produzam mais gás e o gás deve ser expelido porque causará inchaço.

5. Experimentando algumas condições médicas

Constipação, irritação do sistema digestivo, intolerância à lactose, infecções intestinais, absorção prejudicada de nutrientes no intestino delgado e cólicas podem fazer uma pessoa urinar com mais frequência.

6. Tomando algum remédio

Alguns tipos de medicamentos causam aumento de gases no corpo, como ibuprofeno, laxantes, medicamentos antifúngicos e anticoagulantes.

O que faz com que os peidos soem?

Às vezes há peidos que parecem pequenos, grandes ou até não fazem barulho. Esse som de peido é causado pelos músculos do intestino que tentam empurrar o gás para ser expelido pelos músculos do ânus. Esse forte desejo ocorre como resultado do acúmulo de muito gás nos intestinos. Portanto, o som de peidos pode realmente ser evitado com uma dieta adequada.

Então por que os peidos cheiram mal?

O cheiro dos peidos depende, na verdade, do que cada indivíduo come. Não raro os peidos não cheiram, embora ainda existam peidos que provocam odores desagradáveis. Na verdade, esse odor vem do processo de fermentação realizado pelas bactérias intestinais, e o odor que aparece depende do alimento digerido por essas bactérias. Alimentos que causam peidos com cheiro ruim incluem alho, cebola, alimentos picantes e cerveja.

Podemos reduzir o número de peidos em um dia?

Certamente pode. O segredo é comer alimentos saudáveis ​​e variados. Alimentos que são consumidos em grandes quantidades têm o potencial de produzir muito gás. Portanto, comer alimentos em porções adequadas é a saída. Você também deve evitar os seguintes tipos de alimentos para evitar peidos excessivos.

  • Leite,
  • Frutas, como maçãs, damascos e peras,
  • Alimentos que são muito ricos em fibras, como grãos inteiros,
  • Vários tipos de feijão, ou seja, soja, amendoim e feijão, e
  • Tipos de vegetais, como cenoura, repolho, berinjela, brócolis e couve-flor.